No passado mês de novembro, chegou às lojas Dragon Age: Inquisition, o mais recente capítulo na premiada série RPG da BioWare.

Disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 3, Xbox One e XBox 360, Dragon Age: Inquisition transporta-nos para o expansivo e belo mundo de Thedas, que está a ser dilacerado por uma enorme e misteriosa brecha no céu. Assumindo o papel de inquisidor, vamos liderar uma equipa de heróis lendários para descobrir a verdade por trás da devastação iminente.


Esta nova aventura conta uma história sem igual ambientada num cenário vasto e mutável, onde podemos explorar cavernas ocultas, derrotar criaturas monumentais e moldar o mundo à sua volta segundo a sua própria forma de de jogar.


Primeiros passos...

Dragon Age: Inquisition é um jogo que nos começa a cativar desde o primeiro contacto com o menu inicial. Este menu, animado pela marcha de soldados da Inquisição e Magos, oferece-nos uma primeira amostra da banda sonora que vamos poder desfrutar ao longo do jogo, com um tema digno de um filme épico que vale a pena ouvir do inicio ao fim.

Antes de iniciarmos a nossa emocionante e longa aventura, temos a oportunidade de criar o personagem que assume o papel de herói principal de Dragon Age: inquisition. Podemos escolher o sexo do personagem, uma de quatro raças (Humano, Elfo, Anão e Qunari), uma de cinco classes, e finalmente o nível de dificuldade, que vai desde "Casual" a "Nightmare". Feitas as escolhas, é apresentado o resumo dos atributos do personagem.

De seguida, vamos personalizar as caraterísticas físicas do personagem. Este é um recurso que está bastante completo, pois é possível mudar quase tudo no personagem. Desde o estilo e cor do cabelo e olhos, o formato e tamanho da cara, e até mesmo a voz do personagem, ainda que apenas existam 2 vozes para escolher, são muitas as opções que temos ao nosso dispor para criar o personagem que desejamos.

youtube.com/watch?v=nZilJMncZ6g

Criado o personagem, segue-se um vídeo que nos apresenta um evento misterioso, que teremos a oportunidade de entender após algumas horas de jogo e a conclusão de várias missões. O vídeo leva ainda o nosso personagem até ao ponto de partida da sua aventura, possuindo um poder único que é, para ele, desconhecido nesse momento - uma "âncora" que tem poder de fechar "brechas" criadas por um personagem conhecido como The Elder One.

Após o primeiro contacto com alguns dos heróis que se vão juntar ao nosso personagem ao longo da sua aventura, iniciamos uma primeira missão que é uma espécie de prólogo. Nesta missão, temos a oportunidade de conhecer as mecânicas do jogo, a forma como cada um dos personagens se movimenta e combate, de eliminar os primeiros inimigos do jogo e de fechar algumas "brechas". O prólogo não apresenta uma dificuldade muito elevada, à exceção de um "Prime Demon" que temos de enfrentar no final.

Não nos vamos alongar muito mais em relação ao que acontece depois do prólogo, até porque a história desenrola-se com base nas nossas decisões, e não existe propriamente uma linha a seguir. Somos nós que escolhemos qual a próxima zona a visitar, qual a missão que queremos concluir a seguir, e quais os personagens que queremos como aliados. Dragon Age: inquisition é um jogo bastante vasto, com um mundo aberto que pode ser livremente explorado, e que nos dá o poder de criar e dirigir a nossa experiência.


{gallery.start}{gallery.end}


Jogabilidade

A mecânica de jogo de Dragon Age: Inquisition não foge muito ao que é típico nos RPG's da atual geração. Basicamente, controlamos um grupo de 4 personagens de diferentes raças e classes, e o objetivo é realizar tarefas e concluir missões para progredir no jogo. À medida que os personagens que controlamos no jogo sobem de nível, é possível atribuir-lhe uma nova habilidade especial, incluindo ataques a magias mais poderosas. Ao longo do jogo, podemos recolher vários recursos, incluindo plantas e minério, que servem para criar equipamento e poções, bem como objetos mais valiosos que vamos encontrar em baús, caixas e bolsas deixadas pelos inimigos quando os eliminamos.

