Depois de muitos meses em que apenas foram conhecidas algumas versões "Preview" do Internet Explorer 9, no passado dia 15 de Setembro, a Microsoft, disponibilizou a versão Beta, e de domínio público, do browser mais usado no mundo. Com esta apresentação foi também revelado o interface do Internet Explorer 9 e algumas das funcionalidades que vão estar presentes na mais recente aposta da Microsoft.

Como é sabido algumas das inovações da Microsoft para este browser passam pelo novo motor JavaScript, suporte a diversas linguagens de programação web como o HTML5, CSS3, Canvas e SVG, e também o suporte a renderização de conteudo web com base nos processadores gráficos.

Mas comecemos pelos primeiros passos, a instalação do Internet Explorer 9 Beta.

A Instalação do IE9 Beta

Antes de avançarmos com a instalação devemos recordar que o Internet Explorer 9 apenas é compatível com o Windows 7 e Windows Vista, quer isto dizer que o Windows XP ficou de fora, porém o Windows 7 e Windows Vista têm versões para 32 e 64 Bits do browser.

Para recolher o ficheiro de instalação, que pesam entre os 35 e 20 MB (para sistemas de 64 e 32 bits, respectivamente), os utilizadores interessados deverão navegar até ao site http://windows.microsoft.com/pt-PT/internet-explorer/download/ie-9/worldwide .




Depois de termos efectuado o download para o nosso sistema (no nosso caso de 64 Bits) procedemos à respectiva instalação. A instalação demorou alguns minutos, talvez perto de 10 minutos, visto que o installer necessita de descarregar alguns updates a partir da Internet. Depois de ter efectuado a instalação, foi necessário um reboot ao sistema para que o browser fique definitivamente instalado e integrado no sistema operativo.

Após estar instalado e assim que foi executado, começaram a surgir algumas janelas de notificação, nomeadamente na parte inferior do ecrã, que ao longo da utilização nos dão conta de realizar, ou chamar a atenção para, algumas tarefas. Nas primeiras que nos surgiram estava relacionadas com a gestão de plugins no browser e onde era recomendado que fossem desactivadas de forma a tornar o arranque do Internet Explorer 9 muito mais rápido. Outra das notificações prendia-se com um dos downloads que fizemos e onde foi possível perceber que, finalmente, a Microsoft decidiu integrar um gestor de downloads...

O Interface do Internet Explorer 9

Uma das novidades, e já muito ansiada, é o novo interface apresentado pelo browser. Em relação a isto podemos dizer que é um IE9 muito mais limpo e que em utilização com o Windows 7 surge muito bem integrado com o sistema, muito por culpa das tecnologias colocadas no sistema operativo como é o caso do Aero Snap e dos seus sistemas de transparências...

Em relação ao interface ficamos desde logo espantados com o facto de terem desaparecido alguns botões e onde anteriormente tínhamos um espaço ocupado com alguns botões e barras de favoritos temos agora dois grandes botões que permitem aceder á pagina antecessora e seguinte juntos à barra de endereço (que pode ser esticada ou encolhida conforme o gosto do utilizador). Logo ao seu lado temos agora os tabs com as paginas que temos abertas, assim como três pequenos ícones que permitem o acesso fácil à "homepage" definida por default, aos favoritos e às definições do browser.

Numa breve apreciação, e a nível geral, podemos dizer que o novo UI do browser abre mais espaço para quem navega na Internet e da um aspecto muito mais limpo às paginas visitadas.


Os botões de Zoom desapareceram, ou seja, quem quiser recorrer a esta opção pode usar a roda de scroll em paralelo com a pressão na tecla CTRL. Pode ainda aceder a esta opção indo ao botão de acesso às definições e onde podemos escolher qual o nivel de Zoom que pretendemos obter na pagina.


O sistema de Tabs foi também alvo de particular atenção por parte da Microsoft. Agora é possível, por exemplo, agarrar numa tab e arrastar para qualquer área do ecrã de forma a "separar" essa pagina da janela que estava aberta, ou seja, podemos separar diversas paginas dos tabs de forma muito fácil. Apesar desta melhoria verificamos que, por exemplo, se tivermos uma Tab em segundo plano, não a podemos fechar sem acedermos a ela, situação que já acontece noutros browsers concorrentes como o FireFox, Chrome ou Opera.
 
{mospagebreak} 
 
A Caixa Única

A barra de endereços foi finalmente unificada, ou seja, temos agora num só espaço a barra onde colocamos o endereço para navegação e ao mesmo tempo podemos pôr nesse espaço um determinado assunto que queremos pesquisar, de seguida pressionamos a tecla Enter e o Internet Explorer vai de seguida abrir o Bing para pesquisar o assunto que pretendemos. Interessante e simples, hem ?


