Virtual Wintech : "ESXi: Como Criar e Configurar uma Maquina Virtual (VM) – Parte 2" - Wintech

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/qwesdf/public_html/components/com_k2/models/item.php on line 1198

Antes de começar o artigo, gostaria mais uma vez de pedir desculpa a todos os eleitores que vão seguindo esta rubrica na Wintech, pela ausência de novos artigos, principalmente a continuação do anterior.

Novamente entre trabalho, novos projectos pessoais (diversos em mãos de momento), novas responsabilidades a nível Global e como sempre família, o tempo fica escasso para escrever com a qualidade e o detalhe que esta área merece.

 

Como sempre podem continuar a enviar-me as vossas duvidas para o meu email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. que continuarei a responder a todos os emails e a tentar ajudar nas vossas duvidas e problemas.

Iremos continuar onde ficamos da ultima vez, na configuração e instalação duma Maquina Virtual(VM).

No artigo anterior criámos já a nossa VM e esta pronta para instalarmos o sistema operativo. Como referi, vamos usar como exemplo Linux (o modo de instalação e preparação da VM não é diferente em nada, só na instalação do SO é diferente). Iremos instalar o RH neste artigo.

Novamente iremos usar o vSphere Client tool (VMware esta a migrar esta ferramenta para Web, mas por agora continuaremos a usar este Cliente, num artigo posterior iremos falar melhor das novas opções). Como já referido em artigos anteriores, indicar o IP do nosso ESXi e o respetivo utilizador (root) e password.

 

Como podemos ver na imagem em cima, temos a nossa VM que criamos no artigo anterior.

 

Antes de começarmos a instalar o sistema operativo precisamos do ISO para instalar o SO na VM.

Como iremos instalar o SO através do CDROM Virtual da VM, temos primeiro de fazer o upload do ficheiro ISO de instalação do SO para a VM poder ter acesso ao mesmo e para isso o ficheiro tem estar nos datastores do nosso ESXi.

 

Assim sendo vamos aceder ao nosso Datastore onde queremos alojar o ficheiro.

 

Upload ISO no Datastore

 

Clicam no ESXi e na secção Storage clicar lado direito do rato em cima do Datastore que querem alojar o ISO e escolher a opção “Browse Datastore”. No nosso caso é o Datastore (VMs-Datastore-02) que criamos num dos artigos anteriores.

 

 

Para uma melhor organização iremos criar uma directoria chamada ISO onde iremos alojar o ISO.

 

 

 

 Nota: Como podem ver existe igualmente outras directorias. Nomeadamente a directoria da VM que criamos. Aqui estão alojados todos os ficheiros necessários para a VM funcionar. Não alterem (mudar nomes de ficheiros, editar ficheiros etc.) nada na directoria, ou a VM deixara de funcionar. Quem tem conhecimentos avançados em VMware pode fazer algumas alterações manuais, mas apenas e só quem já tem conhecimentos suficientes para saber o que esta a fazer, ou arrisca-se a que a sua VM deixe de funcionar.

 

Depois de criada a directoria, clicar na directoria criada e depois clicar no botão do lado esquerdo do Datastore Browser “Upload files to this Datastore”

 

 

De seguida procuramos no computador (ou onde temos a ISO localmente) e clicamos em open. O ESXi ira começar a fazer o upload do ficheiro ISO para o ESXi Datastore.

 

 

 Nota: Irão receber esta mensagem de aviso. Apenas informação que se houver um ficheiro com o mesmo nome ira ser substituído pelo que estão a fazer o upload.

 

De seguida o upload começara. No meu caso ira levar algum tempo porque estou a fazer o upload para o meu ESXi de teste e o ficheiro encontra-se noutro sistema noutro pais, e por isso vai levar um pouco mais de tempo.

 

 

Depois de finalizarmos esta parte poderemos voltar novamente para a VM e finalmente começar a instalar o sistema operativo.

 

Iremos agora por o ISO no CDROM Virtual da VM e ira fazer o Boot com o ficheiro de instalação.

Cliquem novamente na VM e escolhem a opção “Edit Settings”.

