VMware Workstation Player vs VMware Workstation Pro - Wintech

O VMware Workstation Player e o VMware Workstation Pro são aplicações de virtualização que os utilizadores podem utilizar em desktops ou laptops. Uma versão é gratuita (Player) e a outra é licenciada (Workstation). Ambos correm sobre o Sistema Operativo do desktop/laptop em Windows ou Linux.

Estas duas aplicações de virtualização são diferentes uma vez que o Workstation Player é mais uma ferramenta básica e não comercial e o Workstation Pro é uma solução de virtualização mais avançada e profissional para criar e gerir máquinas virtuais.

Os requisitos de hardware e Sistemas Operativos do desktop/laptop para estas duas aplicações de virtualização são os mesmos.

Requisitos do desktop/laptop para instalar o Workstation Player / Workstation Pro:

Mínimo:

  • CPU: Processador de 1GHz 64-bit.
  • Memória: 2Gb RAM

Recomendado (principalmente se estiver a correr várias máquinas virtuais):

  • CPU: processador de 2GHz 64-bit.
  • Memória: 4Gb RAM

Espaço em disco:

  • Para Workstation Player: 150Mb
  • Para Workstation Pro: 1,2Gb

Nota: CPU adicional, memória e espaço no disco rígido são necessários para cada máquina virtual.

Informações adicionais sobre hardware e requisitos de Sistemas Operacionais do desktop/laptop:

Nota: O VMware Workstation Player não é suportado nem corre nos seguintes CPUs:

  • Processadores Intel Atom baseados na microarquitetura "Bonnell" 2011 (e.g. Atom Z670/Z650; Atom N570)
  • Sistemas que utilizam processadores Intel Atom baseados na microarquitectura "Saltwell" de 2012 (por exemplo, Atom S1200, Atom D2700/D2500, Atom N2800/N2600).
  • Sistemas que utilizam processadores AMD baseados nas microarquitecturas "Llano" e "Bobcat" (por exemplo, com os nomes de código "Hondo", "Ontario", "Zacate", "Llano")

Tanto o Workstation Player como o Pro podem ser instalados em sistemas operativos Windows e Linux.

Os seguintes Sistemas Operativos Linux (64-bit):

  • Sistemas Operativos Host (64-bit).
  • Ubuntu 15.04 e versão superior.
  • Red Hat Enterprise Linux 6 versão superior.
  • CentOS 7.0 e versão superior
  • Oracle Linux 7.0 e versão superior.
  • openSUSE Leap 42.2 e versão superior.
  • SUSE Linux 13 e versão superior.

Nota: VMware Workstation 15 Pro requer um sistema operacional de 64 bits no desktop/laptop.

Alguns dos 200 Sistemas Operativos que são suportados como Sistemas Operacionais Guest (Sistema Operativo que corre, mas maquinas virtuais):

Windows 10, Windows 8.X, Windows 7, Windows XP, Ubuntu, Red Hat, SUSE, Oracle Linux, Debian, Fedora, openSUSE, Mint, CentOS.

Para obter a lista completa do hardware e Sistemas Operativos Guest suportados, ou os sistemas operativos visite o Guia de Compatibilidade VMware.

 

O que é o VMware Workstation Player?

O VMware Workstation Player (anteriormente conhecido como Player Pro) é uma aplicação de desktop/laptop freeware básico. O Workstation Player é uma aplicação muito mais simples e é fácil e rápido de criar e correr máquinas virtuais com uma interface de utilizador projetada para ser o mais fácil possível de usar.

Workstation Player é uma aplicação gratuito e uma aplicação de virtualização não avançado. A versão licenciada permite que o Workstation Player corra máquinas virtuais VMware Workstation Pro e Fusion Pro. O Workstation Player não licenciado não pode correr várias maquinas virtuais ao mesmo tempo.

A versão mais recente do VMware Player é a v15.0.2. Para fazer o download do VMware Workstation Player mais recente gratuitamente visite o site da VMware.

Novos Sistemas Operacionais que foram adicionados na última atualização do Workstation Player:

Foi adicionado suporte para os seguintes sistemas operativos do desktop/laptop.

  • Windows 10, versão 1809
  • Windows Server 2019

Foi adicionado suporte para os seguintes sistemas operativos que correm nas maquinas virtuais.

  • Windows 10, versão 1809
  • Windows Server, versão 1809
  • Windows Server 2019

O VMware Workstation Player não pode ser co-instalado com outros produtos VMware. Se no mesmo sistema operativo do desktop/laptop for detectado um VMware Workstation Pro ou VMware Server, é exibido um erro e a instalação é abortada.

Nota: Estudantes e professores de instituições educativas credenciadas podem usar o VMware Workstation Player gratuitamente se forem membros do Programa Acadêmico VMware.

Organizações comerciais requerem licenças comerciais para usar o Workstation Player.

O que é o VMware Workstation Pro?

O VMware Workstation Pro é uma aplicacao Hypervisor com recursos muito mais avançados e onde os utilizadores podem criar máquinas virtuais, criar redes virtuais, criar Snapshots, clonar máquinas virtuais e partilhar máquinas virtuais.

O VMware Workstation Pro tem configurações nas máquinas virtuais muito mais avançadas e é adequado para profissionais técnicos, como engenheiros de sistemas e administradores de TI, etc.

Como o Workstation Pro é um Hypervisor, podemos nos conectar a um Servidor vSphere/ESXi e remotamente ao vSphere Host Power Control..

Como um Servidor de Estação de Trabalho, o Workstation Pro pode partilhar Máquinas Virtuais.

O Workstation Pro corre certo tipo de maquinas virtuais restritas que são criptografadas e protegidas por palavra passe para garantir que apenas utilizadores autorizados possam interagir com dados corporativos.

Quando uma licença do VMware Workstation Pro é adquirida e instalado o Workstation Pro, uma versão do Workstation Player licenciado é igualmente incluída na sua instalação.

A versão mais recente do VMware Workstation Pro é a v15.0.2. Para fazer o download do VMware Workstation Pro mais recente visite o site da VMware.

Na tabela seguinte, podemos verificar todas as características e diferenças entre o Workstation Player e o Workstation Pro. Podermos notar que a maioria dos recursos avançados só estão disponíveis no Workstation Pro.

Notas finais:

Decidir sobre qual a aplicação que deve usar para seu trabalho de virtualização, tudo depende do tipo de trabalho que efectua e que tipo de máquinas virtuais você vai criar e para que finalidade. Dependendo dessas necessidades, selecione a melhor ferramenta que atenda às suas necessidades. Tenha sempre em mente que para uma versão você pode usar com uma licença livre (livre para uso pessoal não-comercial). O uso comercial e sem fins lucrativos é considerado uso comercial) e a outra versão precisa de uma licença paga.

Como mostramos neste artigo, o Workstation Player é mais para tarefas básicas de virtualização, e o Workstation Pro é mais para trabalhos avançados e especializados de virtualização com algumas características mais poderosas para estender as tarefas de virtualização a um nível de servidor hipervisor.

Nota: Este artigo é a versão portuguesa do artigo original em inglês que escrevi para a empresa Vembu. O original pode ser consultado aqui.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 608 vezes
Tagged em

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top