Análise : Norton SystemWorks 2008 Basic - Wintech

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/qwesdf/public_html/components/com_k2/models/item.php on line 1198
 O Norton SystemWorks, assim como o seu antecessor o Norton Utilities, são daquelas suites de aplicações que fazem parte de muitas juventude de multiplos informáticos, pois é uma suite que existe à mais de dez anos, sendo que é lançada anualmente uma nova versão.

Hoje analisamos a versão Beta do Norton SystemWorks 2008 e vamos-lhe mostrar se valerá ou não a pena adquirir este produto...
Em primeiro lugar vamos até ao site de versões Beta da Symantec, e escolhemos o Norton SystemWorks 2008.

Depois de descarregarmos a versão Beta do Norton SystemWorks 2008 vamos dar inicio à sua instalação.

O processo é simples, basta um duplo clique no ficheiro e dar-se-a inicio ao processo. Inicialmente revela-se um processo relativamente "lento", mas nada que não estejamos habituados por parte dos produtos da Symantec.


Depois de aceitarmos os termos dos contracto poderemos escolher aquilo que pretendemos instalar no nosso sistema, divido em dois blocos : o Norton Utilities (com todo o arsenal de aplicações de forma a optimizar o sistema e que podemos escolher quais pretendemos instalar) e o Norton CleanUp .


 
Publicidade :
{mosgoogle}
{mospagebreak}

Seguidamente o processo avança com uma verificação ao sistema e passados alguns minutos finaliza a instalação...






Esta suite é uma Trial Version totalmente funcional durante 30 dias.


Publicidade :
{mosgoogle}
{mospagebreak}

Logo na primeira inicilização é actualizado o produto, este é de facto um ponto a favor, pois desta forma é possivel actualizar o produto de forma a corrigir algumas falhas que tenham surgido.






Este é o ecran principal da suite Norton. Aqui temos acesso a todas as opções e funções que pretendemos correr.


Publicidade :
{mosgoogle}
{mospagebreak}

No campo Tasks, estão as tarefas que podemos fazer com esta versão Basic do Norton SystemWorks 2008. Nesta análise vamos correr todas as aplicações instaladas e verificar como elas se comportam...
 
Find and Fix Problems

Na tarefa : Find and Fix Problems estão duas aplicações que consideramos das mais importantes desta suite, o Norton WinDoctor e o Norton DiskDoctor.

Norton WinDoctor

Nesta aplicação vamos executar aquilo que é recomendado pelo proprio programa e que nós aconselhamos os utilizadores menos experientes a seguir também.



Publicidade :
{mosgoogle}
{mospagebreak}

Este processo demora poucos segundos e em pouco tempo teremos um relatório exaustivo das "anomalias" presentes no nosso sistema operativo. Este processo analise o sistema "a fundo" como por exemplo : entradas inválidas no registo, atalhos inexistentes, etc...
Depois de finalizada a busca às "entranhas" do nosso sistema surge então o relatório dos problemas.





Dos mais de 160 problemas que o WinDoctor encontrou no nosso Windows Vista (versão Business) corrigiu quase todos, excepto 9.



Contudo e apesar de não ter conseguido eliminar todos os problemas atribuimos a este utilitário uma nota positiva, nota 8.

Publicidade :
{mosgoogle}
{mospagebreak}

Norton DiskDoctor


Esta aplicação permite corrigir eventuais problemas presentes no disco rigido, um sucessor (excelente) do verificador de disco que está presente no Vista.


Depois de selecionarmos os discos que pretendemos analisar e de clicar na opção “Fix Errors, vamos avançar clicando em Diagnose.
As opções presentes permitem ainda tirar melhor partido desta ferramenta, como a pesquisa de problemas em espaço não ocupado e o inicio automatico quando se inicia o Windows.

Pela simplicidade desta aplicação e pela sua eficiencia atribuimos nota 8.

Publicidade :
{mosgoogle}
{mospagebreak}
 
Monitor System Performance

Norton System Doctor


No campo seguinte (Monitor System Performance) temos as ferramentas de monitorização do sistema. Aqui podemos correr o Norton System Doctor que permite monitorizar o estado do nosso computador, como por exemplo, o espaço livre em disco, o estado do “defrag”, etc...
Como nota desta aplicação atribuimos 7.

Norton Process Viewer

O Norton Process Viewer pode ser muito interessante, pois permite visualizar quais os processos a serem executados e quanto ocupam em memória. Esta ferramenta, quando utilizada por utilizadores mais experientes, pode revelar-se útil na detecção de software malicioso.

Excelente : Nota 8.

Optimize Your PC

Optimize Disc


Aqui nesta área, encontramos o desfragmentador de disco, o Optimize Disc.
Esta aplicação é eficiente e fácil de usar, um substituto excelente do Defrag do Windows.
Nota 9, pela sua facilidade de utilização e eficácia.

Publicidade :
{mosgoogle}
{mospagebreak}


System Optimizer


Aqui está uma das ferramentas mais interessantes do produto, o System Optimizer. O System Optimizer vale pelo seu todo, pois permite modificar items que podem influenciar (em muito) o bom desempenho da maquina, podemos por exemplo desactivar alguns elementos visuais (sombra do cursor do rato, por exemplo) e que podem ajudar ao aumentar a velocidade do sistema.
Um sistema poderoso que permite “mexer” no ambiente gráfico (desactivar/activar componentes), no Internet Explorer, nas definições do rato, dos utilizadores, Menu Iniciar, Painel de Controle, Segurança do sistema, etc, etc...
A mais valia desta Suite da Symantec. Nota 10.

Clean Up Your PC

Nesta secção estão presentes três ferramentas, se bem que o intuito é todo o mesmo - eliminar ficheiros desnecessários (exemplo : ficheiros temporários, cookies, etc...)

CleanUp Express, CleanUp Custom

Estas ferramentas, como já foi dito, permitem remover ficheiros que normalmente estão a mais no nosso sistema, como por exemplo alguns cookies, historicos, e ficheiros temporários de internet.



Ferramentas fundamentais, principalmente, se pretendemos que olhares indiscretos “vasculhem” no nosso sistema e encontrem vestigios das últimas pesquisas.

Nota final destas aplicações 8.

Publicidade :
{mosgoogle}
{mospagebreak}

Settings

Esta secção destina-se simplesmente a criar um “atalho” entre as opções de configuração de cada aplicação presente nesta Suite Norton.
Pensamos que não era totalmente necessário a existência deste campo, contudo simplifica a vida a alguns utilizadores, Nota 7.


Reports & Statistics

Nesta secção é possivel visualizar os relatórios gerados pelas aplicações e eventualmente voltar atrás em alguma configuração modificada, uma “espécie” de System Restore ou Restauro de Sistema. Pode ser muito útil quando algo corre mal...Nota 8.


Support

Finalmente nesta última área estão presentes os multiplos contactos de assistência da Symantec.
Nota 8 também.



Conclusão :

Positivo : Presença de ferramentas que permitem optimizar e manter em “boa forma” o computador, caso do WinDoctor e do nosso favorito System Optimizer.

Negativo : Nada de relevante, apenas o tempo de instalação que não é no fundo o mais importante.

Nota Final : 8
 
Download : Norton System Works 2008 Beta
Mais Informações : Symantec [Beta]

Publicidade :
{mosgoogle}
Classifique este item
(0 votos)
Ler 12699 vezes Modificado em Jul. 10, 2007

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top