"Sites Afixados"

O sistema de "Afixar" uma aplicação ou ficheiro é também uma opção possivel para os sites que visitamos. Basta (caso o site já esteja preparado para isso) simplesmente arrastar o icon da pagina, e que se encontra junto do endereço, para a barra de ferramentas. Assim poderemos dessa forma aceder facilmente a um site que temos por norma o habito de visitar...


A WinTech, por exemplo, já suporta esta particularidade do "afixar" na barra de ferramentas. Experimente...


Os Plugins e a Pagina de Novo Tab

Normalmente a abertura de uma nova Tab no Internet Explorer, na versão 8 por exemplo, era o mesmo que dizer que tinhamos de esperar alguns segundos. Com o IE9 esta situação, podemos dizer claramente, foi resolvida ou seja, deixou de haver aquele tempo de espera para a abertura de um novo espaço para navegação.


Para além desta melhoria, a Microsoft criou ainda um gestor de desempenho para os add-ons. Este gestor permite-nos desactivar alguns add-ons que possam estar a impedir uma abertura rápida de Tabs. Aqui temos uma ideia do tempo que cada add-on instalado leva ao ser executado quando se inicia.

Quando abrimos uma nova Tab temos também algumas sugestões de acesso a sites. Esta sugestão surge com base nos hábitos do utilizador e nas páginas mais visitadas. Aqui é também possível aceder ao modo de navegação "InPrivate".


O Download Manager

Finalmente o Internet Explorer recebeu o "Download Manager". Um complemento muito importante e que já existe há muito tempo em diversos browsers...Este gestor de downloads revela-se muito pouco intrusivo, e sempre que é activado surge uma notificação na parte inferior do ecrã. Aqui podemos definir se o ficheiro que estamos a descarregar pode ser guardado em determinada pasta, por exemplo, ou se pretendemos executar o ficheiro assim que é terminado o download...
Mais uma excelente iniciativa, segundo nos parece, por parte da Microsoft.



Desempenho


Com a chegada do Internet Explorer 9 a questão de que as aberturas de paginas através do browser da Microsoft se apresenta muito lenta cai definitivamente por terra. De facto o desempenho do IE 9 é muito mais rápido que as versões anteriores, ficando em alguns casos ao nível da velocidade de abertura de paginas que o Google Chrome apresenta, um dos browsers mais rápidos do mercado. Esta melhoria só é possível graças ao motor Chakra JavaScript que foi introduzido no browser.

Mas não foi só a introdução do novo motor JavaScript que contribuiu para o aumento da performance do browser, pois também o sistema de aceleração através do hardware, mais concretamente do processador gráfico, é também uma peça fundamental para o excelente comportamento do browser na abertura de paginas Web.

Suporte aos Standards HTML 5

O suporte aos diversos Standards como é o caso do HTML 5, CSS3, Canvas e SVG, é também uma das características mais interessantes desta nova versão do browser da Microsoft.

Porém pensamos, com base no que é dito pelo site HTML5test.com, que a Microsoft ainda tem algum trabalho pela frente. Em termos comparativos, o Internet Explorer 9 Beta consegue obter apenas 96 pontos em 300 possíveis, sendo que o velhinho FireFox 3.6 consegue 139 pontos em 300 possíveis. Uma distância ainda considerável ainda para mais quando comparamos o resultado apresentado pelo Google Chrome 6 que consegue uns impressionantes 217 em 300 pontos possíveis !

Um sinal claro de que o IE9 ainda terá um caminho a percorrer para melhorar o suporte ao HTML5 e a todas as suas particularidades.
Ainda em relação aos testes, no conhecido Acid3, o Internet Explorer 9 conseguiu uns fantásticos 95 pontos em 100. Apesar desta pontuação, a Microsoft tem ainda um pequeno caminho a percorrer para tornar o browser compatível com os diversos standards.

Não Esquecer : É Uma Beta

Como se sabe o Internet Explorer 9 é uma versão ainda de testes e que ainda está a caminhar para a respectiva versão final. Haverá certamente mais algum trabalho pela frente para a equipa de desenvolvimento do produto.

Apesar deste trabalho que há ainda por realizar, existem já muitos pontos muito positivos. A estabilidade e compatibilidade com a grande maioria de sites que visitamos regularmente são sem duvida pontos muito favoráveis para que o browser chegue à versão final com melhores níveis de qualidade e perto da perfeição.


Apesar de tudo o que dissemos nesta analise e com base em todos os pontos bons e menos bons aconselhamos todos os utilizadores a testarem o Internet Explorer 9 Beta.
{mosgoogle}
Classifique este item
(0 votos)
Ler 8077 vezes Modificado em Set. 20, 2010
Top