Análise : Luta de Browsers !!! Qual o Melhor ? - Wintech

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/qwesdf/public_html/components/com_k2/models/item.php on line 1198
 A necessidade de proteger o nosso computador tende a ser cada vez maior, dados cada vez mais ataques aos sistemas operativos e/ou outro software que possuímos. Como a maioria desses ataques vem da Internet, é fundamental termos um bom browser, pouco vulnerável a ameaças.

Dado que é utópico um ter um browser 100% seguro, procuremos o browser que mais perto está da perfeição neste factor. E se for rico em funcionalidades, melhor.
Felizmente, arrisco-me a dizer que 2007 é o melhor ano para quem quer navegar na Internet, devido à imensidão de alternativas úteis que temos aos browsers mais famosos. Lembro aos mais distraídos que, em 2001, foi lançado o Internet Explorer 6. Nessa altura, apenas ele e o Netscape tinha popularidade junto dos cibernautas. Os outros representavam um nicho na cota do mercado. E eram bastante inseguros e apresentavam bastantes incompatibilades com certas páginas da Internet. O problema é que até o IE6 e o Netscape Navigator eram muito vulneráveis a ataques online. Um problema que se estendeu até 2004, quando foi lançado o Firefox. O browser da Mozilla tornou-se o browser de eleição para grande parte das pessoas, devido à segurança que apresenta e à velocidade na navegação. Uma boa alternativa, sem dúvida, ao browser da Microsoft. Isto obrigou a Microsoft a “mexer-se” e a lançar a versão 7 do seu browser, que estava em banho-maria à 5 anos. Porém, este lançamento ocorreu 2 anos depois do lançamento do Mozilla Firefox 2, o que fez com que a Microsoft perde-se poder neste sector.

Mas 2006 foi o ano em que a 2ª guerra dos browsers realmente despertou: assistimos ao lançamento dos browsers K-Meleon, Opera 9, Firefox 2, Internet Explorer 7, entre outros. Daí a questão: o Firefox ainda é o melhor browser para Windows? Descubra nesta review.
Após uma navegação paciente na Internet, descobri 10 browsers, que serão, provavelmente, os mais usados para quem tem um Sistema Operativo Windows.

Eles são:



Como é possível verificar, o browser Internet Explorer 6 ainda é o browser mais usado, com 45,24% de market share, segundo a Hitslink.
Agora vamos, de facto, verificar qual deles apresenta melhores condições para se tornar o browser de eleição de momento.

Legenda:



Segurança :

Este será sem dúvida o ponto mais importante desta comparação de browsers. Adoptar um browser que tenha poucas vulnerabilidades de segurança é essencial. Vamos ver como se comportam frente ao factor segurança:



Grande Derrotado: Internet Explorer 6 SP2
Grande Vencedor: Opera 9.23

Após uma visita ao site da Secunia, uma empresa de soluções de segurança, é possível ver os números indicados acima no que diz respeito a vulnerabilidades. Isto, claro, com uma paciente pesquisa, pois os resultados não estão visíveis na main page. Aqui o Internet Explorer 6 é claramente o maior derrotado, e o Opera o vencedor, dado que para a versão 9.2x ainda não foram encontrados problemas a nível de segurança. O Safari também se sai muito bem nesta questão, sendo que nenhum dos 4 problemas é sequer ligeiro. Nota negativa também para o Maxthon, provavelmente por ser “personalizável” demais...

No que diz respeito a resposta a vulnerabilidades, a Microsoft parece se ter esquecido do IE6. O lançamento de novas actualizações acontece quase de 2 em 2 meses, a correr bem. A versão 7 recebe quase sempre actualizações pelo menos 1 vez por mes, mas não deixa de ser uma lenta resposta por parte da Microsoft. Aqui sem dúvida que o FireFox, o Opera e o Netscape são muito bons. Quer a Mozilla, quer a Opera Software, respondem muito rapidamente quando uma falha é detectada. Isto, claro, se a souberem corrigir.

Em termos de seguraça no seu todo, apenas o IE6 e o K-Meleon não apresentam filtro de anti-phishing. Apesar do IE7 apresentar, continua com falhas graves no seu kernel. Codificação dos dados de 128-bit no Windows XP também não ajuda. Porém, com uns “tweaks” às opções de segurança, vai lá.

Publicidade :
{mosgoogle}

{mospagebreak}

Performance :

O factor performance também é bastante importante. Dado que em PHP todos os browsers apresentaram um comportamento idêntico, centremo-nos em páginas com conteúdo JavaScript e HTML. E não esquecendo, claro, a velocidade de arranque.



Grande Derrotado: Internet Explorer 7
Grande Vencedor: Safari 3.0.3

O Safari apresenta resultados muito animadores no que diz respeito a performance. Ao 1º arranque provou ser muito rápido (2 segundos), e o mesmo aconteceu a abrir páginas em HTML. O teste de Javascript, efectuado em Celtic Kane Online, web site onde é possivel fazer testes ao JavaScript, mostrou-nos que o Safari e o Opera são impecáveis, e exactamente o contrário sobre o Internet Explorer. Os browsers baseados no motor Gecko, e o Maxthon, apresentaram resultados razoáveis.