 

Nos settings escolher clicar no CD/DVD Drive 1 e escolher a opção “Datastore ISO File” e depois clicar em Browse (ira abrir novamente o Datastore Browser e só temos de ir novamente à directoria que criamos e clicar no ISO e ok). Antes de fecharmos o Settings temos de escolher a opção de “Connect on Power” (basicamente diz ao ESXi para ligar o CDROM nesta VM quando ligar a VM que esta desligado por default).

 

Depois de as opções todas escolhidas, clicar em ok e fechar o quadro “Settings”.

 

 

 

 Nota: Existe uma segunda opção “Connected” que esta em cinza e não é possível inicialmente alterar. Esta opção diz ao ESXi para fazer boot com o ISO. Mas só esta disponível para alterar quando a VM esta ligada. Por default não será necessário activar esta opção que é automático, mas depois da VM estar ligada se encontrarem alguns problemas em arrancar com ISO, validar sempre se a opção esta activa.

 

Existem igualmente outras maneiras de ligar a VM com um ISO, mas por agora ficaremos apenas por esta opção que é mais fácil e ficam com uma ideia de como alojar ficheiros no vosso Datastore no ESXi.

 

Instalar SO Guest na VM

 

No nosso ESXi clicar novamente na VM (se já não tiver feito) e clicar na Tab da VM “Console”. Ou podemos clicar com o lado direito do rato em cima da VM e escolher a opção “Open Console”. Isto ira abrir a consola numa janela individual (iremos usar essa opção).

 

O que é a console?

Console é como fosse o nosso monitor do nosso computador. Ao estarmos dentro da console, é como tivéssemos fisicamente num computador/servidor a trabalhar nele directamente (sem ser por ligação remota). Assim a consola simula a ligação directa à nossa VM, tal como num servidor físico. E para instalar um sistema operativo temos de ter ligação directa ao servidor para a instalação. Só depois de instalado que podemos configurar no Linux/Windows ligações remotas. Tal como fazemos num computador/servidor físico.

 

Depois de estamos na consola, clicamos no botão verde (botao) para fazer power on da nossa VM e começar o boot do ISO.

 

 Nota Importante: Para conseguirmos ter acesso dentro da consola (para instalar o Sistema Operativo(SO), ou qualquer tarefa que tenhamos de fazer no SO Guest) temos de clicar com o lado esquerdo do rato no ecrã da consola. Automaticamente saímos do controlo do nosso computador para dentro da consola. Para voltar a sair da janela da consola, pressionar Ctrl + Alt.

 

Como podem ver na imagem seguinte a VM ligou-se e fez boot com o ISO que tínhamos adicionado ao CDROM Virtual.

 

 

A partir daqui é apenas a simples instalação do SO Guest.

 

 Nota: Não irei adicionar neste artigo os passos para a instalação do SO, porque não é esse o objectivo do mesmo.

 

Por vezes a VM não faz boot com o ISO que instalamos anteriormente. Seja porque a opção “Connected” no CDROM Virtual não esta activa (que já falamos anteriormente), seja porque o boot na BIOS da VM esta errada.

Tal como um computador/servidor físico normal, a VM também tem uma BIOS(VMware usa a BIO PhoenixBIOS 4.0).

Assim sendo teremos de entrar na BIOS, ou apenas no menu de Boot e alterar a ordem de Boot.

Como quando carregamos no botão para fazer Start da VM é demasiado rápido e muito dificilmente conseguiremos carregar na tecla para entrar na BIOS, ou no meu de Boot, antes que a VM comece a carregar, temos de ir aos Settings da VM e alterar o tempo de Boot. Neste caso iremos por um delay de 10 segundos para dar tempo a que possamos clicar na tecla correcta para mudar mos o Boot.

 

Assim sendo, clicar em “Edit Settings” na VM, escolher a Tab superior “Options” e ir para a opção “Boot Options” e alterar o Zero para 10000 ms (a opção esta em milésimos de segundo).

 

 

 

Ou em alternativa, podemos escolher a opção de baixo “Force Bios Setup”. Que fara que a VM entre na BIOS da próxima vez que se clicar no Start. Mas nos apenas iremos alterar o Boot, por isso não precisamos de entrar na BIOS, mas apenas no menu de Boot (que podemos lançar clicando na tecla ESC quando o ecrã inicial aparece)

 

Depois de alterado o tempo de Boot, vamos ligar a VM de novo e entrar no menu de Boot.

