Apresentado durante a  GSM World 2008, que se realizou no ano passado em Barcelona, o Sony Ericsson Xperia X1 chegou a ser considerado como um dos equipamentos mais aguardados de 2008.

Chegado finalmente a Portugal, e com um preço a rondar os 700€, foi a vez da WinTech o analisar a fundo e dar a sua opinião sobre um dos SmartPhones do mercado.

As caracteristicas completas deste equipamento podem ser vista "à lupa" no próprio site do fabricantes, aqui .

Para além de possuir o Windows Mobile 6.1 (em Português), uma das suas principais novidades é a possibilidade de o personalizarmos de forma fácil recorrendo ao uso de sete "paineis". Estes paineis colocam em primeiro plano aquilo que no fundo pretendemos para usar o equipamento, ou seja, passamos a explicar : podemos ter um painel só com o leitor multimédia, outro so para visualizar fotos, outro com acesso rápido ao Google, dois ecrãs mais funcionais com relogio e agenda, um ecrã tradicional do Windows Mobile e um fantástico Screensaver com pequenos peixes e relógio.


Na Caixa :
No que diz respeito ao conteúdo da embalagem, podemos encontrar o equipamento, carregador, cabo USB, uma "pen" suplente, pequenos manuais de ajuda rápida, CD com ActiveSync, auscultadores e micro.

Hardware : Que Máquina !

Mas deixemos de parte estes aspectos mais "visuais" e passemos a alguns pormenores mais técnicos. O processador deste X1 funciona a 528 MHz, 256 MB de memória RAM, 512 MB de espaço de armazenamento, possui ligação 3,5G, Wireless e GPS. Destaque ainda para a ligação ao PC via USB, entrada para auscultadores com jack de 3,5mm. Em relação à sua construção, o X1 é um equipamento com aspecto bastante robusto e que os seus, quase, 150 gramas não deixam margem de dúvidas.

 Um dos factos mais interessantes deste equipamento é o teclado QWERTY, retro-iluminado e muito bem concebido ao nível de construção, pois as teclas estão bem separadas e com um tamanha bastante razoável, permitindo desta forma a sua fácil utilização. Ainda no que diz respeito ao teclado, apontamos aqui um primeiro factor negativo : a ausência do C cedilhado (ç) e de acentos que por vezes sentimos necessidade de usar, sendo que a forma de contornar isso é recorrer ao teclado virtual, o que acaba por ser um contra-censo...

Em relação ao ecrã, esta equipamento possui uma área de visualização de 3" com uma resolução de 800x480, é um ecrã Touch e bastante sensível ao toque.

A presença de duas câmaras no X1 são de facto factores a ter em conta, uma câmara "traseira" que substitui na perfeição uma máquina digital com uma resolução de 3,2 MegaPixeis, e uma câmara de baixa resolução (QVGA - 320x240) ideal para vídeo conferência ou vídeo chamada.

A câmara de 3,2 MP inclui ainda a presença de um pequeno flash, que apesar de tudo não é suficiente para se conseguir tirar imagens de qualidade com pouco luz, contudo em situações de boa iluminação esta câmara apresenta resultados muito bons. É possível ainda, através de um simples toque no ecrã, definir o ponto de focagem.

Interface Gráfico : O mais interessante

A Sony Ericsson optou por acrescentar ao tradicional ecrã do Windows Mobile, seis outros painéis personalizados : Dois dos painéis concebidos pela própria Sony que permite personalizar com atalhos para aplicações, acesso às feeds RSS, calendário, um dos painéis inclui acesso à multimédia, um outro painel têm acesso ao Rádio FM que o X1 possui incorporado, um outro painel com acesso ao Google (imagine-se) e um outro painel (o mais engraçado, mas pouco funcional) com peixes animados e relógio.

Apesar dos painéis permitirem um acesso fácil a aplicações, uma das contrariedades que surgem de imediato é quando pretendemos, por exemplo, enviar um SMS visto que poderia haver um acesso directo nos painéis para esse efeito, e que não existe. Estes painéis limitam-se a "atalhar" para aplicações, calendários ou para as tarefas...

