Menos de um ano depois da Team 17 nos ter trazido um inovador Worms Revolution, eis que a "saga" continua com o novíssimo Worms Clan Wars, agora em exclusivo para PC. Embora não receba por parte dos seus criadores qualquer cunho direto de sequela, a verdade é que este é um jogo que rapidamente se mostra como uma evolução de Revolution, com algumas (mas substanciais) alterações que tornam este título num jogo ainda mais dinâmico e viciante que o seu antecessor.

 

As já bem conhecidas minhocas guerreiras do mundo dos videojogos, que anteriormente receberam novas classes, mantêm-se com uma inalterada dinâmica em Clan Wars, podendo o jogador contar com quatro classes distintas de minhocas, e respetivas habilidades no decorrer de cada batalha. Contudo, os Soldiers, Scouts, Scientist e Heavys mostram-se desta vez mais discretamente, uma vez que não existe propriamente um enredo à volta das classes, como se verificava em Revolution, sendo as 4 classes um dado adquirido que o utilizador poderá explorar ao longo dos mais variados modos.

 

Mantendo a base gráfica do seu antecessor, numa jogabilidade bidimensional interativa, ou se preferirem, numa "falsa" tridimensionalidade, Worms Clan Wars apresenta-nos como verdadeiras inovações um modo história propriamente dito, em que as nossas batalhas deixam de ser "só" mais uma batalha, e, após uma prévia incursão de elementos aquáticos no cenário, podemos agora contar com objetos inteligentes, como switches, plataformas ou ainda elementos movíveis no cenário, que dão a Clan Wars toda uma nova dinâmica de interação com o terreno durante cada batalha, e em cada movimentação das nossas minhocas. Deste modo, Worms Clan Wars mostra-se não só como um melhoramento da sua série, mas também como um título que nos traz importantes inovações, prometendo assegurar horas de diversão em formato de guerra de minhocas.

 

Modos de Jogo

Começando pelo seu próprio título, o nome Clan Wars mostra-se verdadeiramente bem escolhido por parte da Team 17, uma vez que em boa parte explica aquilo que é este novo jogo da saga Worms. Por um lado, e pela primeira vez totalmente desenvolvido, o modo Online mostra-se como uma das grandes potencialidades de Clan Wars. Embora tivéssemos já assistido a uma certa tentativa de transportar a jogabilidade para um bom esquema de jogo em rede através de Revolution, é em Worms Clan Wars que tal se verifica completamente consciente e funcional, sendo cada vez mais uma parte integrante desta saga.


Por outro lado, um renovado e de certo modo inovador modo História apresenta-nos um enredo que gira em torno de um Museu de História Natural, em que as batalhas decorrem entre várias tribos aí presentes em "exposição". Ao longo deste modo, vamo-nos deparando com variadíssimos desafios, ao longo de ambientes extremamente interativos e repletos de objetivos que por momentos nos remetem para um jogo de plataformas, em que temos que saltar, trepar, esperar pelos momentos certos e ativar uma parafernália de interatividades do cenário para assim prosseguirmos na nossa busca pela Stone Carrot (Cenoura de Pedra), um artefacto mágico que poderá controlar todas as minhocas. Por outras palavras, o enredo que a Team 17 nos brinda (pela primeira vez nesta série), é algo de tão surreal como o próprio conceito de guerra entre adoráveis minhocas cor de rosa. Tendo como base um Museu de História Natural, uma minhoca maléfica decide controlar todas as minhocas à sua volta através de um artefacto mágico, a Stone Carrot. Para o impedirmos, o jogador, do lado do bem, terá de guiar uma equipa de minhocas através de 25 missões em 5 ambientes diferentes em busca de uma minhoca prodígio que consegue vencer a magia de tal artefacto e em busca da Stone Carrot propriamente dita. Embora pareça parco de sentido, este conceito de criar um enredo no modo "História" acaba por dar ao jogador um acréscimo de diversão e vontade de vencer cada batalha para assim prosseguir com a história, desta vez, narrada por Katherine Parkinson, que representa o papel de Tara Pinkleton, uma "personagem" viciada em recolher (ou mais propriamente roubar) artefactos.

