Está de regresso uma das séries de ralis que marcou várias gerações. Lançado em 1997 na PlayStation 1, o primeiro V-Rally revolucionou o género com três modos de jogo e uma seleção de veículos e pistas famosas. 

Alguns anos depois, na PlayStation 2, V-Rally 3 foi extremamente bem-sucedido, adicionando um modo de carreira com escolhas de equipa decisivas e um número ainda maior de pistas. Ausente desde 2003, a série regressa agora pela mão da Kylotonn Racing Games, o estúdio francês que já desenvolveu vários jogos de simulação de desportos motorizados, como WRC 7 e TT Isle of Man.


A equipa de desenvolvimento de V-Rally 4 prometeu oferecer um jogo que permanece fiel à identidade da série, e encontrar um equilíbrio perfeito entre sensação, apresentação e simulação, oferecendo os melhores gráficos e jogabilidade que a tecnologia mais recente pode suportar. Será que a promessa foi cumprida?

 

 


Jogabilidade

A série V-Rally é reconhecida por muitos como uma das melhores de sempre dentro do seu género, e o seu regresso fazem com as nossas expetativas em relação a V-Rally 4 sejam bastante altas. Assim que iniciamos o jogo e vamos para a pista pela primeira vez, percebemos imediatamente que temos de mudar o chip... V-Rally 4 não pretende ser uma simulação demasiado realista, mas também não quer ser totalmente arcade. Talvez algo intermédio.

O primeiro impacto causa alguma estranheza, uma vez que nos deparamos com uma jogabilidade talvez demasiado exigente para uma primeira abordagem. O que encontrámos inicialmente foi um carro dificil de controlar, com movimentos bastante sensíveis e instáveis, e um trajeto com obstáculos dificeis de evitar, o que causou alguma frustração. No entanto, este é apenas o nosso primeiro carro, sem qualquer tipo de melhoramento, e talvez o pior que podíamos receber para uma primeira experiência no jogo. 

Embora tente manter as suas raízes arcade, V-Rally 4 abusa no realismo em alguma partes. Quando estamos em corrida, a única ajuda que temos é a de um co-piloto (e não é sempre) que nos dá as indicações das curvas e obstáculos. Nos jogos de corridas de automóveis, habituámo-nos a ter uma barra de trajetória na pista, que nos mostra também a zona de travagem, ficando a vermelho quando a velocidade é excessiva. Com trajetos tão exigentes e carros que parece que voam para fora da pista, V-Rally 4 poderia ter algo do género para os menos experientes. 

De qualquer forma, depois de alguns minutos (ou horas) de insistência e adaptação, começamos a dominar a sensibilidade dos controles e a perceber o comportamento dos carros na pistas. Para além disso, à medida que vamos progredindo no jogo, temos a possibilidade de adquirir novos carros e de desbloquear melhoramentos, e aí percebemos que afinal a nossa experiência pode tornar-se mais divertida. 

 

V-Rally 4 oferece-nos corridas de buggy off-road, rallycross, subidas de montanha, rali e extreme-khana, que é uma mistura de drifting, rallycross e contra-cronómetro, predominantemente  em  ambientes urbanos. A oferta de eventos e modalidades é muito mais ampla e diversificada do que as edições anteriores, o que ajuda a quebrar a monotonia que às vezes os jogos unicamente de ralis provocam.

Como tudo na vida, entre os vários eventos que encontrámos no jogo, houve alguns que nos empolgados do que outros. As corridas de buggies off-road são surpreendentemente divertidas e bastante tolerantes, já que podemos optar por várias rotas. Os eventos de Rali oferecem uma experiência mais clássica, onde o objetivo é chegar ao final do percurso com um tempo melhor do que o dos adversários. O Rallycross foi um dos modos que considerámos mais desafiantes, pois a disputa por cada metro de pista é bastante feroz,  a não ser que o nosso carro seja bem melhor que o dos adversários. As subidas de montanha e Extreme-Khan, apesar de divertidos, são os modos que menos apreciámos, já que expõem algumas falhas e limitações.

A maior virtude de V-Rally 4 está na partilha do ecrã com um amigo. Embora o jogo tenha jogabilidade multiplayer online para até oito jogadores, a experiência de ecrã dividida para dois jogadores é a mais divertida. 

A seleção de veículos no V-Rally 4 é satisfatória, com carros de competição que se espalham por muitas décadas, desde o original Mini Cooper S dos anos 60 até o moderno Ford Focus RS RX. O número de ofertas, no entanto, pode ser visto como insuficiente pelos padrões modernos, pois  apenas 51 carros estão disponíveis no jogo, o que pode ser melhorado através de futuras atualizações ou DLCs.

 

Gráficos e Som

V-Rally 4 apresenta-se com uma qualidade gráfica decente, mas um pouco aquém do que a tecnologia atual permite criar. Em algumas partes, temos texturas que parecem de um jogo de há alguns anos atrás, mas também temos pormenores deliciosos em cada pista e ambiente que nos rodeia. Gostámos particularmente da lama e poeira que deixam o carro com um aspeto totalmente diferente, e dos efeitos de luzes com reflexos e sombras que afetam a jogabilidade. Os menus e a interface do utilizador são bastante limpos e fáceis de navegar, mas talvez demasiado simples para um jogo que saiu em 2018.

A banda sonora do jogo resume-se a um único tema nos menus do modo carreira. Apesar de até ser um tema comum bom ritmo, começa a tornar-se aborrecido ao fim de algumas horas. Os efeitos sonoros, embora não sejam os melhores que já encontrámos em jogos de corridas de automóveis, apresentam-se a um bom nível. 

Conclusão

Respondendo à pergunta que colocámos no inicio, a Kylotonn Racing tentou juntar dois géneros que talvez não sejam totalmente compatíveis, e isso não resultou por completo. Quando pensamos num jogo de corridas arcade, pensamos em algo que se domina desde o primeiro minuto, sem grandes necessidades de adaptação. Infelizmente, V-Rally 4 um pouco exigente demais para os jogadores menos experientes. 

Neste jogo, que pode e deve servir como rampa de lançamento para algo muito melhor, encontrámos muitas coisas positivas, como a sensação de velocidade em cada percurso, a variedade de eventos que é agora muito maior, e aquela sensação de nostalgia que nos faz regressar aos tempos áureos da PlayStation 2.

Embora apresente algumas falhas e imperfeições, V-Rally 4 é um título obrigatório para os verdadeiros fãs da série e das corridas de automóveis.

V-Rally 4 está disponível para PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 4926 vezes
Tagged em

Itens relacionados

Top