Apesar da maioria de nós gostar de relaxar durante o Verão, a segurança informática é uma área na qual se deverá manter alerta. Lembre-se que os ciber-criminosos não tiram férias. O período de Verão leva a que as pessoas utilizem mais os computadores em actividades orientadas para o lazer do que durante o resto do ano. A utilização de serviços como chats, jogos online, downloads de software ou lojas online aumentam devido à maior disponibilidade de tempo livre por parte dos utilizadores. As crianças também passam mais tempo em frente ao computador durante o Verão. Os ciber-criminosos, no entanto, tentam tirar partido de tudo isto para atingir novas vítimas.

A Panda fornece uma série de recomendações para o ajudar a manter o seu computador protegido durante o Verão:

- Preste especial atenção ao seu e-mail, já que este é um canal frequentemente utilizado para propagar ameaças, ataques de phishing e outros esquemas distribuídos através de spam. Típicamente nesta altura do ano surgem ondas de spam com ofertas de férias a preços irreais. Estas mensagens solicitam aos utilizadores dados confidenciais ou a transferência de informação que na realidade se trata de um ficheiro infectado. Como tal, nunca é demais alertar para que ignore todos os e-mails provenientes de remetentes desconhecidos.

 

- Instale sempre as correcções de segurança mais recentes para as suas aplicações. Os ciber-criminosos lançam frequentemente ataques que exploram falhas de segurança nos programas mais utilizados. Os fabricantes estão constantemente a desenvolver e disponibilizar correcções de segurança para resolver os problemas detectados. Se a sua aplicação não o notificar de que existem actualizações disponíveis, deverá aceder regularmente à página oficial do produto e verificar se existem correcções a serem instaladas. É aconselhável actualizar as aplicações no seu computador antes de viajar e após voltar de viagem.

- Não transfira programas de sites da Internet duvidosos, visto que poderão estar infectados. Durante o Verão há também tendência para um aumento no número de downloads em geral. Logo é importante ter cuidados especiais com o que transfere da Internet. Em particular, deverá analisar todos os downloads antes de os executar, já que muito malware é distribuído disfarçado de ficheiros como filmes, séries, etc. de forma a enganar os utilizadores.

- Tenha o máximo cuidado com a informação que publica em redes sociais. Certifique-se que não publica detalhes como o dia em que vai de férias, especialmente se detalhes como a sua morada estiverem disponíveis na mesma rede social.

- Deixe o seu router desligado. Isto impedirá que outros utilizadores se liguem à sua rede durante a sua ausência, possivelmente com objectivos maliciosos. Por exemplo, alguém poderá ligar-se à sua rede e transferir código malicioso que se poderá manter na rede até que inicie o seu computador e consequentemente se infecte.

- Tome precauções se utilizar computadores partilhados. Muitos utilizadores frequentam ciber-cafés durante as férias para ler e-mails, conversar com amigos, consultar as páginas pessoais nas redes sociais, etc. Neste caso, deverá tomar algumas precauções. Primeiro, não active qualquer opção que guarde passwords no computador local ao aceder a contas a partir de computadores públicos. Caso contrário, isso permitirá ao utilizador seguinte aceder a qualquer uma das suas contas. Além disso, certifique-se que o computador que utiliza não está infectado. Ao primeiro sinal suspeito (pop-ups, funcionamento irregular…), pare de utilizar o computador. Para finalizar, nunca utilize computadores partilhados para transferências bancárias.

- Utilize programas de controlo parental. Durante as férias de Verão, sem dúvida que as crianças utilizarão o computador muito mais do que o habitual. É por isso que se torna mais importante do que nunca instruí-los sobre como utilizarem a Internet de forma segura. É aconselhável definir um horário para a utilização da Internet, vigiando-os enquanto navegam e impedindo-os de acederem a determinadas páginas ou conteúdos que podem ser inapropriados para eles. Dado que os pais nem sempre estarão por perto para monitorizar a sua utilização da Web, é recomendado instalar um programa de controlo parental, uma ferramenta que o ajudará a definir que páginas Web os seus filhos podem consultar, e quais as que não podem, etc.

- Certifique-se que o seu computador possui instalada uma solução antivírus activa e actualizada. Existem programas antivirus gratuítos disponíveis na Web que lhe permitem identificar determinados tipos de ameaças, como o Panda Cloud Antivirus, que poderá transferir em http://www.cloudantivirus.com .
{mosgoogle}
Classifique este item
(0 votos)
Ler 1481 vezes Modificado em Abr. 12, 2013
Top