Por vezes temos necessidade de reiniciar o Explorer.exe quando o sistema operativo bloqueia ou mesmo quando queremos testar uma alteração feita no regedit. Normalmente recorremos ao método Terminar Tarefa no Gestor de Tarefas, mas este método apenas “mata” o processo e não o termina de forma permanente.

Se estivermos a usar o Windows XP e quisermos abrir uma consola de DOS sem nenhumas variáveis definidas, fazemos o seguinte: CTRL + SHIFT + ESC – Ficheiro + Nova Tarefa – Executar - CMD.
Esta combinação de teclas abrirá uma consola de DOS apenas com o essencial. Este procedimento é muito útil quando enceramos o Explorer.exe e necessitamos de o reiniciar.

Se queremos encerrar de forma permanente o Explorer sem ter que automaticamente reiniciar o pc: Menu Iniciar - Desligar - CTRL + ALT + SHIFT + CANCEL. 

No Windows Vista

Muito embora o método atrás descrito, (que originalmente foi desenvolvido para o Windows XP) funcione para o Menu Iniciar Clássico do Windows Vista, nem todos os utilizadores usam este tipo de interface. Vou mostrar então como parar o Explorer.exe de forma permanente no Windows Vista que tenha o interface que instala por defeito. Este método usa uma opção oculta no interface gráfico do Vista.

Esta opção torna-se visível da seguinte forma:
Clicamos no botão Iniciar, pressionamos em simultâneo as teclas CTRL e SHIFT, sem largar as teclas pressionadas clicamos com o botão direito do rato numa área em branco do Menu Iniciar. Irá aparecer um menu com duas opções designadas “Sair do Explorador” e “Propriedades”.
 

Este menu poderá também ficar visível se pressionarmos as mesmas teclas e clicarmos em simultâneo no botão Power, com o click direito do rato.

Depois de seleccionarmos o comando Sair do Explorador, shell do Windows (Menu Iniciar, Barra de Tarefas e Ambiente de Trabalho) irá encerrar, no entanto, todas as outras aplicações abertas como por exemplo o Internet Explorer ou mesmo o Word, continuaram a ser executadas.

Para executarem novamente o Explorer, terão que o fazer manualmente, para isso teremos que executar o Gestor de Tarefas.

Usando a sequência de teclas CTRL + SHIFT + ESC, faremos com que o Gestor de Tarefas seja iniciado. Depois vamos a Ficheiro – Nova Tarefa – Executar, escrevemos Explorer.exe e clicamos OK.
 




Para quem for um utilizador frequente do teclado:

Para iniciar o Menu oculto, usando o teclado, usamos a seguinte combinação de teclas:

CTRL + ESC para abrir o Menu Iniciar.
Seta da Direita para seleccionarmos o botão Power.
 
Manter pressionadas as teclas CTRL e SHIFT e pressionar a tecla Aplicação         

Esta combinação irá mostrar o menu oculto que contem a opção “Sair do Explorador”.

Clicamos na tecla X do nosso teclado para executar o comando.

Sequência de Teclas – Opção 1: CTRL + ESC + Seta Direita [CTRL + SHIFT] + Tecla Aplicação + X
Sequência de Teclas – Opção 2: CTRL + ESC + Seta Direita [CTRL + SHIFT] + F10 + X

Dou por terminado mais um pequeno guia que junta opções que por vezes desconhece-mos que estão disponíveis nos Sistemas Operativos, tais como a opção oculta “Sair do Explorador” e também como interagir mais com o teclado no nosso computador.

 Forum : Reiniciar o Explorer de Forma Eficiente
{mosgoogle}
Classifique este item
(0 votos)
Ler 10026 vezes
Top