Análise: WebHS – Website Builder - Wintech

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/qwesdf/public_html/components/com_k2/models/item.php on line 1198
 Os dias que correm na sociedade da informação obrigam-nos, cada vez mais, a sermos alguém cá fora e dentro da rede. Uma morada virtual é tão importante como uma morada física! Hoje em dia um currículo sem um e-mail é um currículo incompleto. E quem diz um e-mail diz, naturalmente, um site, a nossa morada virtual, o nosso projecto, no fundo algo que diz muito sobre nós. Infelizmente criar um site com algum primor técnico e estético não estava ao alcance de qualquer um…
A WebHS sabe disso e resolveu mudar essa situação criando uma “ferramenta” que nos permite criar um site com escassos e simples passos.

Quem é a WebHS?

Uma pergunta natural e de fácil resposta: A WebHS é uma empresa que se dedica, essencialmente, ao alojamento de páginas Web. Com o objectivo de facilitar a vida aos seus clientes e também de oferecer mais uma solução que distinga os seus serviços da concorrência, a WebHS lançou, como foi acima referido o Website Builder.

Para começar a usar o serviço apenas terá de seguir este endereço http://trial.wsb.webhs.pt/tryoutlogin/www/ . O serviço tem duas particularidades muito interessantes. Pode testar gratuitamente, fazendo um site que ficará, e agora é importante destacar, online por 15 dias. Realiza o seu projecto com apenas 7 passos e poderá testa-lo durante 15 dias sem qualquer custo. Passados os 15 dias se pretender adquirir o projecto final basta efectuar a compra com o seu login e ele ficará online sendo possível modifica-lo posteriormente.

Chega de introdução, vamos construir o nosso site em 7 passos!

Após efectuar o simples registo, deverá carregar no botão superior “criar website” para dar inicio ao seu projecto.

Eis que surge então a janela com o primeiro passo.


Temos as seguintes opções:

* Começar novo projecto
* Editar site existente
* Remover projecto

Neste momento interessa-nos a opção “Começar novo projecto”. Contudo fica desde já a noção de não ser necessário refazer os 7 passos caso algum dos mesmos não nos agrade tanto no final. Por outro lado ficamos também a saber que se não gostarmos do que foi feito podemos pura e simplesmente remover e fazer um novo. Todas estas opções podem ser realizadas também no serviço pago. Ainda que compre um projecto poderá sempre modifica-lo e remove-lo caso seja essa a sua vontade. Versatilidade acima de tudo!

Começamos então um novo projecto.

Neste primeiro passo, são exibidos 6 campos para preenchimento. São eles: Nome do Projecto; Idioma; Título do Site; Nome da Empresa; Slogan; Logótipo.
Todos os campos são de preenchimento obrigatório. Contudo caso não tenha uma empresa, um slogan ou muito menos um logótipo não se assuste pois não será dificuldade. Pode, simplesmente, no topo da página marcar as opções referentes à inexistência de qualquer um desses campos. Marcadas as opções, os campos ficam bloqueados sendo apenas necessário preencher os três passos que restam, carregar em gravar e prosseguir com o nosso pequeno projecto!



Publicidade :
{mosgoogle}

{mospagebreak}

O segundo passo é o chamado toque pessoal. Aqui vai escolher a template que quer usar. A template, ou modelo do site, é o que vai dar aspecto ao seu site. É o corpo, estrutura e cor do mesmo. A WebHS fornece cerca de 330 templates divididas nas mais diversas categorias para que possa encontrar o que pretende. Se tem um gosto peculiar esteja descansado. A WebHS pensou em tudo e tem todo o tipo de templates. Sendo que este é um passo muito pessoal nós fizemos a nossa escolha e estou certo que você fez a sua de acordo com o que pretende. Vamos então prosseguir para o 3º passo!


