O mercado português de smartphones tem vindo a ganhar notoriedade em particular pelo facto de os Portugueses serem vistos pelas diferentes marcas como verdadeiros amantes das novidades e de serem reais “early adopters” quando se trata de inovação e tecnologia.

 

Provavelmente por perceber essas características do povo português, a ZTE promete ao longo de 2016 apostar forte no nosso mercado de smartphones livres e um dos primeiros modelos que fez chegar ao mercado nacional é o ZTE Axon Mini. Ao longo de vários dias usámos este equipamento da empresa asiática sendo que chega a altura de darmos o nosso parecer.

 

 

Na embalagem

 

O ZTE Axon Mini é distribuído com um carregador, um cabo micro USB»USB e auricular. Além do smartphone e destes acessórios fundamentais para qualquer utilizador, na embalagem encontra-se também o manual de instruções e um pequeno clip que permite a abertura e acesso ao slot de cartão de operador. A ZTE oferece ainda neste modelo uma capa traseira para uma melhor proteção ao equipamento.

 

 

Primeiras impressões


Este ZTE Axon Mini apresenta um design que desde logo nos fez recordar o Alcatel OneTouch Idol, com uma parte frontal dotada de linhas arredondadas e onde sobressai uma grelha na parte superior e inferior que protege as colunas de som.

 

O vidro do ecrã ocupa grande parte do frontal do equipamento, sendo que nas laterais encontram-se os botões de volume (no lado esquerdo do smartphone) e o botão de ligar e desligar (no lado direito do equipamento). No topo do smartphone está localizado a ligação jack de 3,5 mm e no lado oposto está a ligação USB que permite carregar o equipamento ou ligar o smartphone ao computador, por exemplo.

 

Na parte traseira, denota-se algum cuidado por parte da ZTE que aprimorou o Axon Mini com “efeito” a imitar pele costurada ao equipamento, sendo que este detalhe se encontra, precisamente, na parte traseira superior e inferior do smartphone. Este efeito confere-lhe alguma elegância e que é, certamente, diferente do que estamos habituados. Ainda na traseira do ZTE Axon Mini encontra-se a camara digital, o flash LED e um sensor de impressão digital.

 

Deixamos aqui, em resumo, as principais características técnicas deste ZTE Axon Mini.

 

  • Ecrã: 5.2″ / Full HD AMOLED / Resolução: 1920 x 1080 pixels (FHD)
  • Câmara traseira: 13 MP com autofocus, flash LED, foco por toque, deteção facial/sorriso, panorama, HDR, Manual, múltipla exposição
  • Câmara frontal: 5 MP
  • Processador: Snapdragon 615, Octa-core 1.5 GHz 
  • GPU: Adreno 405
  • Memória RAM: 3GB
  • Memória Interna: 32 GB
  • Bateria: 2800 mAh, não removível
  • Wi-Fi: 802.11 b/g/n/ac
  • GPS: A-GPS e GLONASS
  • Bluetooth: v4.0
  • Nano-SIM
  • Sensores: Acelerómetro, Sensor de luz ambiente, sensor de impressão digital, giroscópio, sensor de proximidade.
  • Dimensões: 143 x 72 x 8 mm
  • Peso: 170 g
  • Sistema operativo: Android OS, v5.1 (Lollipop)

 

{gallery.start}{gallery.end}

 

 HomePage : ZTE Axon Mini

 

Experiencia de utilização

 

Uma vez ligado e devidamente configurado o ZTE Axon Mini, salta desde logo à vista a qualidade do ecrã. Este ecrã de 5,2”, possui uma resolução Full HD de 1920x1080 apresentando cores muito vivas e nítidas, conferindo assim um impacto visual extremamente apelativo.

 

O processador octa-core Qualcomm Snapdragon 616 aliado aos 3GB de memória RAM conseguem conferir-lhe um desempenho muito interessante, sem que, ao longo dos nossos testes tenha apresentado engasgos ou problemas de rapidez mesmo em situações mais “arrojadas” como na execução de alguns jogos e aplicações de Benchmark.

 

Os 32 GB de armazenamento garantem capacidade para armazenar todo o tipo de conteúdos sem grandes problemas, sejam fotografias, vídeos, musicas ou aplicações. De notar que estes 32 GB podem muito bem ser complementados com um cartão microSD de 128 GB (capacidade máxima suportada pelo ZTE Axon Mini). Este cartão de memoria pode ser incluído em alternativa a um segundo cartão de operador.

