A Panda Security, The Cloud Security Company, apresentou os últimos dados do Relatório Trimestral do PandaLabs correspondentes ao terceiro trimestre do ano. Entre as principais conclusões do estudo, destaque para o aumento da criação de malware em relação ao terceiro trimestre anterior, com um toral de 20 milhões de novos exemplares gerados no mundo, e uma média de 227.747 novas amostras por dia. A nível mundial o rácio de infeções foi de 37,93%, face a 36,87% do trimestre anterior.

 

Aumenta a criação de trojans

Os trojans continuam a ser o tipo de malware mais comum (78,08%), teve um aumento na sua criação face ao segundo trimestre do ano (58,20%). Em segundo lugar, e a larga distância, estão situado o malware (8,89%) e os vírus (3,92%).

“Durante estes meses verificamos como os níveis de cibrecrime não deixou de aumentar. Os cibercriminosos continuam a criar malware com o objetivo de infetar o maior numero de equipamentos para aceder à informação pessoal”, assegura Luis Corrons, Director Técnico do PandaLabs na Panda Security.  “Mas o ambiente corporativo também sofreu ataques. Por exemplo, os últimos três meses verificamos como grandes empresas foram protagonistas de alguns escândalos, como o famoso “Celebgate”, onde foram filtradas fotos de atrizes e modelos alojadas no serviço iCloud da Apple, ou o roubo de passwors do Gmail e Dropbox.

Sobem as infeções por trojans e descem os PUPs

Por outro lado, as infeções por trojans continuam a ser as mais numerosas no período analisado, protagonizando até 75% dos casos, face a 62,80% do trimestre anterior. Os PUPs continuam posicionados em segundo lugar, com 14,55% total, mesmo que seja um numero inferior ao segundo trimestre, onde as infeções por este técnica forma de 24,77%. Seguem as infeções por adware/spyware (6,88%), worms (2,09%) e vírus (1,48%).

Infeções por países 

Sobre os dados registados nos diferentes países, a China continua em primeira posição, alcançando um índice de infeção de 49,83%, descendo pela primeira vez em muito tempo 50% de computadores infetados. Segue-se o Perú (42,38%) e Bolívia (42,12%). Como podemos observar, o top de países com maior ratio de infeção está ocupado pela Asia e América Latina. Pelo contrário, a Europa é a zona da Europa onde o índice de infeção é mais baixo, com 9 países entre os 10 mais seguros do mundo. Noruega (23,07%) e Suécia (23,44%) lideram esta classificação seguidos pelo Japão (24,02%), o único país não europeu entre os 10 mais seguros.


O relatório completo pode ser acedido aqui.

 

Fundada em 1990, a Panda Security é líder a nível mundial em soluções de segurança de protecção cloud. Este modelo inovador permite analisar e classificar de forma automática milhares de novas amostras de malware por dia, proporcionando a todos os clientes domésticos e corporativos uma proteção mais eficaz.

A Panda Security conta com 56 escritórios espalhados por todo o mundo e mais de 20 Milhões de utilizadores em 195 Países diferentes.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 1046 vezes Modificado em Nov. 25, 2014
Top