 

 

Como podemos validar na imagem superior, temos a opaco de carregar F2 para entrar na BIOS, ou apenas ESC para o menu de Boot.

 

Depois de carregado a tecla ESC, vemos o menu de Boot e apenas temos de escolher a opção CDROM e enter.

 

 

 Nota: Não esquecer para poder usar o interior da consola tem que se clicar na janela (área preta). Só assim podemos usar as teclas (ou o rato) dentro da consola. Para sair da consola (sem a fechar) Ctrl + Alt. Para voltar à consola, clicar de novo dentro da janela.

Quando o SO operativo tiver instalado, não esquecer de remover o ISO do CDROM Virtual para quando fizerem reboot da vossa VM, não arranque novamente pelo CDROM de instalação.

Ou removem a opção “Connect at Power on” que activamos anteriormente, ou simplesmente clicam na opcao “Client Device” no mesmo quadro de Settings do CDROM. Com esta ultima opção o CDROM deixa de usar a opção do ISO.

 

 

 

Depois de instalarmos o SO Guest e antes de finalizarmos este artigo de hoje, devemos instalar no SO o VMware Tools.

 

O que é VMware Tools?

VMware Tools é um conjunto opcional de drivers e utilitários que aumenta tanto o desempenho do SO Guest da VM, bem como a interacção entre o SO e o ESXi.

 

  • Um melhor desempenho a nível da placa gráfica e som (por default são instalados as genéricas).
  • Possibilidade da alteração da definição do monitor.
  • Facilidade na partilha de ficheiros entre a VM e o ESXi.
  • Com o VMware Tools deixamos de ter de clicar na Consola e para sair clicar no Ctrl + Alt, visto que o rato pode movimentar dentro e fora sem restrições.
  • Pode igualmente simular placas Gráficas 3D dentro do SO da VM.

               

Igualmente as placas de rede Virtuais que falamos num dos artigos anteriores, as vmxnet3 (que funcionam a 10Gb) funcionam melhor no SO quando o VMware Tools esta instalado.

Assim sendo é sempre recomendado ter o VMware Tools instalado. Bem como actualizado sempre que possível.

 

Existe VMware Tools para o Linux e VMware Tools para o Windows. Deveremos instalar o VMware Tools de acordo com o SO instalado na VM. Iremos no nosso caso instalar a versão para Linux.

 

Como podemos ver na imagem seguinte na Tab “Summary”, VMware Tools = Not Running (not Installed). Bem como IP e o DNS da VM aparece em branco. Este tipo de informação só esta disponível/visível neste quadro se o VMware Tools tiver instalado.

 

 

 

Como instalar o VMware Tools

 

Na VM lado direito do rato, opção Guest – Install/Upgrade VMware Tools

 

 

Basicamente o que esta opção faz, é montar automaticamente um ISO no CDROM Virtual como  software/drivers do VMware Tools. 

 

No caso do Linux se usarmos a linha de comando é necessário montar o cdrom etc. (alguns conhecimentos de Linux aqui ajudam a instalar mais facilmente o software).

 

Mas se usarmos a versão Gráfica, é mais fácil e é como qualquer Windows quando tem um autorun num CDROM e instalarmos o software. Apenas temos de clicar no ficheiro e seguir os passos.

 

Fazer através da linha de comandos já é mais complexo. AQUI podem consultar os passos como instalar o VMware Tools manualmente em ambiente Linux.

Para as versões Windows, usar a mesma opcao de instalar VMware Tools e depois no SO ir à drive de CDROM e correr o ficheiro existe e seguir os passos.

 

FIM DA SEGUNDA PARTE

 

 

E por aqui terminamos a segunda parte deste artigo.

 

Próximo e último artigo desta secção ira focar-se na utilização da VM, adicionar espaço em disco e configurar a rede (interna e externa) da VM.

 

 Próximo artigo (11/06/2016): ESXi: Como Criar e Configurar uma Maquina Virtual (VM) – Parte 3 (última parte)

 

Termino como sempre a informar que poderão utilizar o meu Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. para quaisquer duvidas, ou perguntas especificas que tenham sobre algo que se vai discutindo nos diversos artigos.

 

Até lá, um abraço Virtual

 

Luciano Patrão

 

Classifique este item
(0 votos)
Ler 2653 vezes Modificado em maio 29, 2016

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top