Porque a tecnologia o ajuda a captar e a guardar cada momento que o inspira, mas também a partilhá-lo com todos aqueles que o seguem, José Luis Peixoto aceitou o desafio da Microsoft e passou a utilizar o tablet Surface e o Windows Phone Nokia Lumia no seu dia-a-dia, seja numa conferência numa escola, numa das muitas viagens que faz pelo mundo e até mesmo para escrever o seu novo livro. Porque, como o próprio José Luís Peixoto confessa, o telemóvel e a sua câmara fotográfica, a Internet e o computador mudaram a sua forma de pensar e de criar.

 

“Comecei a escrever ainda em papel. Compreendo os saudosos, mas seria incapaz de voltar atrás. Gosto destas ferramentas, fazem-me companhia, complementam-me como um instrumento nas mãos de um músico.E, de facto, o som do teclado é tranquilizante: letras-letras barra de espaços, letras-letras barra de espaços. Além disso, no computador ou no Surface, adoro a ideia de me saber a escrever na luz. Esse é o lugar das palavras justas, aquelas a que aspiro”, conta José Luís Peixoto.

Agora, e com toda a tecnologia que a Microsoft colocou à sua disposição, é ainda mais fácil aos leitores e seguidores do conhecido autor perceberem como José Luís Peixoto vê e reinterpreta a realidade que o rodeia, como exprime e retrata as suas fontes de inspiração.

Nas palavras do autor, “Hoje, a tecnologia está presente na minha vida em muito mais momentos do que antevia há 30 anos, quando me imaginava quando fosse grande. Como todas as crianças, não tinha falta de imaginação, mas nunca fui capaz de conceber a Internet, as redes sociais ou telemóvel, com o qual tiro fotografias. Essas ferramentas estão presentes no meu quotidiano e moldam a forma como vejo e como penso”, conta e partilha em http://aka.ms/joseluispeixoto.

youtube.com/watch?v=QgLgaRIKHpU

Classifique este item
(0 votos)
Ler 934 vezes Modificado em Mar. 10, 2014
Top