A Kaspersky apresentou recentemente os seus últimos dados e desenvolvimentos em região ibérica na sua Conferência anual para os parceiros ibéricos. No decorrer da conferência, foram analisadas as principais ciberameaças para as empresas e os melhores parceiros de 2023 foram premiados.

Num cenário digital, em que as ciberameaças estão a evoluir e a aumentar de complexidade, as empresas estão cada vez mais conscientes da importância de proteger as suas informações e infraestruturas com um parceiro de cibersegurança de confiança. É o que comprovam os dados da Kaspersky, que já conta com 4.965 clientes B2B e 1.130 parceiros em Portugal e Espanha, além de ter aumentado as vendas em 11% em 2023. Não só isso, mas durante o primeiro trimestre de 2024 as vendas aumentaram 13% em comparação com 2023.

A Altice Labs acaba de ver reconhecida mais uma inovação tecnológica com a concessão de uma nova patente nacional. A patente foi atribuída pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) aos métodos de processamento de linguagem natural baseado em segmentos multimodelo.

Na prática, trata-se de uma invenção que, aplicada à plataforma de conversações inteligente BOTSchool – também ela desenvolvida pelo laboratório de inovação da Altice – lhe confere- a capacidade de processar linguagem natural (falada e escrita), interpretar o que está a ser transmitido e identificar intenções, de forma a escolher a melhor abordagem para cada caso de uso, e assim dar a resposta mais adequada ao pedido do utilizador.

O Grupo InPost, líder em entregas não domiciliárias na Europa, acaba de atingir os 10.000 Ponto Pack e Lockers em Espanha e Portugal, tornando a Península Ibérica um dos mercados mais importantes na estratégia de crescimento e expansão deste modelo de entrega de compras online, considerado mais eficiente e sustentável. Este número faz da InPost a detentora da maior rede de pontos próprios em Espanha e Portugal.

Os ciberataques tornaram-se uma ameaça real para a estabilidade financeira dos países. O setor bancário consolidou-se como um dos principais alvos dos cibercriminosos, devido ao elevado potencial para obter grandes lucros. Assim, durante 2023, verificou-se um aumento de 53% nos ciberataques de ransomware ao setor bancário, em comparação com 2022. Estes dados são revelados pela S21sec, uma das principais fornecedoras de serviços de cibersegurança na Europa, adquirida pelo Thales Group em 2022, no seu Threat Landscape Report, que analisa a evolução dos ciberataques a nível global.

Os ataques de phishing estão entre as táticas mais utilizadas pelos cibercriminosos contra as empresas. Estes esquemas procuram enganar os colaboradores para que estes revelem informações sensíveis, tais como credenciais de início de sessão ou dados financeiros através de fontes aparentemente legítimas. Embora os ataques de phishing assumam muitas formas, visam frequentemente os sistemas de email das empresas devido à riqueza de informações valiosas que contêm. Para ajudar as empresas a reforçar as suas defesas contra potenciais violações, a Kaspersky revela a anatomia de um ataque de phishing.

À medida que as organizações desenvolvem e implementam mais aplicações na cloud, a segurança torna-se mais complicada. Muitas organizações estão a adotar uma estratégia híbrida ou multi-cloud, o que tem aumentado a superfície de ataque e a complexidade. As equipas de segurança enfrentam frequentemente dificuldades em gerir e proteger os vários workloads e ambientes na cloud, tanto privados, como públicos. E mesmo que a adoção da multi-cloud tenha muitos benefícios, lidar com múltiplas ferramentas adiciona complexidade à gestão, tornando difícil ou impossível aplicar políticas de segurança consistentes em todos os ambientes cloud. Além disso, o nível de complexidade de segurança aumenta ao longo do tempo, à medida que as organizações continuam a adicionar serviços na cloud, o que leva a ainda mais desafios de gestão e custos.

O email é uma das principais inovações tecnológicas que revolucionou a forma como entendemos o mundo, bem como reconfigurou o modelo de negócio. Desde a sua invenção, em 1965, a evolução deste meio de comunicação tem sido inovadora e, segundo dados da Statista, já existiam mais de 4,260 mil milhões de utilizadores que utilizavam o email em 2022, sendo que o número de emails enviados nessa mesma data ascendia a 330 mil milhões, com uma previsão de crescimento de 17,8% até 2026. No entanto, a elevada utilização desta tecnologia tornou-a também numa das mais vulneráveis: segundo a Techopedia, ocorrem diariamente mais de 3,4 mil milhões de emails de phishing, sendo estes ataques responsáveis por 90% das violações de dados.

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