Para além do modo História, e do modo Online, em que o jogador agora poderá criar verdadeiras equipas de minhocas e combater em conjunto, personalizando-as e dotando-as das mais poderosas armas e mecanismos, podemos também encontrar ainda em Worms Clan Wars os já conhecidos modos Versus, Deathamatch e Forts, sendo que o último grande destaque vai para um renovado modo de Missões, em que o jogador agora se depara com desafios contra-relógio, a fim de ganhar estrelas (até 3), e colocar os seus tempos online na Hall of Fame do jogo.

 

Jogabilidade

Toda a jogabilidade em Worms Clan Wars tem como base aquilo que foi apresentado pela Team 17 no anterior título desta saga, Worms Revolution, em que simplesmente foram efetuados alguns melhoramentos, principalmente no que diz respeito ao cenário e à interatividade do mesmo. As classes de soldados minhoca mantêm-se inalteradas, e os elementos aquáticos tendem a surgir cada vez com mais frequência, e num ambiente de jogo cada vez mais aproximado à dinâmica de Little Big Planet, Worms Clan Wars conta agora com elementos dinâmicos que podem ser movidos, mecanismos que podem ser ativados, ou ainda plataformas em constante movimento em que o jogador terá de esperar pelo momento certo para saltar, sob o risco de cair diretamente para uma mortal poça de água.

O armamento a que a Team 17 já nos habituou, com elementos como a Bazooka, Grenade, Shotgun, Baseball Bat, Firepunch, UZI, Mines, Dynamite, Air Strike ou Holy Bomb, receberam novas entradas, como uma arma de teletransporte ou de Telekinesis, que prometem todo um rol de novas interatividades com o nosso campo de batalha. Para os jogadores menos habituados a esta série, todos os controlos, armamento (o principal, pelo menos), e variantes de jogabilidade serão utilmente explicadas num tutorial inicial e ainda ao longo de todo o jogo (especialmente no modo História), para que quando chegarem as verdadeiras batalhas o jogador já conheça perfeitamente tudo o que tem à sua disposição em Worms Clan Wars.

 

youtube.com/watch?v=-tgvn8yGXg0

 

Gráficos

Worms Clan Wars baseia-se uma vês mais na dinâmica de combate bidimensional que fez desta série uma "receita" única no mundo dos videojogos. Tornando todo o cenário à sua volta de aparência tridimensional, o jogador terá acesso a cenários muito ricos, dotados de cor e com uma agradável surpresa gráfica durante as batalhas: a presença de transições dia/noite, em que o cenário vai mudando automaticamente (e de um modo constante) o seu ambiente entre dia e noite, afetando principalmente o fundo dinâmico de cada batalha. De resto, a receita de Worms Revolution manteve-se, e o jogador poderá contar sempre com um elevadíssimo componente de cor e efeitos especiais a cada batalha disputada.

{gallery.start}{gallery.end}

 

Som

A sonoridade de Worms Clan Wars volta uma vez mais a recair na sua imagem de marca: irreverentes minhocas dotadas das mais variadas linhas de fala, com vozes personalizáveis, e uma música de fundo em batalha leve e "simpática", num jogo que se quer sempre divertido. A componente narrativa de Clan Wars acaba por também beneficiar todo o enredo, como monólogos cómicos que proporcionam um acréscimo de diversão ao jogador.

 

Conclusão

Worms Clan Wars apresenta-se como uma evolução do seu antecessor, Worms Revolution, em que alguns pormenores revelam ter sido melhorados, desenvolvidos e potenciados, para assim se conseguir um título extremamente interativo, de pura diversão e com cada vez mais viciantes modos de jogo Online. Infelizmente, o enredo de 25 batalhas no modo História acaba por, ao fim de algumas horas, parecer demasiadamente curto, assim como as missões à disposição do jogador, contudo, a diversão está sempre assegurada, e cada batalha é verdadeiramente um acontecimento em torno de um cenário interativo como nunca antes visto nesta série, dotado de uma enorme potencialidade, numa série sempre focada para um abrangente público, graças a uma jogabilidade simples, direta e linear, idêntica à apresentada pela Team 17 desde as primeiras edições de Worms.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 3185 vezes Modificado em Set. 14, 2013
Top