Qualquer pessoa que possua um portátil ou um Tablet PC, sabe que é ao fim do dia que aumenta a sua preocupação em relação à carga restante na sua bateria. Alguns utilizadores optam por adquirir mais baterias, enquanto outros, que já têm mais do que uma, tentam "espremê-las" ao máximo de todos os minutos que lhes restam. Uma àrea que muitos utilizadores deste tipo de equipamento se esquecem é de olhar ao software que está a ser executado em background. Software esse que nada mais faz do que consumir energia e fazer com que o seu portátil trabalhe muito mais do que é necessário. Vamos então explicar como obter melhor rendimento da energia contida numa bateria de portátil

A maioria das instruções dadas neste guia têm como referência portáteis com o Windows Vista, mas poderão ser utilizadas também no Windows XP
MANTER O PROCESSADOR A UM RITMO NORMAL

A maioria dos portáteis oferece a possibilidade de regular a energia consumida. Pode fazer modificações através do Painel de Controlo -> Opções de Energia. Pode clicar no icon da bateria que aparece na àrea de notificação (canto inferior direito) e verificar se tem selecionado o perfil Equilibrado ou Poupança de Energia. Ter selecionado o perfil de Alto Desempenho é bom se tivermos a jogar ou a editar video, mas faz com que o processador trabalhe mais do que é normal e em consequência irá consumir mais energia e aquecer mais.


DESLIGAR AS ONDAS RADIO

Verifique todos os dispositivos wireless (bluetooth, placa wireless, infra-vermelhos...) e desligue-os se não estiver a fazer uso deles. Estes dispositivos consomem energia que lhe poderá vir a ser útil mais tarde.

MUDE OS SEUS HÁBITOS DE VISUALIZAÇÃO

Uma das coisas que consomem mais energia nos portáteis, é a luz de rectaguarda do ecrã e quanto maior for este, mais energia irá consumir. Poderá parecer todo bonito e brilhante, mas estará a comprometer a perfomance da sua bateria se o nível de luminosidade de rectaguarda do ecrã estiver ajustada para um nível elevado. Comece por ajustar esta luminosidade para o valor mais baixo possivel, depois comece a aumentar até encontrar o ponto mais baixo que se ajusta a si. Isto irá depender do local onde se encontra. Por exemplo, no seu escritório de dia poderá ser um valor mais alto, mas à noite e em casa será de certeza um valor mais baixo.

NÃO SE DEIXE CAIR EM TENTAÇÃO POR FILMES

Tente evitar ao máximo a utilização da drive CD/DVD enquanto estiver a usar a bateria do portátil. As drives ópticas são também uma fonte de enorme consumo de energia quando estão a ser utilizadas. Além disso o trabalho do seu processador irá ser maior, pois irá ter que descodificar todo o áudio e video. Por vezes chega a ser o dispositivo que mais está a consumir nesse momento, 30%. Se tiver que ver videos, faça-o através da internet e não pela drive óptica.
 
DESLIGUE UTILITÁRIOS QUE ESTÃO LIGADOS EM BACKGROUND

Assim que saiem das caixas a maioria dos portáteis já trazem processos que estão a ser executados em background. Na sua maioria só servem para aumentar o trabalho do processador e consumir energia.

Actualizações Automáticas: São importantes de serem executadas mas deve ser opcional o momento. É preferivel  actualizar o sitema quando não está dependente da bateria ou está ligado à corrente eléctrica. Para desactivar esta actividade vá ao Painel de Controlo e clique em Windows Update. Na próxima janela clique em Alterar Definições, à esquerda. De seguida altere para Nunca Procurar Actualizações.


Windows Indexing: Este processo ajuda a reduzir os tempos de procura quando queremos encontrar determinado ficheiro no disco rigído, mas irá causar muit consumo de energia em todo o processo. Para o desactivar vá ao Meu Computador e clique com o botão diretito do rato no seu disco rigido e de seguida escolha a opção Propriedades. Na janela que surgir, no separador Geral, retire o visto de Indexar Esta Unidade Para Procura Mais Rápida. Depois é só clicar em OK e permitir o comando. Poderá demorar algum tempo dependente dos dados armazenados no disco rigido.


Software Anti-Vírus: São grandes consumidores de energia, mas também salva-vidas. Depende do tipo de sites que se visita e do tipo de ficheiros que encontra. Para utilizadores conscienciosos e que tenham a certeza do tipo de ficheiros com os quais trabalham numa base diária, desactivar o anti-vírus é sem dúvida um enorme benefício para o aumento da perfomance da bateria. Ter o anti-vírus ligado e este começar a verificar ficheiros em background e/ou a realizar as suas próprias actualizações, é sem dúvida um factor que irá consumir bastante energia da sua bateria.
Mas atenção, desactivar o anti-vírus, colocará o seu sistema em risco e deve ser feito à sua descrição. Se no seu passado já teve problemas de vírus, não siga esta sugestão.

O próximo passo deste guia irá utilizar o Programador de Tarefas e desactivar alguns serviços que o seu computador utiliza várias vezes enquanto o está a utilizar. O Programador de Tarefas pode aceder-se clicando em Iniciar -> Todos Programas -> Acessórios -> Ferramentas do Sistema -> Programador de Tarefas.


Na lista das tarefas activas, os items seguintes são os que causam actividade desnecessária em background. Para desactivá-los, clique duas vezes no item selecionado, aparecerá outra janela que não é mais do que uma lista mais detalhada da actividade do item. Tudo o que precisa fazer agora é clicar com o botão dioreito do rato em cima do item e escolher a opção desactivar para que de futuro não o apoquente mais.

Consolidator: É executado em background para o Programa de Melhoramento da Experiência do Cliente do Windows.

ScheduledDefrag: Desfragmenta o seu disco rigído e ao mesmo tempo consome bastante energia. É preferivel executar esta tarefa ao seu critério, de preferência quando estamos com o portátil ligado à corrente eléctrica.

FAÇA AGORA VOCÊ MESMO ALGUMA LIMPEZAS

Ter diversos programas a inicializarem-se com o windows e a serem executados em background sem necessidade reduz bastante a perfomance do sistema e o tempo de vida da bateria. Se estava a utilizar determinada aplicação que já não necessita, etão desligue-a em vez de a minimizar. Tenha atenção que certos programas vão para a área de notificação quando clica no X. Estes são facilmente desligados quando clicamos no sei icon com o botão do rato e escolhemos a opção Sair ou Exit.

CONCLUSÃO

Ao seguir este guia e tendo conciência do software que utiliza no seu portátil, poderá prolongar a vida da sua bateria e assim ter mais um tempo extra para quando mais precisa. Mesmo não aumentando o tempo de vida da bateria, alguns destes ajustes ajudam a aumentar a perfomance do sitema passando o mesmo a obter melhores tempos de resposta.
Pensem como se fosse você mesmo o computador. Se tivesse mais tarefas para executar de uma só vez, tinha que se esforçar mais, gastaria mais energia e iria acabar esgotado mais depressa. Enquanto se pudesse trabalhar ao seu próprio ritmo, com uma tarefa de cada vez, iria conseguir poupar energia para continuar a trabalhar mais tempo.

{mosgoogle}
Classifique este item
(0 votos)
Ler 12867 vezes
Top