Quem já ouviu falar em sistemas Mac costuma também associar este produto da Apple à Segurança Informática, isto porque existem poucos vírus que têm como alvo o sistema operativo desenvolvido pela empresa de Steve Jobs. Ainda assim existem, e também face ao número de utilizadores dos produtos Apple que cresce constantemente nos últimos meses, uma maior preocupação por parte das empresas em desenvolver aplicações de segurança que permitam controlar as ameaças que circulam na Internet.

Desta vez, decidimos abandonar os sistemas Microsoft e analisar um produto de segurança para os sistemas Mac, assim sendo vamos abordar e dar a conhecer o Intego Internet Security Barrier X5.

Esta suite de segurança é composta por cinco elementos : VirusBarrier X5; NetBarrier X5; Personal AntiSpam X5; Washing Machine; NetUpdate.

Vamos falar com algum detalhe de cada elemento, começamos por isso pelo VirusBarrier X5.


O VirusBarrier é na verdade o sistema antivírus e que possui algumas características interessantes : filtro de Internet, protecção em tempo real, programação de análises, sistema de análise a pedido de utilizador, que permitem assim a protecção do sistema Mac OS X 10.5.

Dentro do VirusBarrier encontramos algumas características, algo, inesperadas :

-    Este programa possui uma função de análise em tempo real, e que assim sabe com frequência a estrutura dos ficheiros do computador. Esta opção permite implementar o “Turbo Mode”, que permite guardar o histórico das analises do computador e analisar apenas os ficheiros novos e os que não foram alterados desde a ultima analise de forma a ser mais rápido e eficaz na sua protecção.
-    Outra característica que nos surpreendeu neste produto é a possibilidade de analise de ficheiros existentes na partição do Windows. Para quem não está familiarizado com os sistemas da Apple, uma características do Mac OS X 10.4 e posterior combinado com os novos processadores da Intel, é a funcionalidade de instalar O Windows XP SP2 ou posterior no computador, obtendo assim o melhor dos dois mundos. E este programa de segurança consegue analisar os ficheiros, mas não os consegue apagar devido a problemas de  compatibilidade de escrita de um sistema para outro.

Passamos agora à Firewall desta suite, estamos a falar da NetBarrier X5.


Esta Firewall tem pouco para dizer e muito para apreciar. A NetBarrier protege o computador de “tudo o que se mexe”, sendo totalmente personalizável em relação as regras de confiança ou de bloqueio de aplicações ou de portas de comunicação de forma a proteger o computador da maneira de que gosta. Durante os nossos testes, não fomos forçados a alterar nenhuma configuração excepto um dia numa rede publica em que os computadores estavam quase de certeza cheio de vírus e andavam a fazer pings à rede toda sendo o que o computador quase que entrou num modo de “lockdown” até que fosse dada a instrução de permitir ou não a resposta ao ping. Dentro da avaliação, esta firewall merecer ser chamada assim.

Outra das características desta suite, é a presença de um módulo de "AntiSpam", o Personal AntiSpam X5 permite filtrar o correio electrónico que recebemos.


Em relação a Spam, durante os nossos testes, o programa nunca apanhou nenhum spam, mesmo com tantas actualizações aos filtros de spam. Convém ser experiente em relação a Spam pois não confiamos que seja protegido de qualquer tipo de Spam. Dentro da suite este parece-nos o módulo mais fraco.

O Intego Internet Security Barrier X5 possui um sistema "limpeza" do sistema operativo, o Washing Machine, é na verdade um componente do género do conhecido CCleaner para Windows, mas de forma mais reduzida para Web browsers. Esta aplicação compromete-se a limpar o seu computador das pequenas “pistas” deixadas pelo(s) seu(s) browser(s), tal como cookies, bookmarks, caches, e históricos de navegação e de downloads. Sempre útil para quem não sabe onde fica a localização destes ficheiros.



Por último, resta-nos falar do NetUpdate. O NetUpdate é um gestor de actualizações da suite. Este gestor não tem muito que falar, pois permite efectuar a pesquisa por actualizações do produto de forma regular, sendo possível também agendar o período dessas pesquisas.

Em jeito de conclusão pensamos que esta suite é bastante útil e que desempenha muito bem a sua tarefa de proteger o computador.

Pontos Positivos :

+ Antivirus e FireWall Eficientes

Pontos Negativos :
- Sistema Spam Confuso e Pouco eficiente
- Actualizações de Três em Três Dias

 Download : Intego Internet Security Barrier X5
 HomePage : Intego
 Licença : Trial | Sistemas Sup.: Mac OSX | Custo : 99€

 Autor : Rui Pedro Caldeira <Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.>

{mosgoogle}
Classifique este item
(0 votos)
Ler 8322 vezes Modificado em Fev. 03, 2009
Top