A Kaspersky Lab apresentou recentemente, de forma oficial, as novas versões das suas soluções de segurança para utilizadores domésticos, os produtos Kaspersky Internet Security Multi-Device 2016 e Kaspersky Total Security Multi-Device 2016.

 

Durante o evento de lançamento das novas versões, realizado em Madrid em Setembro, trocamos umas breves palavras com Alfonso Ramirez, diretor-geral da Kaspersky Iberia, onde nos foi dito que o mercado português estava de “boa saúde”. Agora, e passado algumas semanas, decidimos abordar o responsável da filial ibérica, com o intuito de percebermos como está a correr a chegada das novas versões dos produtos da linha 2016.

 

 

Wintech : Como correu o lançamento do novo KIS 2016 em Portugal?

Alfonso Ramirez : “Correu muito bem, acima das nossas expectativas. O mercado português mostrou, mais uma vez a sua importância para o negócio da Kaspersky Lab Iberia, tendo o ritmo de adoção das novas soluções de segurança sido superior ao da média europeia.”

 

Wintech : Nota-se um impacto da crise no bolso dos consumidores na hora de comprar produtos de segurança?

Alfonso Ramirez : “Eu creio que, cada vez mais, as pessoas têm noção que podem perder dinheiro a sério se não tiverem os seus dispositivos protegidos. Não são só os seus ficheiros e fotos que estão em perigo, são as suas contas bancárias e cartões de crédito, ou seja, o seu património financeiro. Por essa razão é que, apesar da crise, não sentimos uma retração significativa na compra das nossas soluções de segurança.”

 

Wintech : Que 3 características destacaria nos novos produtos?

Alfonso Ramirez : “São muitas e variadas as novas funcionalidades e melhoramentos introduzidos nas novas versões, mas eu destacaria estas: A função de Controlo de Alterações deteta qualquer processo que tente introduzir alguma modificação, informa o utilizador sobre essa tentativa e pede-lhe permissão expressa para o autorizar ou bloquear.

O Assistente de Limpeza de Elementos Privados é uma ferramenta atualizada para salvaguardar a privacidade. Pode ser usada para eliminar completamente o rasto de atividade dos utilizadores de um equipamento com Windows, incluindo, entre outras cosas, o historial do browser e o registo dos últimos documentos abertos.

Para os utilizadores preocupados com os piratas de webcams que se dedicam a espiar as pessoas, existe a função Proteção da Webcam, que evita captura de imagens, notifica os utilizadores quando se acede a ela e oferece a opção de bloquear todos os acessos à câmara.”

 


Wintech : A aposta num pacote multi-dispositivo foi uma aposta ganha?

Alfonso Ramirez : “Sem dúvida! A utilização de dispositivos móveis assumiu ma importância tal, que as suas vendas já ultrapassam largamente a de computadores desktop e até mesmo portáteis. Isto significa que os consumidores já não utilizam apenas um equipamento para aceder aos seus dados e à Internet, pelo que é necessário proteger todos os dispositivos que se usam, de igual maneira. Os nossos pacotes de segurança multi-dispositivo são flexíveis, permitindo ao consumidor que seja ele a escolher quais quer proteger, fazendo as combinações que bem entende dentro do número de licenças adquiridas.”

 

Wintech : Na sua opinião, que receios mais motivam os consumidores portugueses que compram segurança?

Alfonso Ramirez : “Eu creio que as preocupações são transversais à generalidade dos países onde a penetração da Internet é elevada, como Portugal. De acordo com as conclusões do estudo Kaspersky Consumer Security Risks Survey 2015, o número de utilizadores europeus preocupados com a sua privacidade online aumentou desde o ano passado: 68% dos utilizadores temem que alguém consiga aceder aos seus ficheiros pessoais, contra os 61% do ano anterior, 60% preocupam-se com as aplicações que possam recolher informação sobre eles sem que se apercebam e 45% não confia na sua webcam, conscientes de que as câmaras se utilizam frequentemente para espiar os proprietários dos dispositivos.“

 

A Wintech agradece ao Alfonso Ramirez pela sua amabilidade e disponibilidade para realizar esta entrevista.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 2063 vezes Modificado em Out. 25, 2015
Top