Para os anunciantes, uma das principais vantagens da compra programática é a disponibilização de novas soluções e plataformas, que lhes permitem identificar e segmentar mais facilmente os seus públicos-alvo. Outra vantagem é o acesso mais imediato e eficaz aos anúncios e canais de venda diretos e indiretos, potenciando abordagens mais orientadas e geradoras de receita. A Microsoft Advertising Exchange (MAX) é uma das soluções criadas pela Microsoft Advertising para as marcas na área da compra programática. Trata-se de um mercado de licitação em tempo real para impressões imediatas, disponível em 40 mercados a nível mundial, incluindo Portugal. Através desta plataforma, os anunciantes podem integrar e combinar os seus próprios dados de audiência em impressões imediatas, oferecendo um ambiente totalmente seguro e um inventário qualitativo da audiência em todos os serviços da Microsoft, incluindo o MSN, o Skype, Outlook, bem como nos anúncios em aplicações no Windows e Windows Phone.
Através destas soluções, a Microsoft simplifica todo o processo de compra de media, permitindo aos anunciantes comunicar com os seus públicos-alvo de um modo mais fácil e eficaz, de acordo com critérios de segmentação como o género, idade, intenção de compra e localização, e chegando a uma maior audiência. Os anunciantes têm ainda acesso facilitado a informação estruturada sobre todos os anúncios, o que lhes permite ajustar a estratégia de venda programática e os formatos de comercialização da publicidade online em anúncios de elevada qualidade e escala através de múltiplas plataformas e editores. A isto soma-se uma gestão mais eficaz das campanhas, reduzindo os custos e as compras desperdiçadas de media, e nivelando a concorrência entre grandes e pequenos anunciantes.