A utilização dos painéis é bastante simples, basta pressionar a tecla X Panel presente na parte frontal do equipamento para que possamos seleccionar o painel que pretendemos. O uso dos dedos para activar determinadas opções dos painéis ou do PDA é de facto um factor positivo a realçar.

O teclado virtual poderia ser melhor concebido, ou seja, apesar de existir um teclado físico (e que já revelamos mais atrás) este possui algumas falhas, e o teclado virtual serve de complemento, mas as suas teclas são demasiado pequenas para se conseguir usar com os dedos, sendo por isso necessário recorrer à "pen" que acompanha o equipamento.

 Multimédia : Acesso fácil ao divertimento...

Um dos painéis, como já dissemos, permite o acesso directo as imagens, videos e musicas. O seu visual é bastante parecido ao que é apresentado, por exemplo, nas consolas da Sony como a PS3 ou PSP...  O ecrã de 3" é bastante interessante para a visualização de vídeos.

O rádio possui uma qualidade bastante boa de som, qualidade sonora essa que não fica apenas limitada ao rádio, de facto a qualidade na conversação em chamada é realmente muito boa, aliás, diga-se que esta é já uma imagem de marca da própria Sony Ericsson.

O suporte a cartões MicroSD é um ponto bastante a favor, visto que a Sony neste equipamento não pretendeu limitar o uso ao seu formato favorito para dispositivos móveis, o M2. Este tipo de armazenamento é mais comum e também mais económico...Resta referir, ainda em relação aos cartões de memória, que o X1 suporta cartões até 32 GB...

Comunicação : A Internet na ponta dos dedos...

A presença do Wireless permite em muitos locais o acesso fácil à Internet. No que diz respeito ao software, o Xperia apresenta dois browsers integrados : o tradicional e habitual presença nos sistemas Mobile da Microsoft, o Internet Explorer e o Opera Mobile 9.5.

O Internet Explorer têm algumas dificuldades no acesso a determinadas páginas, não se apresentando por vezes compatível com algumas funcionalidades multimédia ou determinado tipo de animações. Por sua vez o Opera Mobile instalado é mais que suficiente para que o utilizador navegue sem problemas por essa Internet.

A presença do Windows Live Messenger garante a manutenção de conversas animadas dentro da comunidade contactos do utilizador.

As Aplicações : Muitas opções para trabalhar...

A Sony Ericsson equipou, podemos dizer, bastante bem o X1. Para além das versões Pocket do Word, Excel, PowerPoint e One Note, estão também presentes o Adobe Reader, o Google Maps (bastante util em conjunto com o GPS).

Autonomia : E dura...dura...

A autonomia do Xperia X1 é de facto muito boa. Nos testes que fizemos podemos dizer que uma carga completa faz com que tenhamos telefone para quase uma semana...Muito bom neste tipo de equipamentos. Obviamente que só activamos o Wireless, ou o BlueTooth em situações de real necessidade para assim preservarmos o máximo de tempo útil da bateria...

Conclusão : Ideal para trabalhar...

Em jeito de conclusão, podemos dizer que Sony Ericsson Xperia X1 é um equipamento muito útil para quem trabalha diariamente e precisa de uma agenda completa com acesso à Internet e GPS. Ideal, por exemplo, para comerciais ou executivos que viagem regularmente...

Pontos Positivos :
+ Dimensão do ecrã
+ Ecrã Touch sensível
+ Qualidade de som
+ Painel X Panel
+ Software
+ Autonomia

Pontos Negativos :
- Teclado Slide com falta de acentuação e letras
- Teclado virtual pouco funcional para funcionar com os dedos
- Preço

 HomePage : Sony Ericsson

{mosgoogle}
Classifique este item
(0 votos)
Ler 8381 vezes Modificado em Abr. 11, 2009
Top