A Anacom anunciou, através da voz da sua presidente, Fátima Barros, que pretende disponibilizar em breve uma ferramenta certificada para testara qualidade dos serviços de internet.

Esta aplicação, que recebeu o nome de Netmed, será fundamental para tornar mais transparente os contratos em matérias como períodos de fidelização e consumos ilimitados, e assim perceber se os operadores estão, por exemplo, a fazer Traffic Shapping.

 

De acordo com o que revela Fátima Barros, com o Netmed, o consumidor poderá avaliar a velocidade real de acesso à Internet através de redes fixas e verificar se é “muito diferente do valor máximo que contratou”.

A Anacom adiantou ainda que está atenta às reclamações feitas pelos consumidores relacionadas com os preços de pacotes de serviços, períodos de fidelização e consumos ilimitados.

Referindo o “comportamento agressivo e mesmo abusivo” das forças de vendas das empresas de telecomunicações, “que afetam a reputação do sector”, garantiu que a Anacom vai tomar medidas para “prevenir abusos” e reforçar a transparência dos contratos.

Recorde-se que existem aplicações para testar as velocidades de Internet como o SpeedTest ou o SpeedMeter, porém nenhuma delas é certificada pela Anacom.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 1318 vezes Modificado em Nov. 18, 2013
Top