Mas esta é apenas uma pequena parte do jogo, pois existem outras mecânicas e aspetos que influenciam a nossa progressão no jogo. Um dos elementos que mais importância assume em Dragon Age: Inquisition é o sistema de diálogos, pois é através dele que muitas decisões são tomadas, incluindo o destino de vários personagens e da própria Inquisição. Através dos diálogos vamos recrutar ou afastar agentes e aliados, julgar personagens, desvendar mistérios, desbloquear localizações e até despertar o amor.

youtube.com/watch?v=m8EP7SzQw2Y

As missões são às centenas (ou talvez milhares). Enquanto que algumas estão relacionadas com a história do jogo e a luta entre a Inquisição e as forças demoníacas lideradas por Corypheus, outras servem unicamente para encontrar objetos valiosos ou combater inimigos mais poderosos, incluindo dragões. A maioria das missões secundárias são desbloqueadas através do diálogo com outros personagens ou através de documentos que vamos encontrado pelo mundo do jogo. Quando concluímos as missões e outras tarefas, ganhamos poder e influência, que são essenciais para desbloquear novas áreas e convencer outros personagens a juntarem-se à nossa causa. Existem também pequenas tarefas, conhecidas como "Requisições", onde temos de reunir um determinado conjunto de recursos para melhorar o quartel general da Inquisição ou atender a vários pedidos, e ainda a pesquisa de criaturas que nos oferece alguma vantagem quando lutamos contra essas mesmas criaturas.

Outro elemento bastante importante é o sistema de combate, que em Dragon Age: Inquisition acaba por ser muito simples. Em cada combate podemos controlar aleatoriamente cada um dos quatro personagens que escolhemos, sendo que, para além das suas armas, cada um possui os seus próprios atributos e habilidades especiais que demoram algum tempo a recarregar. Quando controlamos o personagem a gestão das habilidades e consumo de recursos, como a poção que recupera a saúde, é feita por nós, mas quando eles estão por sua conta, são eles que fazem a sua própria gestão baseado-se em comportamentos que também podemos alterar. É possível definir, por exemplo, uma atitude mais ofensiva ou defensiva, ou a reserva de poções e "mana" que o personagens devem manter. Em cada combate podemos ainda dar ordens, como manter a posição, atacar determinado inimigo ou dispersar.

youtube.com/watch?v=oYZw98f58Xo

Os personagens que nos acompanham em cada missão, bem como o conjunto de habilidades especiais que possuem, devem ser escolhidos com algum critério, pois os atributos de cada um deles pode ser importante para desbloquear caminhos e derrotar vários inimigos... e Dragon Age: Inquisition tem os inimigos mais desafiantes de toda a série!

O movimento dos personagens é, quanto a nós, o aspeto menos positivo da jogabilidade de Dragon Age: Inquisition, especialmente a questão do salto. Saltar de um ponto para o outro é um verdadeiro desafio neste jogo, pois é com enorme facilidade que caímos ou falhamos o ponto de aterragem, o que causa uma enorme frustração em inúmeras ocasiões.

A navegação no mapa é auxiliada por um radar/bússola que nos mostra para que lado é o norte e que nos mostra o vários pontos de interesse que existem nas redondezas. A maioria dos mapas são enormes e repletos de segredos para desvendar e, muitas vezes, temos de percorrer grandes distâncias para chegar ao local desejado. Felizmente, em certas zonas podemos montar acampamentos, que nos dão a possibilidade de viajar instantaneamente para eles a partir de qualquer ponto do mapa. Através do mapa podemos em qualquer altura viajar para outra zona ou para a base da Inquisição.

