Wintech Girl : Vanessa Gonzalez - Wintech

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/qwesdf/public_html/components/com_k2/models/item.php on line 1198

A Wintech dá continuidade ao seu novo espaço “Wintech Girl”. O espaço “Wintech Girl” é um espaço de entrevista onde vamos auscultar mulheres, umas ligadas à tecnologia e outras nem por isso, de forma a perceber como aplicam a tecnologia no seu dia-a-dia. Esta semana a nossa convidada foi a Vanessa Gonzalez, diretora de comunicação ibérica da Kaspersky.

 

A Vanessa Gonzalez tem 40 anos, é casada e mãe de 5 filhos. Vanessa é licenciada em Ciências da Informação e Jornalismo, pela Universidad Complutense de Madrid e antes de se juntar à Kaspersky Lab, trabalhou durante 9 anos na agência de comunicação Porter Novelli como Diretora de Contas, tendo a seu cargo clientes como SAS, HP, 3Com, Informix. Anteriormente, a Vanessa, colaborou editorialmente durante cerca de 2 anos em várias publicações da imprensa técnica, nomeadamente de tecnologia e jogos.

 

 

Qual o papel da tecnologia no teu dia-a-dia?

A tecnologia representa um papel muito importante na minha vida, não só do ponto de vista profissional, já que trabalho para uma empresa de segurança informática, como também no âmbito pessoal.

De 0 a 10, qual o nível de utilização, por exemplo, do seu smartphone? Porquê?

Eu diria um 7. Não sou uma viciada no Smartphone e até agradeço quando me esqueço de o carregar ou dele em casa. A minha vida não gira à volta de um dispositivo, mas reconheço que é importante na gestão do meu dia-a-dia: no contacto com familiares e amigos, na gestão das minhas contas bancárias, em lazer, para jogar etc… O utilizo-o para muitas atividades e sempre com segurança e responsabilidade.

Qual o último gadget que adquiriu?

Um Tablet como presente de Natal para os meus filhos.

Que equipamento tecnológico espera que surja num futuro próximo?

Nanotecnologia/Nanociência… Estou desejosa de ver as aplicações práticas, também em informática, neste âmbito.

Como vê o papel das mulheres no mundo tecnológico?

Gostaria muito de ver mais mulheres em cargos de alta direção nas empresas, sejam de tecnologia ou não. É um caminho longo e por vezes com muitas barreiras, mas creio que a mulher está mais do que preparada para isso, sem necessidade de políticas de paridade, por exemplo, que, muitas vezes, nem sequer são cumpridas.

 

Como vê o futuro da tecnologia em Portugal?

Portugal é um país com muitas oportunidades, mas também muitos desafios. Neste momento, tanto Portugal como Espanha encontram-se numa situação complicada do ponto de vista económico, o que se nota em todos os âmbitos e sectores de atividade, incluindo a tecnologia.  O futuro da tecnologia é infinito e Portugal não é alheio a estes avanços, até porque é um país onde tradicionalmente se adotam bastante cedo as inovações tecnológicas que vão surgindo. Eu diria por isso, que, no campo da tecnologia, Portugal avança com passo firme e seguro.


Quer deixar umas palavras ao vasto auditório da Wintech?

Como mãe de cinco filhos, com idades que vão dos dois aos 13 anos, gostaria de aproveitar esta oportunidade de falar aos leitores da Wintech para fazer um apelo: a tecnologia é maravilhosa e abre-nos um mundo infinito de possibilidades, mas também implica riscos para os mais pequenos. Não os deixemos explorar sem proteção este mundo maravilhoso que é a tecnologia, a Internet, as redes sociais, etc… Ajudemo-los a tirar o máximo partido com o mínimo risco. É importante que encontremos, como país e educadores, o tempo necessário para aprender e ensiná-los a navegar e a relacionar-se online com responsabilidade.

 

A Wintech agradece desde já à Vanessa Gonzalez pela simpatia e disponibilidade para que se pudesse realizar esta entrevista.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 1213 vezes Modificado em Fev. 23, 2015

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top