O PandaLabs detectou um envio massivo de mensagens de correio electrónico com assuntos sensacionalistas com o objectivo de propagar o Trojan Downloader.SQV. Entre os principais assuntos, destacam-se os dois supostos terramotos nos EUA, o terceiro divórcio de Pamela Anderson ou o lançamento do filme “Jumper”.

O formato do e-mail é o mesmo em todos os casos, variando apenas o campo referente ao assunto, mas sempre envolvendo algum tipo de sensacionalismo no título, tal como:

Pamela Anderson divorces in third times!!!
Michael Jakson glued up a person a plaster
CIA tortures prisoners!!!                      
Harry Potter was purchased by pentkhaus!!!
Two powerful earthquakes happened in the USA!!!
Princess Diana ´Could be have been killed by MI6´ - conclusions of experts!!!

O assunto variável do e-mail surge também no corpo da mensagem, juntamente com o texto “New Video!” e um link com a frase “Download Now”. Um utilizador que clique no link será redireccionado para uma página Web que infectará o seu computador com o Downloader.SQV. Este Trojan descarrega dois outros Trojans: o Spammer.AGF e o KillFiles.BU. O primeiro foi desenvolvido para reenviar os e-mails, utilizando o computador infectado como servidor, enquanto o segundo impede o correcto funcionamento de determinadas funções do sistema.

Os criadores de malware utilizam frequentemente títulos sensacionalistas ou celebridades como forma de distribuir malware. Isto designa-se como engenharia social, e por regra geral é uma técnica eficaz”, explica Luis Corrons, Director Técnico do PandaLabs.

Para evitar tornar-se vítima destes códigos maliciosos, o PandaLabs aconselha os utilizadores a não clicarem em links incluídos em e-mails provenientes de fontes desconhecidas. É também aconselhável possuir uma boa solução de segurança instalada e actualizada para proteger tanto contra ameaças conhecidas como desconhecidas.

Publicidade :
{mosgoogle}
Classifique este item
(0 votos)
Ler 2143 vezes
Top