O recém-inaugurado Museu Pelé, no Brasil, tem a mão portuguesa da GEMA no desenvolvimento da componente tecnológica, que agrega ainda toda a experiência interactiva e imersiva. O Museu Pelé é um espaço único no mundo - pelo vasto espólio que reúne, bem como pela dimensão dedicada a apenas uma personalidade num edifício histórico - que dá lugar à memória e conquistas de um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos. Localizado em Santos, a cidade que acolheu a carreira futebolística de Pelé, o Museu combina uma vasta colecção de objectos especiais desta personalidade, com toda uma componente tecnológica multimédia e interactiva, que cria experiências sem igual.

 

A GEMA teve um papel de destaque no desenvolvimento deste novo museu, colocando a sua expertise de tecnologia criativa ao serviço do novo espaço totalmente dedicado à vida e carreira de Pelé, ícone do futebol a nível mundial. No Museu Pelé encontram-se conteúdos únicos que se traduzem em experiências digitais e interactivas, criadas pela GEMA, que permitem aos visitantes ver e reviver, praticamente na primeira pessoa, grandes feitos e momentos da vida de Pelé.

Luís Agrellos, partner da GEMA, revela que “ficámos muito honrados por ter a oportunidade de dar o nosso contributo criativo e tecnológico para algo que é único no mundo e dedicado a uma figura que faz parte do nosso imaginário. É um privilégio poder deixar a nossa marca num Museu que certamente terá destaque a nível mundial, por se tratar da figura que é. O Museu Pelé é um projecto ambicioso, liderado por uma equipa que tenciona que esta seja uma das principais atracções da cidade. Posso mesmo dizer que nos sentimos especiais e que consideramos que este é um marco para a GEMA, fruto de muita dedicação e empenho, desde a fundação até agora.”

A visita oferece aos seus visitantes a possibilidade de conhecer Pelé de modo inovador, convidando à interacção, em conjunto com a componente mais tradicional. O percurso inicia-se com uma mensagem de boas-vindas através de um holograma, é acompanhada por áudio-guias e continua por salas com mesas multitouch, matraquilhos e um guest book digital que vai sendo actualizado a partir de tweets , instagram e de tablets disponíveis no local.

Para os adeptos que se queiram “comparar” a Pelé existem testes de desempenho que medem a velocidade de remate, drible e corrida, assim como a possibilidade de tentar marcar o milésimo golo do jogador através de um Penalty Virtual. A sala imersiva recria como era estar no balneário da selecção Brasileira, com Pelé, no Mundial de 1970. Além desta componente, está exposto um conjunto de peças e objectos com simbolismo na carreira de Pelé.

 

Recorde-se que, só em 2014, foram inaugurados 2 outros espaços museológicos com forte componente interactiva em que a GEMA teve um importante papel, quer na criação, concepção e implementação: o World of Discoveries (Porto), o Museu do Chocolate (Viana do Castelo).

Este projecto da GEMA foi feito em parceria com o UAU Grupo e implicou o desenvolvimento de conteúdos exclusivos para o Museu Pelé.

youtube.com/watch?v=IgjBykegt4A

Classifique este item
(0 votos)
Ler 777 vezes Modificado em Jul. 29, 2014
Top