A Bose é uma empresa conhecida como uma referência mundial no mundo do áudio digital pela qualidade sonora e de construção que os seus produtos apresentam. Esta empresa, em Portugal representada pela ABC, enviou para a redação da Wintech um exemplar para que pudéssemos analisar a sua coluna de som Bose SoundLink Mini.

Mas antes de avançamos para a análise propriamente dita a esta Bose SoundLink Mini, vamos apresentar esta empresa norte-americana. A Bose Corporation foi fundada em 1964 pelo Dr. Amar G. Bose, então professor de engenharia eletrotécnica no Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Enquanto estudante do MIT nos anos 50, o Dr. Bose decidiu adquirir um novo sistema estéreo, mas ficou desapontado ao descobrir que as colunas, apesar das suas impressionantes especificações técnicas, não conseguiam reproduzir o realismo de um concerto ao vivo. E assim nasceu a sua demanda na busca de uma melhor reprodução sonora. Depois de anos de inovações tecnológicas, a Bose está hoje presente não apenas nos lares dos melómanos mais exigentes mas também em grandes instalações, da Capela Sistina ao Teatro Nacional do Japão, do Space Shuttle da NASA até aos Jogos Olímpicos.

 

Na embalagem

Dentro da embalagem encontramos, como seria de esperar, a coluna Bose SoundLink Mini, uma pequena base de carregamento, carregador de bateria e os respetivos manuais de instruções.

 

youtube.com/watch?v=rsyel0ZHLlc

Primeira impressão

A primeira impressão que tivemos da coluna Bose SoundLInk Mini é que esta se apresenta com uma grande qualidade de construção, pois é concebida a partir de uma única peça de alumínio demonstrando uma robustez pouco usual neste segmento de mercado, para essa impressão também contribuiu o peso que a coluna possui, cerca de 670 gramas...

Em termos estéticos, e depois de já termos abordado aqui o material de construção, a coluna é composta, se assim podemos dizer, por duas faces onde estão localizadas os altifalantes. No topo da coluna temos seis botões : ON/OFF, MUTE, Volume Baixo, Volume Alto, Conexão Bluetooth e Ligação Auxiliar.

Na lateral direita encontramos duas ligações, uma para o carregador e outra para a entrada de som podendo ser ligado uma fonte externa como um MP3 ou telemóvel.

Na base existe um pequeno conector que faz a ligação entre a base de carregamento e a coluna e ainda uma pequena porta microUSB que permite realizar atualizações de firmware ao equipamento.

Deixamos agora uma pequena lista de características técnicas

  • Material de construção: Alumínio
  • Peso: 0,67 kg
  • Dimensões: 5,08 cm x 5,84 cm x 18,03 cm
  • Conectividade: Bluetooth, jack 3.5mm stereo
  • Controlos: On/Off, Silêncio, Volume, Bluetooth, Auxiliar
  • Memória de dispositivos bluetooth: máximo 6
  • Autonomia: até 7 horas
  • Capacidade da bateria: 2330 mAh

 

 {gallery.start}{gallery.end}


Experiência de utilização

Para realizar os nossos testes de som, e porque esta é uma coluna que pode ser usada sem fios, optámos por coloca-la um pouco afastada do nosso computador, e emparelhamo-la com o nosso PC.

A ligação / emparelhamento foi bastante simples, bastou ficar a carregar um pouco no botão de Bluetooth para que a coluna entrasse no modo de emparelhamento, depois no computador fizemos a pesquisa pelos equipamentos Bluetooth tendo, após da identificação, sido realizado e terminado o processo de emparelhamento. Uma nota para o facto de esta coluna possuir uma memória para emparelhar seis dispositivos distintos permitindo desta forma a realização rápida do processo de ligação.

Após a realização desta indispensável tarefa de ligação chegou a hora de colocar a coluna a tocar…

Nos testes que realizámos optámos por reproduzir alguns álbuns musicais, tendo os resultados desde logo surpreendido…Ou seja, a coluna apresenta uma qualidade sonora excecional e um volume de som que nunca tínhamos visto neste tipo de colunas, na maioria dos casos reproduzimos o som quase a sons mínimos, pois este apresentou-se mais que suficiente para garantir uma excelente qualidade sonora e um som muito acima do que é, por exemplo, reproduzido pelas colunas do nosso computador…

Em termos de autonomia, conseguimos ter uma reprodução contínua de cerca de sete horas, sendo que o processo de carga é relativamente rápido, ou seja, podemos carregar totalmente a bateria em três horas.

youtube.com/watch?v=H_4g5rnDOVk

Conclusão

Não há muito mais a dizer sobre esta coluna Bose SoundLink Mini. Ao longo da nossa análise já deixámos antever o que concluímos ao longo do tempo em tivemos em uso esta coluna da Bose. A SoundLink Mini apresenta-se como coluna de excelente qualidade seja ao nível da construção seja ao nível da qualidade sonora. O tempo de ligação apresenta-se bastante rápido, ficando ativa quase de imediato, fruto do seu sistema de armazenamento em memória dos dispositivos emparelhados.

Visto ser um produto de ligação sem fios, é possível controlar o som a partir de qualquer dispositivo móvel (desde que ligado por Bluetooth) desde o aumento ou redução do volume sendo por isso desnecessário um comando à distância.  

A possibilidade de podermos carregar a bateria (com uma autonomia de sete horas) dá liberdade o suficiente para a podermos levar para qualquer lado e fazermos uma autêntica festa. O carregador também é extremamente compacto podendo por isso também ser transportado facilmente na mala, por exemplo, do computador portátil.

Como é habitual, os produtos Bose não são propriamente baratos, no entanto neste caso podemos considerar que é um preço bastante interessante para aquilo que a coluna nos oferece em termos de qualidade de material e de som sendo que vale bem os 199,95€ de custo.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 5481 vezes Modificado em Dez. 28, 2014
Top