Já aqui referimos que existem vários recursos que podemos recolher e segredos que podemos desvendar enquanto exploramos cada uma das zonas do jogo. Para nos auxiliar nessa missão, existe um botão que ativa uma busca mais minuciosa e que destaca os objetos importantes que existem à nossa volta. Para além de plantas, minério, e escadas ou porta que podemos usar, esta busca desvenda objetos que não são visiveis, como por exemplo documentos importantes.

youtube.com/watch?v=IYAECehIuKY

No que aos recursos diz respeito, embora não sejam completamente essenciais, só com eles podemos criar, em locais próprios, armas, armaduras, upgrades, poções, elixires, etc. Mas para criar equipamento não bastam os recursos, são também necessário esquemas que vamos encontrando em baús, bolsas deixada pelos inimigos ou em bancadas de comerciantes. Cada objeto tem o seu próprio esquema, e a raridade dos recursos utilizados define a qualidade do objeto. Em algumas armas e armaduras, é possível utilizar itens raros que aumentam o seu poder ou adicionam capacidades especiais. Já nos upgrades, é possível adicionar runas a algumas armas. As runas são bastante raras no jogo, mas possuem atributos únicos. Pelo contrário, os recursos básicos existem em abundância e regeneram-se ao fim de algum tempo.

Para além da campanha principal, Dragon Age: Inquisition inclui um componente online multiplayer co-op, onde nós e outros três jogadores podemos explorar uma das três áreas temáticas. Os mapas são gerados aleatoriamente e apresentam uma grande diversidade de inimigos.

youtube.com/watch?v=Rpx3wuj6XMg

Gráficos e som

Utilizando o poder do motor de jogo Frostbite 3, da DICE, Dragon Age: Inquisition apresenta uma fidelidade visual fenomenal. Para além da enorme beleza de Thedas, o mundo do jogo, cada ambiente é "polvilhado" com uma enorme quantidade de elementos, que vão desde uma fauna e flora única em cada região, a elementos arquitetónicos que parecem autênticas obras de arte.

A diversidade de ambientes ajuda a dar vida a Thedas e a tornar cada momento único. Depois de uma visita à elegante cidade de Val Royeaux, nada como viajar até à escura e arrepiante área pantanosa de Fallow Mire, não sem antes passar pelos desertos de The Western Approach. Cada local é um espetáculo à parte. A qualidade visual extende-se aos personagens, que apresentam faces, trages e equipamento recriado com grande fidelidade.

youtube.com/watch?v=GplE8IuJB6Y

Para ter gráficos e um estilo artístico com tamanha beleza, existe um pequeno preço a ser pago sob a forma de tempo de carregamento. O carregamento de uma área pode demorar longos segundos, mas como a explorar cada recanto de cada uma delas pode demorar várias horas, os tempos de carregamento são uma minúscula pequena parte da experiência.

Como já referimos no inicio da análise, Dragon Age: Inquisition apresenta uma banda sonora digna de um verdadeiro épico do cinema. Com temas distintos que se ajustam a cada fase do jogo, a banda sonora ajuda a tornar toda a experiência ainda mais envolvente. No entanto, há momentos em que pouco acontece, mas o silêncio é rapidamente rompido por diálogos divertidos, ou nem por isso, dos personagens que nos acompanham.

youtube.com/watch?v=7SREM6E4Fvs

Conclusão

Dragon Age: Inquisition é daqueles jogos que nos deixa de olhos colados ao monitor durante horas a fio, sem que demos pelo tempo passar. A forma como a história é contada, a diversidade das missões, e a curiosidade de querer saber o que vem a seguir, cria em nós um sentimento que poucos jogos conseguem despertar.

Com gráficos fenomenais, uma banda sonora épica e um mundo vasto repleto de desafios e mistérios por desvendar, Dragon Age: Inquisition é um jogo obrigatório para qualquer fã de RPG's ou simplesmente para quem gosta de uma boa história que envolve ação, fantasia, conspiração, amor e mistério, mas que é contada da forma que nós escolhemos.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 4106 vezes Modificado em Dez. 25, 2014
Top