Chegámos ao terceiro passo. Este passo era algo que temíamos pois sabíamos que estava na altura de começarmos a estruturar o site sendo esta uma das partes mais complexas do processo. Contrariamente ao esperado fomos muito bem surpreendidos pela facilidade deste terceiro passo! Este traz-nos 3 componentes principais do nosso site: Cor, tipo de letra, estilo dos menus de navegação e cabeçalho.
A cor, um dos aspectos mais fundamentais, prende-se um pouco com a template. No acto da escolha, com certeza reparou nos três quadrados coloridos situados abaixo da mesma. Essas eram as cores possíveis para a template. Agora poderá testa-las todas a escolher a que mais lhe agradar. Segue-se o cabeçalho. Ainda de acordo com a template o tipo de cabeçalho vai variar podendo escolher o que mais lhe agradar consoante as opções. O mesmo se aplica ao tipo de letra e ao estilo dos menus. É tão fácil que nos deixa sem margem para qualquer tipo de explicação. Vamos então para o 4º passo!


O 4º passo é um passo simples e rápido. Basta ter noção do conteúdo que quer ver no seu site e este passo é quase instantâneo. A escolha dos menus. Neste passo poderá mover menus já existentes e modifica-los. Pode criar um álbum de fotos, um livro de visitas ou um formulário online. Após definidos os menus a surgir no site pode ordena-los e prosseguir para o 5º passo. Repare que já tem metade do trabalho feito! Faltam apenas 3 passos!


Publicidade :
{mosgoogle}

{mospagebreak}

Estamos no 5º passo, o nosso site já tem forma falta dar-lhe conteúdo! Neste antepenúltimo passo vai poder criar informação em cada um dos menus anteriormente escolhidos. Para isso, basta carregar no menu ao qual pretende dar conteúdo e escrever! Com uma interface semelhante a um editor de texto normal não terá qualquer dificuldade em estruturar o seu conteúdo. Se quiser aprofundar um pouco mais a sua página tem um editor de HTML embutido. Uma função apenas para os mais experientes mas que prova que este sistema é para todos! Este passo torna-se muito interessante porque neste momento já é possível pré-visualizar o trabalho feito. É o momento de ligar aos pormenores! Mais um passo que nos deixa sem explicações para dar!


Estamos cada vez mais próximos do final e este 6º passo pertence já aos retoques finais. Aqui poderá modificar o título das páginas, adicionar efeitos na abertura do site e conteúdos, adicionar palavras-chave ao seu site e dar um nome às páginas e conteúdos. Mais uma vez poderá pré-visualizar as modificações que efectuar. Vamos prosseguir para o último passo.

O derradeiro passo serve apenas para escolher o “pré-domínio” do nosso site. É o local onde irá ficar alojado nos 15 dias que se seguem. Durante esse período poderá partilha-lho com amigos, fazer modificações e visualiza-lo as vezes e quiser. Se chegar a conclusão que gosta do seu trabalho e que quer partilha-lho com a comunidade poderá comprar o projecto e dizer a toda a gente que fez o seu espectacular site em escassos minutos e 7 passos!


Acabou de fazer o seu site em 7 passos e pouco tempo. O sistema, como pudemos comprovar, é eficiente e não é o facto de ter apenas 7 passos que o faz fraco. Na verdade, fazer sites profissionais está agora a distância de poucos cliques. Seja pessoal ou profissional já não tem qualquer desculpa para não ter um site na Internet. Na nossa modesta opinião esta e a solução ideal para quem quer fazer um site sem se deparar com os problemas inerentes ao mesmo. Acima tudo é um sistema para quem não quer saber mais, é um sistema para quem quer apenas quer ver o seu trabalho feito e bem feito! Negativamente, apenas destacamos o facto de alguns passos estarem em inglês e não possuírem descrições podendo deixar o utilizador com algumas dúvidas mas nada que afecte o seu trabalho. A WebHS deu um passo de gigante no já apelidado “choque tecnológico”.

Para mais informações / aquisição do produto sugerimos que visite o seguinte endereço:
 http://www.webhs.pt/wbuilder.php .

O custo mensal associado a este produto é de 10€ / mês.
Autor: André Machado

Publicidade :
{mosgoogle}
Classifique este item
(0 votos)
Ler 12134 vezes Modificado em Ago. 18, 2007

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top