A Check Point Research, equipa de investigação da Check Point® Software Technologies Ltd., fornecedor líder de soluções de cibersegurança a nível mundial, publicou o Brand Phishing Report relativo ao quarto trimestre de 2023. O relatório destaca as marcas que foram mais frequentemente copiadas pelos cibercriminosos nas suas tentativas de roubar informações pessoais ou credenciais de pagamento dos indivíduos durante os meses de outubro, novembro e dezembro de 2023.

No último trimestre, a Microsoft ocupou o primeiro lugar como a marca mais atacada, sendo responsável por 33% de todas as tentativas de phishing de marcas. O setor da tecnologia destacou-se como a indústria mais visada em geral, com a Amazon a assegurar o segundo lugar, com 9%, e a Google em terceiro, com 8%. As redes sociais e o setor bancário foram os outros dois setores mais visados. 

O consumo associado ao período festivo fez com que os cibercriminosos continuassem a visar os retalhistas e os correios no quarto trimestre de 2023.

A marca de entrega de encomendas DHL, entrou no Top 10, possivelmente devido ao aumento da atividade durante o mês de compras de novembro, enquanto a classificação da Amazon pode ser atribuída, em grande parte, à venda anual do Amazon Fall Prime Day, que foi agendada durante a segunda semana de outubro.

"Embora tenhamos dito adeus a 2023, uma coisa seguiu-nos para o novo ano: a ameaça do phishing. Mesmo os cibercriminosos com conhecimentos limitados de TI podem imitar com precisão marcas legítimas para enganar clientes desprevenidos e realizar ataques de engenharia social", diz Omer Dembinsky, Data Group Manager da Check Point Software.

"Na sequência da utilização generalizada da IA, podemos esperar ver um maior volume de campanhas de phishing este ano, que são ainda mais indistinguíveis das comunicações genuínas das empresas. Uma vez que os maiores nomes da tecnologia, das redes sociais e da banca continuam a ser copiados, os utilizadores finais têm de estar muito atentos quando se envolvem em mensagens de correio eletrónico que afirmam ser de uma marca conhecida."

Top marcas mais copiadas em ataques de phishing

Estas são as 10 marcas mais imitadas em ataques de phishing de marca durante o quarto trimestre de 2023:

  1. Microsoft (33%)
  2. Amazon (9%)
  3. Google (8%)
  4. Apple (4%)
  5. Wells Fargo (3%)
  6. LinkedIn (3%)
  7. Home Depot (3%)
  8. Facebook (3%)
  9. Netflix (2%)
  10. DHL (2%)
Classifique este item
(0 votos)
Ler 423 vezes
Top