O volume de dados roubados e ataques direcionados nos últimos anos têm mudado significativamente a forma como encaramos a cibersegurança nas empresas. Hoje em dia, ninguém pensa que proteção contra ciberameaças é apenas uma responsabilidade daquele colega que trabalha na área de IT; todas as organizações precisam de uma estratégia de defesa. Mas a cibersegurança não consegue sobreviver com uma abordagem passiva – não pode estar limitada à instalação de “algum antivírus”. Para se sentirem seguras hoje e no futuro, as empresas precisam de uma solução avançada capaz de enfrentar diferentes ameaças.

E uma solução de segurança avançada precisa, por um lado, de ser completa ao ponto de conseguir responder aos desafios atuais e, por outro, ser capaz de se adaptar às necessidades específicas dos negócios. Analisando as principais ameaças cibernéticas de hoje em dia, conseguimos perceber como as podemos enfrentar com soluções desenhadas à medida para as empresas.

Ransomware

Nos últimos anos, o ransomware manteve sua posição na lista das 10 maiores ciberameaças em todo o mundo. Pelo menos dois grandes ataques (WannaCry e ExPetr), além de vários incidentes menores, causaram sérios danos tanto para pequenos negócios como para grandes empresas. E segundo os especialistas, este ano o ritmo vai manter-se. Está muito claro para os criminosos que concentrar as suas energias a atacar utilizadores domésticos é menos lucrativo, especialmente se tivermos em conta o valor dos resgates normalmente pedido às vítimas corporativas. Não é por isso de estranhar que o foco esteja agora cada vez mais nas empresas e nas suas infraestruturas.

Ameaças next-gen e ‘sem arquivo’

Os cibercriminosos inventam constantemente novos métodos para escapar aos “radares”. Alguns ataques já não utilizam sequer arquivos. Outros implementam métodos sofisticados de “ofuscação” do código. Outros, ainda, usam apenas instrumentos legítimos e contam com a desatenção de funcionários. Alguns grupos mais criativos procuram até vulnerabilidades zero-day e criam exploits para elas. Por fim, há os mais habilidosos que combinam todos esses métodos. Para combater essas ameaças, uma solução multicamadas não é suficiente.

Ataques direcionados

Executar ataques direcionados contra empresas específicas tornou-se muito mais acessível, o que justifica o crescimento exponencial deste tipo de incidentes nos últimos anos. Embora ainda exijam mais recursos e uma preparação mais minuciosa do que para lançar uma rede ampla, são potencialmente mais rentáveis. Aliás, as grandes empresas, com muitos recursos financeiros, não são os únicos alvos. Até uma pequena empresa pode tornar-se um alvo involuntário num ataque à cadeia de fornecedores, por isso, nenhum negócio deve considerar-se totalmente protegido contra esse tipo de ameaça.

Violação de dados

Em algumas indústrias, os dados roubados já causaram verdadeiras catástrofes. Registos de clientes e colaboradores estão entre os itens mais vendidos no mercado negro. Isso é especialmente alarmante à luz da entrada em vigor do GDPR, o Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia.

Nesta era digital há mil e uma formas das empresas verem a sua segurança invadida e sabemos que as ameaças podem chegar de diferentes fontes. Para além disso, as consequências para os negócios são mais significativas do que nunca, o que nos mostra como é importante ter uma postura de defesa ativa e que envolva toda a empresa, e não só os profissionais de IT.

A integração de várias soluções numa só, os sistemas desenhados à medida para responder a ameaças especificas, o aproveitamento dos algoritmos que recorrem ao machine-learning para detetar ameaças em fases preliminares e a simplificação do trabalho de administração dos sistemas de IT, têm sido algumas das apostas dos especialistas de segurança para manter as empresas protegidas.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 450 vezes Modificado em Jun. 20, 2018

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top