 

A qualidade sonora proporcionada pelo ZTE Axon Mini é bastante satisfatória, sendo que o som transmitido na reprodução de conteúdos multimédia seja na altura de recebermos uma chamada. O som aquando da realização de uma chamada é igualmente bastante bom apresentando um som alto e de boa qualidade.

 

Mais uma vez, e que tem vindo a ser um dos pontos a que os fabricantes têm tido cuidado, o facto de a ligação aos auscultadores ser no topo do smartphone acaba por se revelar extremamente útil para quem gosta de ter o telemóvel no bolso das calças, por exemplo, e ouvir musica através dos auriculares, evitando-se que o equipamento seja colocado numa posição invertida.

 

O ZTE Axom Mini inclui duas camaras: uma de 13 MP e outra de 8MP (atrás e à frente, respetivamente). Nos testes efetuados percebemos que as camaras apresentam um bom nível de qualidade, em particular quando usadas em ambientes exteriores. Ainda assim, mesmo em ambientes de pouca luminosidade, as camaras apresentam um bom nível de qualidade fotográfica. A focagem feita é bastante rápida o que garante fortes possibilidade de se conseguir “captar” uma imagem rápida e no memento exato.

 

 

{gallery.start}{gallery.end}

 

 

Software

 

O ZTE Axon Mini vem equipado com uma as ultimas versões do sistema operativo Android, o Lollipop. Além desta versão do Android, a ZTE incluiu algumas aplicações que ajuda o utilizador a tirar melhor partido do smartphone ao mesmo tempo que garantem um melhor desempenho do equipamento.

 

De notar que os botões tradicionais do sistema operativo Android estão incluídos dentro do ecrã, o que por vezes pode causar alguma dificuldade em aceder a determinadas funções complicando a interação com o equipamento. Apesar disto, e após algum tempo de habituação, estas dificuldades na utilização conseguem ser ultrapassadas.

 

A empresa integrou uma aplicação de personalização e aplicação de “themes”, que permite, de certa forma, personalizar o equipamento ao gosto do utilizador. Uma solução bem-vinda, porém, está sempre dependente das opções que são oferecidas pela empresa…

 

Ainda no que diz erspeito ao software integrado no ZTE Axon Mini, gostámos do pormenor da imagem apresentada no ecrã poder rodar 360º, no entanto, e contrariamente ao que acontece no Alcatel OneTouch Idol 3, não é possível atender a chamada, por exemplo, com o ecrã invertido, ainda assim, pode sempre dar jeito a ver um vídeo ou na apresentação de uma fotografia junto dos amigos ou familiares.

 

Curiosamente, e como fator diferenciador a grande maioria, o ZTE Axon Mini possui uma proteção de ecrã interativa, ou seja, o ecrã de bloqueio permite ser usado como se um jogo se tratasse, podendo o utilizador interagir com os “peixes” que enfeitam a proteção de ecrã fugindo ao toque que aplicamos no ecrã.

 

youtube.com/watch?v=8ppCB-xjE7M

 

Benchmark

 

Mais uma vez para realizarmos os testes de Benchmark optámos por recorrer à nossa “fiel amiga” Antutu. O resultado obtido foi de 36027 , um resultado bastante bom e que não surpreende face aos componentes de hardware que servem de sustentação ao ZTE Axon Mini.

 

 

Autonomia

A bateria de 2800 mAh do ZTE Axon Mini é mais que suficiente para garantir uma utilização continua e equilibrada durante dois dias. Mais uma vez há que destacar que a autonomia sentida na utilização deste (e de outros equipamentos) é sempre muito variável conforme os recursos usados pelo equipamento, falamos, por exemplo, das ligações 3G/4G, Wi-Fi, Bluetooth, brilho o ecrã, entre outras…

 

Conclusão

 

O ZTE Axon Mini é um equipamento muito interessante, destacando-se como ponto forte o bom desempenho apresentado, e a qualidade do ecrã. Gostamos particularmente da definição e rapidez de focagem da camara assim como da autonomia oferecida, pois dois dias é bastante bom para um equipamento com estas especificações.

 

Apesar de ser um equipamento com um bom desempenho, consideramos que o preço pedido (cerca de 350€) é algo exagerado para o leque de opções que existem no mercado.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 2590 vezes Modificado em Jan. 20, 2016
Top