EaseUS Software voltou a contactar a Wintech para testar um novo software, desta feita a versão 13.0 do Partitition Master.

Numa primeira análise, podemos desde já antever que esta ferramenta pode ser de uma extrema utilidade para os utilizadores (e técnicos informáticos) mais experientes que tenham uma necessidade regular de instalar novos discos nos seus computadores. O software de gestão de partições da EaseUS permite gerir partições do disco de forma a que se possa, por exemplo, ajustar dimensões, mudar o tipo de partição, entre outras funcionalidades relacionadas com estas questões. 

Instalação

A instalação do software EaseUS Partition Master é bastante simples (muito ao estilo do “sempre amigo” Seguinte» Seguinte» Seguinte), tendo também como vantagem o facto de se poder escolher o Português (do Brasil) como língua padrão do software, o que nos acaba por deixar perceber tudo o que é apresentado no ecrã. 

 

 


Uma nota para o facto de, durante a instalação, o software convidar a instalar e a testar um outro, algo que pode ser sempre uma opção e que fica ao critério do utilizador…

 

Utilização

Tal como se pode ver no ecrã, o EaseUS Partition Master permite de forma fácil e intuitiva criar, excluir, formatar, converter ou explorar partições existentes no disco rígido.

Como tem sido hábito por parte dos aplicativos e utilitários desta empresa, são precisos poucos cliques para que seja possível usar as soluções oferecidas por este software, ou seja, torna-se intuitivo e fácil redimensionar, mover, esconder ou mostrar as partições existentes, com a grande vantagem de não haver perigo de perda de dados.

 

As opções de gestão de discos são imensas, e todas elas de extrema utilidade e de fácil utilização, no entanto não podemos deixar de destacar a presença de um “Assistente de clone de disco” (que permite copiar todo o conteúdo de um disco para outro), que facilita muito a atualização de discos menores para discos maiores.

 


Todas as funções do programa são apresentadas de forma simples graças a uma interface de fácil perceção, mesmo para utilizadores menos familiarizados.

 


Uma nota para o facto desta versão gratuita do software ser funcional com diversos tipos de ficheiros, suportando discos com capacidade máxima até 8 TB além de suportar discos em RAID.  Os utilizadores que necessitem de mexer em discos de maior capacidade terão, obrigatoriamente, de optar por adquirir uma licença (com um preço base que ronda os 50 dólares), apesar de tudo, temos a perfeita noção que a esmagadora maioria dos utilizadores domésticos não tem discos com capacidades acima dos 8 TB…

Conclusão

O EaseUS Partition Master pode ser encontrada de forma gratuita na versão Free e numa versão Profissional, o EaseUS Partition Master Professional – que  custa 39,95 dólares – representam uma série de soluções que são, quanto a nós, das melhores ferramentas de gestão de discos rígidos que existe no mercado, no entanto, apesar de tudo, e como é característica destes aplicativos Freemium, existem algumas opções que só estão disponíveis em versões pagas, ainda assim pode ser de extrema utilidade a grande maioria de utilizadores domésticos que procuram um software deste tipo.

Classifique este item
(1 Vote)
Ler 6228 vezes Modificado em Mar. 19, 2019
Tagged em
Top