Hoje em dia encontramos nas lojas de material informático uma larga gama de periféricos Pleomax, que embora seja uma marca relativamente recente, pertence à “toda poderosa” Samsung.

É certo que dentro dos periféricos e componentes para PC's, a Samsung tem dominado mais noutras áreas como os monitores, drives de CD/DVD ou discos rígidos, e não tanto em periféricos pequenos como ratos, teclados, e colunas para computador.

No entanto, a Samsung através da sua marca Pleomax, tem vindo a evoluir nessa área, e está a lançar cada vez mais material de qualidade, com preços que contrastam com outras marcas normalmente mais caras, como é o caso da Logitech ou Microsoft, onde a qualidade dos produtos é de resto inegável.

 

 É na mais recente gama de periféricos Pleomax que vamos encontrar o novo sistema de colunas S2-600B, um sistema composto por dois altifalantes e um subwoofer (2.1) com potência total de 22W RMS, que pode ser utilizado para PC, MP3, CD, DVD ou consolas de jogos, e possui um preço que ronda os 60€.

Começando por fora, a caixa sugere que no seu interior vamos encontrar umas colunas potentes, com um design clássico mas interessante, e com os altifalantes visíveis sem a habitual capa que os cobre. E de facto, quando abrimos a caixa não nos desiludimos, pois o sistema de colunas tem de facto um design bastante interessante, num preto acetinado com os altifalantes envolvidos num aro cinzento, e com um ponto importante: são fabricadas em madeira.

O sistema é acompanhado de um controlador de som, de onde parte o cabo de ligação ao PC ou outro aparelho, e onde para além da regulação do volume é possível conectar uns auscultadores e uma fonte de áudio externa, através de uma entrada auxiliar, que dá bastante jeito para ligar por exemplo um MP3. Vamos encontrar as restantes ligações e ajustes de som na parte de trás do subwoofer. É a partir do subwoofer que sai o cabo de alimentação, e onde são conectadas os dois altifalantes e controlador de som.

 Também no subwoofer existe um botão onde podemos regular o volume de som, um botão de “Treble” (agudos) que nos permite regular o som para mais "abafado" ou mais claro, e um botão de "Bass" (graves), que regula essencialmente a "batida" e é muito importante por exemplo para quem gosta de desfrutar dos efeitos sonoros de um jogo.

Algo que maioria dos utilizadores exige num sistema 2.1, são a sua dimensões reduzidas, pois na maioria dos casos quem compra um destes sistemas, não quer ocupar muito espaço na sua secretária. Haverão com certeza sistemas mais pequenos, mas este S2-600B não é de forma alguma de dimensões exageradas, e adapta-se perfeitamente a um secretária pequena, embora o subwoofer tenha de ficar no chão (como é habitual). Se utilizar um monitor CRT e quiser colocar as colunas junto a ele, não haverá qualquer problema pois as colunas são blindadas e não magnetizam o ecrã.

A montagem do sistema é bastante simples e está ao alcance de qualquer utilizador. Com  já referimos antes, as colunas ligam ambas à traseira do subwoofer com cabos RCA independentes (apenas terá de ter atenção à esquerda e direita). Do controlador de som partem dois cabos com ligação jack 3,5mm. Um deles (com ponta verde) liga à saída de som do PC ou outro aparelho, e outro à traseira do subwoofer. No subwwofer está posicionado o interruptor ON/OFF, que nos permite desligar por completo o sistema.

 Quanto à apresentação estamos falados, passamos ao desempenho. Começamos por algo que ainda não revelámos, que é um tweeter que aparece em cada coluna. Na maioria dos sistemas 2.1 o tweeter é de facto pouco importante, pois não existe distinção entre som que vai para a coluna principal e para o tweeter. Neste caso, o tweeter de 1,5" é um dos elementos mais importantes da coluna, pois é por ele que saem os agudos, normalmente com a voz do cantor se estiver a ouvir música, aliviando o som que sai pelo altifalante de 3". Com isto não vamos ter muita distorção no som, e pode colocar o volume no máximo que continua a ouvir música ou efeitos sonoros sem grande perda de qualidade.

Para reforçar a ideia, testámos o sistema em vários cenários, como a audição de música de vários géneros (techno, rock, instrumental), jogos, filmes, e só com tudo no máximo se nota uma ligeira distorção no som mais perceptível se estivermos mesmo junto às colunas. No entanto, um pequeno ajustamento no Tremble e Bass pode resolver parte do problema. Parte da boa qualidade e fidelidade de som parte do fabrico em madeira, tanto das colunas como do subwoofer, que como qualquer entendido na matéria sabe, tem uma acústica muito superior ao plástico.

Um ponto pouco favorável, ainda que ajustável, é se colocarmos o Bass no máximo e estivermos a ouvir algo onde os graves dominam. Neste cenário, a batida "abafa" tudo à volta, e a melodia não é audível nas melhores condições. Mas tal como dissemos, é uma questão de ajuste.

Outro ponto pouco favorável, que neste caso terá mais a ver com a exigência do utilizador, são as conexões do controlador de volume. Não é que estejam lá mal, pois até dão bastante jeito, é mais pela sua rigidez. Quando conectamos por exemplo uns auscultadores, sente-se uma certa resistência na ligação que torna difícil a conexão. Na verdade é mesmo impossível conectar qualquer cabo ao controlador sem ter que utilizar as duas mãos.

 No geral podemos concluir quem procura um sistema de som 2.1 com um preço sugestivo, tem neste Pleomax S2-600B uma garantia de qualidade e fidelidade de som, com um visual que fica bem em qualquer secretária, e que pode ser utilizado em vários aparelhos (PC, MP3, CD, DVD ou consolas de jogos). Embora existam alguns pontos menos favoráveis referidos anteriormente, nenhum deles interfere com a sua qualidade de som que é acima de tudo o mais importante.

Positivo :
* Preço
* Qualidade e Fidelidade de Som
* Fabrico em Madeira

Negativo :
* Rigidez nas ligações do controlador de som

 HomePage : Samsung Pleomax

{mosgoogle}
Classifique este item
(0 votos)
Ler 8966 vezes Modificado em Fev. 17, 2009
Top