Nunca desistindo da religião os Padres Ferreira e Garupe mantém em segredo as missas e os ensinamentos religiosos aos japoneses que pretendem seguir a religião, ainda assim sabem que a pena capital a seguir será a morte. Neste filme Scorsese adopta um novo estilo de filmagem seguindo um género já visualizado nos filmes japoneses antigos. A narrativa fica a cargo de Andrew Garfield e Liam Neeson que ocupa grande parte do filme.
Em termos gerais, o filme esta bem conseguido apesar de ser um pouco parado, no entanto o desenrolar da história também não permite fazer muito mais, pois este é um filme sobre religião e isso poderia causar alguma polémica (apesar de as cenas de tortura serem de extremamente gráficas).
{gallery.start}{gallery.end}
De notar que esta história é baseada em factos reais dos Padres jesuítas que, recordamos, foram em missão para o Japão com o objetivo de espalhar a doutrina católica. Todo o filme é falado em inglês, apesar de os nomes serem pronunciados em “portunhol”, algumas palavras são também usadas como palavras portuguesas como “Paraíso”.
No IMDB, este filme é classificado com 7.2 pontos, uma classificação que consideramos apropriada para o mesmo pois este também não é um filme para todo o tipo de pessoas.
Nos papéis principais temos como Padre Rodrigues o ator Andrew Garfield de filmes como “Homem Aranha” e “Facebook”, e o ator Adam Driver que desempenha o papel de Padre Garupe e que é mais conhecido por desempenhar atualmente o vilão da nova saga de “Guerra das Estrelas” e o Padre Ferreira é desempenhado por Liam Neeson, um veterano e conhecido de filmes como a saga “Taken”.
youtube.com/watch?v=susGd0Jd-CE
Para finalizar, resta dizer que consideramos este filme como um titulo muito interessante, que conta uma história Portuguesa de sofrimento, mas sobretudo de fé e coragem.
Classificação IMDB [7.2/10]
“Silêncio” estreia no próximo dia 19 de janeiro em todas as salas de cinema nacionais.
Mais uma vez, o nosso agradecimento à NOS pelo convite endereçado à Wintech.