Layout/Funcionalidades :



Grande Derrotado: Internet Explorer 6 SP2
Vencedores: Firefox 2.0.0.6 e Firefox 3.0a8

Aqui a vitória do Firefox não foi clara, mas tem o seu fundamento. Quando falo em funcionalidades, falo nas que podemos utilizar de origem, ou seja, sem intervenção de add-ons. Aí o Opera bate a concorrência facilmente, apresentando funcionalidades de origem como gestor de bittorrents, mouse gestures, entre outras, que só uma paciente exploração do mesmo poderá nos indicar. Mas com a intervenção dos add-ons (Extras), o Firefox, quer o 2 quer o 3, conseguem ultrapassar a concorrência, mesmo o “personalizável” Maxthon. Aqui nota-se um enorme esforço da comunidade em fazer este browser da Mozilla o mais funcional de todos. Mas note-se que o Opera também conta com extras (widgets) bastante interessantes, ultrapassando já os mil. Outros browsers, como o Flock e o Netscape, também apresentam extras interessantes. Quanto ao layout, aqui vêm a fase mais controversa do comparativo, provavelmente. O Internet Explorer 6 SP2 e o K-Meleon são os que apresentam layout com linhas menos trabalhadas, ícones simples e pouco apelativos. Espero que haja concordia nesta parte. Mas também há que distinguir os layouts dos browsers Maxthon e Flock dos outros: estes apresentam um excelente design, linhas muito bem trabalhadas, e ícones atractivos. Esta foi a melhor forma que arranjei de os distinguir de browsers como o IE7 e o Firefox que, sejamos nobres, apresentam também um bom layout. Mais uma vez, excluo os add-ons, porque entre eles temos os temas, que podem tornar estes browsers mais interessantes...

Publicidade :
{mosgoogle}

{mospagebreak}


Recursos e WebStandards :



Derrotados: Internet Explorer 6 SP2 e Internet Explorer 7
Grande Vencedor: Opera 9.23

Aqui não houve vencedores nem derrotados claros. Os browsers da Microsoft apresentam valores normais de consumo de memória, mas a sua instalação é lenta e dolorosa. Pior, apresentam péssimos resultados nos webstandars, fornecidos pelo teste Acid2, do web site webstandards.org. O Maxthon também deixa muito a desejar neste ponto, mas é mais económico, quer na RAM quer no disco. A nível de Consumo de Recursos, o K-Meleon apresentou excelentes resultados. Mas não nos webstandards. Aqui foi o Opera e o Safari, com um “gratz” à Mozilla também, já que o teste correu lindamente no seu novíssimo browser, que ainda se encontra em versão alpha. Porém, ainda tem de “comer” menos RAM, até chegar ao pódio

Suporte :



A nível de suporte, nenhum browser deixa algo a desejar. Apenas gostava de evr um maior esforço por parte da MS para ouvir os seus clientes, e melhorar os seus produtos mais rápidamente. O facto de ser um browser “demasiado” da empresa de Redmond, deixa opiniões externas muito de fora, e o suporte podia ser melhor, embora, não seja tão mau como o pinto. Aqui a Mozilla e a Opera Software apresentam-se como as mais preocupadas: o Firefox, como open-source, e o Opera, pelo “zelo” que a equipa norueguesa tem pelos seus utilizadores. Nós agradecemos.
Conclusão: Nesta 2ª grande guerra dos browsers, o Opera apresenta-se como a melhor aposta, em quase todos os níveis, mas os browsers da Mozilla também são muito bons. E o Safari também é uma boa aposta. Enfim, cada um tem as suas virtudes e os seus defeitos, como toda a gente sabe. Não conto nenhuma novidade. Mas se me perguntarem qual o que sai melhor, a minha resposta é uma e única: Opera 9.23.

Os resultados falam por si, contudo só o utilizador de cada sistema pode confirmar se os resultados que obtivemos vão de encontro com a sua experiência...

Opera 9.23 – 87 % - http://www.opera.com
Safari 3.0.3 – 80% - http://www.apple.com/safari/
Firefox 3.0a8 – 74% - http://getfirefox.com
Netscape 9.0b2 – 73% - http://www.netscape.com/
Firefox 2.0.0.6 – 71% - http://getfirefox.com
Flock 0.9.0.2 – 69% - http://www.flock.com/
Maxthon 2.0.2 – 65% - http://www.maxthon.com/
K-Meleon 1.02 – 61% - http://kmeleon.sourceforge.net/
Internet Explorer 7 – 41% - http://www.microsoft.com/portugal/windows/ie/default.mspx
Internet Explorer 6 SP2 – 31%

Pode ainda deixar um comentário sobre esta análise no nosso fórum .

Autor : Micael Vinhas

Publicidade :
{mosgoogle}
Classifique este item
(0 votos)
Ler 16194 vezes Modificado em Ago. 17, 2007

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top