O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, presidiu no passado dia 7 de maio, à cerimónia de assinatura do contrato de Investimento entre o Estado, a Bosch Car Multimedia Portugal, S.A. e a Universidade do Minho. A Bosch, em parceria com a Universidade do Minho e em regime de co-promoção, vai reforçar o seu investimento em Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, visando o desenvolvimento e produção o desenvolvimento do futuro conceito de mobilidade no setor automóvel. As soluções serão desenvolvidas nas instalações existentes na Bosch e na Universidade do Minho unindo, portanto, as instituições em atividades de interesse mútuo e aproximando a realidade empresarial do mundo universitário e académico.

 

 

Considerado de interesse estratégico nacional, o projeto prevê um investimento de cerca de 19 milhões de euros até 2015. Nos próximos dois anos, 14 projetos de investigação e desenvolvimento terão início em  diferentes áreas de atividade. Serão registadas pelo menos 10 patentes em resultado do trabalho desenvolvido, potenciando a cultura de inovação exportada pelo Grupo Bosch a partir de Portugal para todo o mundo.

 

As soluções multimédia desenvolvidas responderão aos desafios relacionados com o Human Machine Interface, com a utilização de novos materiais para a construção de equipamentos, e com a definição de ferramentas inovadoras no que diz respeito a processos e procedimentos relacionados com a produção. Os resultados atingidos serão implementados pelos investigadores no processo de industrialização da próxima geração de produtos.

 

“O forte crescimento da produção e o portfólio diversificado de produtos que prevemos para os próximos cinco anos, depende substancialmente dos resultados obtidos com o programa de inovação, e permitirá consolidar a posição do Grupo Bosch como um dos principais exportadores em Portugal.”, afirmou o Sr. Johannes Sommerhäuser, Administrador Comercial da Bosch em Braga.

 

Enquanto um dos principais exportadores a nível nacional (volume de exportação de mais de 90 por cento), a Bosch tem contribuído ativamente para a construção da boa reputação da tecnologia desenvolvida e produzida em Portugal e exportada a nível mundial. A partir da sua unidade em Braga, o Grupo desenvolve, produz e exporta para todo o mundo soluções tecnológicas inovadoras que, pela sua capacidade de diferenciação e resposta às mais atuais tendências na área, permitem que se mantenha na liderança entre os fornecedores de multimedia automóvel.

 

O projeto de I&DT trouxe ainda a necessidade de reforçar a estrutura das instituições envolvidas para garantir o sucesso desta parceria estratégica. Para isso estão a ser recrutados 35 engenheiros na empresa em Braga e 59 bolseiros na Universidade do Minho. Esta parceria permite assim a criação de empregos altamente qualificados na região e corrobora a forte aposta do Grupo no talento português. “As competências dos nossos colaboradores em Portugal são reconhecidas internacionalmente no seio do Grupo Bosch. Apostamos no talento nacional como um dos principais motores da nossa sustentabilidade. Queremos continuar a captar e desenvolver estes talentos no futuro.”, explica o Sr. Sven Ost, Administrador Técnico da empresa.

 

O contrato foi assinado pelo presidente da AICEP, Miguel Frasquilho, pelos administradores da Bosch Car Multimedia Portugal, S.A, Johannes Sommerhaeuser e Sven Ost, e ainda pelo Reitor da Universidade do Minho, António Augusto Magalhães da Cunha.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 800 vezes
Top