Uma das soluções mais usadas e procuradas por quem utiliza a suite de aplicações Microsoft Office, é o Outlook. Seja para a gestão de contas de emails, seja para associar contactos, seja para marcar, simplesmente, um evento num calendário, o Outlook é um dos produtos mais flexíveis e usados um pouco por todo o mundo.

Mas pelo facto de ser uma ferramenta que gera e lida com milhares de ficheiros dentro de um simples PST (ficheiro de arquivo gerado pelo aplicativo e que armazena toda a informação) pode, por vezes, ter alguns erros, seja por fatores externos, como uma simples quebra de energia, como um erro no próprio disco rígido onde é armazenado, podendo o ficheiro gerado ficar corrompido.

Quando isso acontece, o Microsoft Outlook, por vezes, consegue efetuar a sua reparação, porém existem casos mais complicados sendo que a sua recuperação só é possível recorrendo a aplicativos de terceiros como é o caso, por exemplo, do Outlook PST Repair da Remo.

De acordo com a informação prestada pela própria empresa, esta ferramenta permite reparar um arquivo PST corrompido, bem como recuperar dados armazenados nesses ficheiros PST, como e-mails, contactos, notas, lembretes, entre outras informações.

Perante estas promessas, decidimos experimentar o Remo Outlook PST Repair, e tentar recuperar, através deste aplicativo, o acesso a dados de um e-mail específico dentro de um ficheiro PST danificado, criado para o efeito.

Em primeiro lugar, e para efetuarmos este teste, navegámos até ao site da empresa, e descarregamos o Remo Outlook PST Repair. Após efetuarmos o download, executamos a sua instalação, bastando para isso seguir os passos apresentados e finalizando com a validação da licença de utilização.

 

Assim que o processo é concluído, a aplicação vai apresentar uma mensagem de erro caso o utilizador tenha o Microsoft Outlook aberta e em execução.  Uma situação perfeitamente compreensível se tivermos em conta que o software necessita de acesso aos ficheiros PST que, como referimos no início, são gerados pelo Microsoft Outlook.

Uma vez executada a aplicação, vamos escolher a tarefa que pretendemos realizar. No nosso caso concreto, optámos por escolher o ficheiro PST danificado para que consigamos perceber se a aplicação consegue realizar a tarefa. Assim, depois de escolhermos a localização exata onde está o ficheiro PST, temos de dizer também ao aplicativo para onde queremos que ele guarde o ficheiro recuperado bem como escolher o tipo de analise a efetuar ao ficheiro : Normal ou Smart (esta opção deve ser usada em situações em que o ficheiro esteja muito danificado.

Após isto, processo de analise inicia-se e não devemos estranhar se o aplicativo demorar muito tempo a realizar esta tarefa, visto que existem vários fatores que podem fazer com que o programa possa demorar mais ou menos tempo, como é o caso dos recursos do equipamento usado (memoria, processador, disco, etc) como a dimensão do ficheiro PST a analisar.

Uma vez finalizado o processo, é gerado um relatório onde será apresentado a sua estrutura, similar ao próprio Outlook, com as pastas de todos os items recuperados.

 

Esta aplicação faz parte de um rol de ferramentas da Remo Software onde se destaca igualmente o Remo Software Recuperação de Dados, uma aplicação que tem de ser ativada para poder recuperar os seus ficheiros de dados PST. Esta aplicação implica um pagamento semestral de 79,97 dólares para a versão simples da aplicação, ou 99,97€ semestral para ter acesso a uma conta Remo One Prime, que permitirá ter acesso às 33 ferramentas da Remo Software, ao serviço de assistência técnica, e a 100 GB de espaço para armazenamento na cloud.

E empresa disponibiliza um pequeno vídeo (de dois minutos, aproximadamente) onde explica como, em apenas três cliques, é possível recuperar os ficheiros danificados.

 

 

 

Classifique este item
(0 votos)
Ler 4455 vezes Modificado em Jul. 26, 2021
Top