Análise : Mozilla Thunderbird - Wintech

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/qwesdf/public_html/components/com_k2/models/item.php on line 1198
 A fundação Mozilla é bastante popular pelos seus dois projectos open-source, o FireFox (browser) e o Thunderbird (gestor de correio electrónico).

É sobre esta última aplicação que vamos "falar", o Thunderbird.
Para quem não conhece esta aplicação, o software cliente de e-mail, é o mais sério concorrente do Outlook Express e Windows Mail, e ainda por cima é totalmente gratuito..
A estratégia da fundação Mozilla é oferecer uma alternativa ao Outlook Express/Windows Mail, sendo que o esquema é similar ao que utilizou com o Firefox, o seu mais recente navegador: disponibilizar uma aplicação robusta, de código aberto, mais segura e com mais funcionalidade que o software da Microsoft.
 
Tal como acontece com o Firefox, também o Thunderbird foi pensado para que o utilizador possa importar facilmente os dados e configurações do software que utilizava anteriormente. Neste caso particular, um assistente ("wizard") passo-a-passo "converte" as configurações de correio e todas as mensagens a partir do Outlook e Outlook Express. Uma coisa é certa, na primeira utilização o utilizador nunca se sente desorientado, já que a "interface" do Thunderbird é bastante similar à do Outlook Express... embora com mais opções.

Como seria de esperar, o novo software da Mozilla possui tudo o que um programa gestor de e-mails deve ter: compatibilidade com os protocolos IMAP, LDAP e POP; mensagens em HTML, etiquetas para marcar as mensagens; livro de contactos; recibos de leitura; filtros; funções de importação; capacidade para várias contas; etc.

Mas se fosse só por isto, será que valeria a pena mudar? Claro que não, mas acontece que o Thunderbird oferece muito mais ao utilizador, como um sistema para classificar e eliminar mensagens publicitárias, vulgo "Spam"; integração com "feeds" de RSS; a possibilidade de fazer pesquisa e guardar os resultados em pastas distintas; e várias formas de agrupar e classificar os e-mails.

Outras das principais vantagens do Thunderbird é que o utilizador tem à sua disposição uma ampla galeria de extensões e "plugins", que adicionam ao programa funcionalidades de todo o tipo. Veja a seguir de onde pode puxar o Thunderbird e como começar a trabalhar com ele.

Download : Mozilla Thunderbird
Licença: Freeware | Tamanho: 7 MB
 
Publicidade :
{mosgoogle}

{mospagebreak}

01. Pode conhecer um pouco melhor o programa em www.mozilla.org/products/thunderbird/. È a partir daqui que deve fazer o "download" para o computador. Clique em "Download Now" para descarregar a versão em inglês, ou em "Other Systems and Languages" para a versão portuguesa (do Brasil).

02. Nesta análise optamos pelo idioma "mãe", o Inglês. Agora deve proceder à instalação do Thunderbird, processo este que é bastante intuitivo e rápido: basta ir carregando em "Seguinte" (para uma instalação automática), que o programa de instalação faz o resto (muito simples, portanto).



03. Da primeira vez que correr o programa, surge o assistente de importação de dados ("Import Wizard"). É aqui que deve escolher a partir de qual programa é que quer importar os dados - Outlook Express, Outlook, ou pode ainda seleccionar a opção de não importar nada, em "Don't import anything".



Publicidade :
{mosgoogle}

{mospagebreak}

04. Optando pela primeira opção (que será a mais natural), a importação inicia-se automaticamente, podendo demorar um pouco até ficar concluída dependendo das informações/mails que possui, por exemplo no Outlook. De seguida o programa irá finalmente iniciar-se. Surge ainda uma janela a perguntar se quer que o Thunderbird passe a ser o cliente de e-mail por defeito. Escolha sim ou não.



05. Se optou por importar dados, as mensagens (importadas) surgem como não lidas. Vá seleccionando as pastas e depois escolha no menu "Message" > "Mark" > "All Read" para as colocar como já tendo sido lidas. Se tinha regras no Outlook Express, convém criá-las novamente em "Tools" > "Message Filters".



Publicidade :
{mosgoogle}

{mospagebreak}

06. Para escrever uma mensagem, clique em "Write". Para receber mensagens, carregue em "Get Mail" - pode ser necessário reescrever as "passwords" das contas. Se os seus contactos estavam divididos por pastas, no OE, no Thunderbird aparecem todos juntos, requerendo nova separação.


Veredicto Final:

A simplicidade de utilização deste software é de facto um ponto a favor.
Outros pontos favoráveis à aplicação desenvolvida pela fundação Mozilla, é a possibilidade de "importar" dados de outros softwares (como as aplicações da Microsoft), assim como o seu preço (gratuito).

Pontos menos bons, não temos nada a apontar. 
 
Publicidade :
{mosgoogle}
Classifique este item
(0 votos)
Ler 13531 vezes Modificado em Set. 09, 2007

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top