EaseUS Todo Backup Home - Wintech

O Windows 10 possui milhões de utilizadores em todo o mundo, talvez por isso seja um dos alvos preferenciais por parte dos hackers e programadores para atacarem os computadores dotados deste sistema operativo.

Assim, torna-se imperioso efetuar backups regulares dos dados, sejam eles pessoais ou de conteúdo profissional, algo que, para os menos entendidos, poderá se revelar um processo complicado e demorado. Felizmente que existem aplicativos que podem ajudar no desenvolvimento destas tarefas, como é o caso da solução que hoje vamos analisar.

EaseUS Software é uma empresa foi criada em 2004 e possui, em todo o mundo, mais de duzentos milhões de utilizadores em 160 países e é responsável pelo desenvolvimento de software que permite facilitar a “vida” aos informáticos.

Em resposta ao repto de realizarmos uma análise a um dos seus produtos, a EaseUS colocou à nossa disposição uma solução que permite fazer backup dos dados cruciais e recuperar todo o sistema em segundos, como é o caso do EaseUS Todo Backup Home, uma solução simples e eficaz, que nos poderá salvar naqueles momentos em que ligamos o computador e parece que perdemos tudo.

O Todo Backup Home, uma solução de backup e recuperação da EaseUS, está disponível gratuitamente, numa versão de teste válida por 30 dias, sendo compatível com sistemas operativos Windows e Mac, permitindo fazer o backup e recuperação de ficheiros/disco/partição/sistema com vários modos de backup. 

Mas, apesar de ser um produto que pode ser usado gratuitamente, a EaseUS possui planos de pagamento a partir dos 27€ para uso domestico, podendo ser adquirida uma licença que atualiza o  EaseUS Todo Backup Home para uma versão completa e que permite, entre outros processos, transferir o sistema para diferentes PCs, obter notificação por e-mail, pré/pós-comando, cópia fora do local e exclusão de arquivos, fazer o backup e recuperação de e-mail do Outlook, e backup programado com base em eventos. De notar que esta empresa disponibiliza também uma versão mais empresarial com planos a partir dos 36€.

Instalação

O download do EaseUS Todo Backup Home está disponível no site da empresa sendo que a sua instalação apresenta-se ao nível daquilo que é possível encontrar em outros produtos da empresa, ou seja, uma instalação rápida, intuitiva e, consequentemente, de extrema facilidade.

De notar que este software está disponível em diversos idiomas, e onde está incluído o português.

Após alguns passos, inclui a seleção da pasta onde serão criados os backups, concluímos a instalação, sendo que podemos optar por executar o EaseUS Todo Backup Home de imediato, e ajudar os criadores a aperfeiçoar a experiência do cliente.

Experiência de utilização

Quando executamos o EaseUS Todo Backup Home, a primeira janela sugere desde logo a realização de um backup do sistema. Em poucos passos, podemos iniciar a criação de um backup do nosso sistema operativo, que ficará alojada na pasta que indicámos. Como opção podemos escolher que o backup seja colocado num segundo disco interno ou um disco externo.

Para além da criar uma cópia de segurança do nosso sistema ou dos ficheiros importantes, o EaseUS Todo Backup Home é um software bastante útil, facilitando, por exemplo, a migração de todo o disco e/ou do sistema operativo de um disco mecânico para um disco SSD, através de um processo simples e rápido.


Em caso de ser necessário recuperar a partir desse backup, basta ter a aplicação instalada e carregar duas vezes no ficheiro de backup criado pelo software. De seguida passa a ser possível aceder à informação referente à recuperação dos ficheiros com base na imagem criada pelo EaseUS Todo Backup Free. Para recuperar, basta escolher os ficheiros ou pastas que pretendemos recuperar e copiá-los para a pasta pretendida.

Conclusão

Mais uma vez, esta solução da EaseUS revela-se bastante simples de trabalhar. É uma solução que, mesmo sendo gratuita, cumpre o trabalho a que se destina: realizar de forma fácil o backup de informação.

O facto de existirem opções que podem ser acrescentadas ao software (ainda que mediante um pagamento) podem ir de encontro às exigências dos diferentes tipos de utilizadores, tornando assim uma solução a ter em conta na altura de escolher um software de backup.

 

Classifique este item
(0 votos)
Ler 301 vezes

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top