À medida que o desenvolvimento do Windows 7 vai avançando de dia para dia, começam também as preocupações dos desenvolvedores de aplicações para a criação de software que seja compativel com o próximo sistema operativo da Microsoft.

As empresas responsáveis pelo desenvolvimento de aplicações de segurança não fogem à regra, e assim sendo as soluções Beta começam também a surgir no mercado. É o caso da McAfee que recentemente lançou a sua versão Beta Pública do McAfee Total Protection.

A WinTech curiosa para testar este produto decidiu analisar esta aplicação na build 7057 do Windows 7.

Como dissemos, os interessados em testar o software de segurança da McAfee têm em primeiro lugar (caso não tenham já conta criada) criar uma conta que permite obter acesso ao software. Para tal basta dirigir-se ao site http://beta.mcafee.com/BetaMcAfee/Home.aspx para criar ou para efectuar o login.

Depois de ter efectuado o login, deve-se descarregar uma pequena aplicação que permite o download e instalação da aplicação. De referir que este método é de facto eficiente e de simples utilização, bastar ter uma boa ligação à Internet para em pouco menos de 5 minutos seja possivel ter o sistema de segurança instalado e a funcionar.





Após a instalação, e de realçar que não foi feita nenhum re-iniciar do sistema operativo, passa-se desde logo a ter o icon da McAfee Security Center na taskbar do sistema.



Ao efectuarmos um duplo clique sobre o icon do McAfee Security Center temos acesso a uma janela onde está visivel todas as configurações e opções que esta solução de segurança permite.


Na opção Computer & Files surge a informação do que está protegido, ou seja, o que o Antivirus está a cobrir e a monitorizar (por exemplo : Presença de Virus, Spyware, etc...).
A opção Internet & NetWork está relacionada com a presença da firewall da aplicação e detalha se esta está ou não activada e a funcionar correctamente.
Na opção seguinte (E-mail & IM)temos os items de segurança relacionados com o e-mail e o software de conversação, por exemplo o MSN Messenger.
Finalmente, a opção mais importante para quem têm "miudos" lá em casa com acesso ao computador e Internet, é o Control Parental. Aqui podemos configurar e activar esta ferramenta cada vez mais importante nos dias que correm.

Desde logo que assim que se abre o McAfee SecurityCenter que damos "de caras" com dois grandes botões : Update e Scan. Vamos falar um pouco deles.

{mospagebreak}

O botão de Update permite efectuar, lógicamente, a actualização do software de segurança. Estas actualizações são de facto muito rápidas e normalmente estão definidas para se efectuarem de forma automática, contudo o utilizador pode muito bem em qualquer altura decidir actualizar o produto.


O botão Scan permite ter acesso a três opções de pesquisa por software malicioso : QuickScan, Full Scan ou Let Me Choose.



O QuickScan é a opção mais rápida, contudo não é a mais eficiente, porque vai verificar os ficheiros mais importantes e nucleares do sistema operativo. Destacamos duas opções presentes em todos os "Scans" : Uma é que pode ser efectuada a pesquisa em modo "BackGround"  ou seja, libertando alguns recursos e tornando-se, práticamente, invisivel. A outra é a de se poder definir o "shutdown" no final da pesquisa (desde que não seja detectado nenhum software malicioso).

O FullScan é a melhor opção, contudo esta rouba muito mais tempo e recursos, isto porque vai pesquisar "a fundo" todos os ficheiros em busca de software malicioso que possa estar escondido.

A derradeira opção "Let Me Choose" podemos escolher quais as drives, por exemplo, que queremos pesquisar assim como o tipo de software malicioso que pretendemos procurar, por exemplo virus ou spyware...Muito interessante.

Por baixo dos dois "grandes" botões, temos as Tarefas mais comuns (Common Tasks) onde temos acesso precisamente às opções mais frequentes.
Aqui temos acesso às diferentes opções do SecurityCenter assim como a possibilidade de activar a firewall e assim ser filtrado todo o tráfego entre a placa de rede e a Internet.
Os eventos são igualmente registados e apresentados na opção "Events".
O atalho para o suporte técnico está igualmente aqui presente com uma ligação directa ao site de suporte. Finalmente temos também um atalho que permite aceder à Conta do utilizador (My Account).


Estas são as opções presentes no Menu Basico (Basic Menu). Se olharmos com atenção vemos um acesso a um "Advanced Menu" onde constam outras opções mais completas. Das diversas opções / atalhos presentes neste menú avançado destacamos o "Configure" que permite configurar o modo como funciona o SecurityCenter, desde as actualizações, quais as situações que devem ou não justificar as janelas de alerta, etc...

Para finalizar esta análise, podemos dizer que esta nos parece uma boa solução de segurança e igualmente simples de utilizar, limitando-se numa primeira instancia a proporcionar aquelas opções mais simples e intuitivas que os utilizadores menos conhecedores poderão utilizar com mais frequência. Outro destaque vai para a leveza da aplicação que de facto nos pareceu "leve" ocupando cerca de 12000Kb na memória...

A versão final, caso continue assim, poderá ser de facto um trunfo muito importante para a McAfee atacar o último trimestre de 2009, resta aguardar pelo desenvolvimento para que se consiga confirmar a qualidade desta aplicação. Para já, promete....

{mosgoogle}
Classifique este item
(0 votos)
Ler 8536 vezes Modificado em Mar. 28, 2009
Top