O Grupo InPost superou mais uma vez o seu desempenho durante a época alta, movimentando um total de 322,1 milhões de encomendas no quarto trimestre de 2024, o que representa um aumento de 20% em relação ao ano anterior. No seu dia de pico mais movimentado, o Grupo processou quase 14 milhões de encomendas na Europa.
O sucesso do último trimestre foi possível graças a vários marcos nos países que compõem a rede InPost na Europa.
A inteligência artificial (IA) está a impactar cada vez mais setores, negócios e atividades do dia a dia graças à sua crescente capacidade de automatizar processos, melhorar a eficiência e acelerar o desenvolvimento de realidades essenciais para o funcionamento de empresas e sistemas.
Neste âmbito, a InPost, empresa tecnológica especializada em entregas não-domiciliárias, está a utilizar a inteligência artificial para conceber rotas de entrega automatizadas para o setor logístico, tendo em conta múltiplos parâmetros que combina e ajusta para obter as rotas mais curtas, eficientes e sustentáveis possíveis.
Em Portugal, mais de metade dos inquiridos (52%) utilizam ferramentas de Inteligência Artificial (IA) pelo menos uma vez por mês, um aumento de 9 pp. em comparação com o ano passado, com 31% a afirmar utilizá-la mais do que uma vez por semana (+8 pp. vs. 2023), segundo o estudo “Consumer Sentiment Survey 2024”, realizado pela Boston Consulting Group (BCG). A proporção de portugueses que utiliza IA pelo menos uma vez por mês aumenta para 64% em adultos entre os 18 e os 24 anos e decresce para 29% em adultos com mais de 64 anos.
Uma feira, um congresso, um seminário ou a apresentação pública de um produto ou serviço, são excelentes ocasiões para, entre outras coisas, captar investimento, estabelecer parcerias frutuosas com parceiros de negócios ou chamar a atenção dos consumidores para a sua marca.
Estes fatores são cruciais para que, de acordo com um estudo da norte-americana Bizzabo, 85% dos gestores e CEOs considerem os eventos empresariais elementos fundamentais para o sucesso das suas empresas, ao passo que, para 95%, este tipo de encontro de âmbito profissional tem um impacto profundo no cumprimento das metas que o negócio se propõe alcançar.
A InPost, empresa tecnológica especializada em entregas não domiciliárias, abre novos fluxos de entrega na Europa, permitindo que tanto o comércio eletrónico como os clientes particulares enviem e recebam encomendas à escala internacional. Esta iniciativa não podia ser mais oportuna, uma vez que os utilizadores residentes em Portugal podem agora enviar as suas encomendas para Itália e Polónia, ficando mais perto dos seus entes queridos durante a época natalícia.
No caso de Portugal, já havia ligações com França, Espanha, Bélgica, Luxemburgo e Países Baixos. A grande novidade é a extensão do serviço de entregas à Itália e à Polónia. A partir de agora, qualquer pessoa poderá enviar produtos, presentes e encomendas a amigos e familiares através da rede InPost.
A Vodafone anuncia o Open Innovation Program 2.0, uma nova vaga da iniciativa que desafia startups e PME a desenvolver soluções inovadoras para utilização em ambiente 5G e em tecnologias de última geração.
Este é mais um programa de inovação Vodafone, que disponibiliza os recursos do Vodafone Boost Lab para testar e implementar as melhores soluções tecnológicas. Decorre de fevereiro a junho de 2025 e é uma oportunidade para desenvolver e validar soluções num ambiente tecnológico de ponta.
O grupo InPost, líder europeu em entregas não domiciliárias, anunciou hoje que tem já 10 Lockers (cacifos inteligentes) instalados no distrito de Aveiro, num total de 532 compartimentos para receção de encomendas.
A instalação de Lockers da empresa começou dos distritos de Lisboa, Porto e Setúbal, uma área que serve mais de 5 milhões de pessoas. Com o avanço do programa de expansão destes equipamentos para o distrito de Aveiro, a InPost pretende dotar a sua já extensa rede de entregas não domiciliárias de mais opções na zona centro-norte do país.