Se por ventura tem mais do que um computador em casa ou no escritório e têm a constante necessidade de andar de um lado para o outro com o seu computador portátil e rato, saiba que a Logitech criou um "rato" que se adapta a este tipo de utilizadores.

O Logitech Nano V550 é um rato de pequenas dimensões que aliado às suas caracteristicas técnicas e particularidades próprias se destingue fácilmente dos outros ratos existentes no mercado.

A sua particularidade própria é de incluir um suporte especifico que pode ser adaptado a qualquer portátil que o permite fixar e ser transportado de forma segura e prática, libertando o utilizador para o transporte de outro tipo de "acessórios", por exemplo, uma chávena de café...
 
Mas começemos a análise a este fantástico produto...


Funcionalidades e Design

O aspecto Logitech Nano V550 não é (à primeira vista) nada de especial: um rato de pequenas dimensões e de ergonomia normal. A ligação ao computador é feita através de um sistema sem fios, sendo muito fácil a sua instalação ou configuração. O seu pequeno receptor é de facto "nano", ou seja, é tão pequeno que quase nos esquecemos que ele está colocado no computador. A instalação é feita sem ser necessária a instalação de qualquer tipo de software ou drivers, resumindo é "ligar e usar".

 Os botões presentes são os normais botões esquerdo e direto, scroll que funciona na horizontal e vertical. Scroll que têm um sistema de velocidade normal ou de velocidade alta, queremos com isto dizer que caso o utilizador queira ver, por exemplo, uma folha de excel de forma cuidada (linha a linha) basta rodar suavemente o scroll, mas se por sua vez quiser navegar rápidamente pelas dezenas/centenas de linhas então basta um clique no scroll e "libertará" a roda para percorrer de forma rápida (dependendo, obviamente, da rapidez do utilizador) a longa folha de excel.

Mas o que o destingue dos outros ratos existentes no mercado é a inclusão de duas pequenas bases quadradas e adesivas que podem ser afixadas ao computador portátil. Estas pequenas bases servem para ajudar a transportar o Nano V550. Para poder encaixar o rato nas bases basta fazer deslizar, até fazer click, o rato sobre o suporte. Para o remover poderá simplesmente fazer o inverso ou se quiser também pode puxar (pra cima) que o rato vai soltar-se fácilmente.

Uso no Dia-a-Dia

Na prática, o lema que Logitech adoptou para este rato : "Clip-n-Go", é isso mesmo, basta retirar o rato do "clip" quando for necessário usar, e voltar a pô-lo quando está na hora de o arrumar ou caso seja necessário transportá-lo, por exemplo, de uma sala para outra...Mas pergunta o nosso amigo leitor, "então e o rato estando encaixado estará a gastar a sua bateria ?". A resposta é simples : "Não, porque o rato está tão bem pensado que foi introduzido um botão "off" que desactiva o "laser" quando o rato está na sua base de transporte".

Por falar em pilhas, a Logitech promete uma longa duranção da bateria, podendo chegar as duas pilhas AA aos 18 meses de duração.

Qualidade do Material

 O resistente material que o Logitech Nano V550 deixou-nos muito impressionados. Depois de instalarmos as duas pilhas (que são incluidas no blister) o rato torna-se sólido e muito agradável ao uso. Contudo notámos que no recurso à roda de Scroll : Hyper-Fast pode provocar algum ruido na sua utilização, apesar de pensármos que esta opção é sem dúvida muito útil e de que o ruido provocado não é nada de mais...

O pequeno suporte autocolante pode levar o nosso amigo leitor e visitante da WinTech a pensar que este poderá ficar para sempre marcado no seu computador portátil : puro engano. Isto porque a Logitech adiciona na embalagem um pequeno acessório que ajuda a remover fácilmente os pequenos adesivos.

Software

Tal como dissemos logo no inicio da análise, este rato naõ necessita de qualquer tipo de drivers para proporcionar as suas funcionalidades mais básicas, contudo os utilizadores que quiserem programar alguns botões, por exemplo, podem instalar o Logitech SetPoint (apenas disponivel através de download directo do site).

A pequena embalagem do Nano V550 esconde uma série de acessórios : uma extensão USB (muito útil), dois clips (um em preto e outro em prateado), lenços embebidos em alcool para ajudar a limpar a superficie antes de colocar o suporte, e finalmente uma pequena caixa metálica com o "removedor" fácil do suporte adesivo sem danificar ou marcar a superficie do seu computador portátil.

Conclusão

Este rato da Logitech é pensado para os utilizadores de computadores portáteis e que têm necessidade constante de "andar de um lado para o outro" seja em casa ou na empresa. É sem dúvida um excelente produto, ainda para mais com um custo que pensamos não ser nada por aí além : cerca de 50 €.
Pelo seu todo, e porque acharmos que é um produto muito interessantel, atribuimos o "selo" de Recomendado Pela WinTech.



Positivo :
* Clips que permitem ajudar o transporte e arrumação fácil
* Scroll Vertical rápido ou lento conforme a necessidade do utilizador
* Scrool Horizontal
* Precisão do sensor laser
* Acessórios

Negativo :
* Nada a apontar

 HomePage : Logitech Nano V550
 
{mosgoogle}
Classifique este item
(0 votos)
Ler 7548 vezes Modificado em Out. 12, 2008
Top