LG SoundBar SK10Y - Wintech

A LG Portugal fez-nos chegar a SK10Y, uma das barras de som que a marca dá especial primazia por ser um produto Premium.

Esta barra de som vem equipada com o suporte ao Dolby Atmos 5.1.2, certificação Hi-Res Audio, funcionalidade de Google Assistant e compatibilidade com ChromeCast. Além disso, a LG SK10Y vem com o selo da parceria Meridian Audio, o que lhe confere uma credibilidade extra no que ao som diz respeito.

A barra de som SK10Y é um dos produtos da linha de barras de som equipadas com Dolby Atmos, onde consta a SK9Y e a SK8Y, sendo que esta barra de som aqui analisada pela Wintech se posiciona num patamar, como referimos no inicio, Premium, não estivéssemos a falar numa barra de som que tem um preço de venda ao público acima dos 1000€.

Especificações técnicas

Tipo : Barra de Som

Sistema : 5.1.2

Potência total : 550 W

Potência por canal : 50 W

Descodificadores : LPCM, Dolby Digital Plus, DTS, FLAC, WAV

Ligações : 1 Digital Ótica, HDMI 1.4, HDMI 2.0v, Bluetooth 4.0, Wi-Fi

Formatos de reprodução : OGG, MP3, AAC, AIFF, WMA

Potência Rms Subwoofer : 200 W

Dimensões colunas frontais : 1443 x 63 x 146 mm

Peso colunas frontais : 7,5 kg

Dimensões Subwoofer : 221 x 312,8 mm

Peso Subwoofer : 7,6 kg

Garantia : 2 anos


 HomePage : LG SK10Y

Design, funcionalidades e experiência de utilização

A SK10Y, é desde logo, uma gigantesca coluna de som, ocupando uma largura de 144 cm, o equivalente a um televisor de 65”, é a barra de som mais larga de sempre produzida pela LG, pelo que é recomendado que seja colocada na parede (possui já adaptação para isso) ou num móvel que possua, pelo menos, esta largura de base.

Como referimos, esta coluna tem uma largura de 144 cm, sendo que a própria marca recomenda, até por uma questão estética, que seja instalada juntamente com uma TV de 65”, ficando pouco apelativo se usada em conjunto com televisores de dimensões mais reduzidas.

Com um design onde os cantos são arredondados, a SK10Y possui um pequeno visor (por detrás da grelha que acompanha a coluna a toda a largura) onde é possível visualizar alguma informação como, por exemplo, qual a fonte a ser utilizada. Possui 3 colunas por detrás desta grelha assim como mais duas localizadas na parte superior da coluna,  mais duas nas laterais (uma de cada lado). Ao centro, e entre estas duas colunas colocadas no topo da barra, estão localizados alguns botões touch que permitem o acesso a funções base da coluna (volume, mudança de fonte, ligar ou desligar). 

Na parte traseira da coluna estão as ligações “físicas” propriamente ditas com a duas ligações de entrada HDMI, uma saída HDMI, entrada ótica de som, uma entrada de som jack de 3,5mm, ligação de rede e uma porta USB.

Com uma configuração extremamente simples e que, pode ser usada com recurso ao comando da própria TV, algo que em muitos casos (se a barra for da marca LG, Sony, Philips, Sharp, Panasonic, Vizio, Toshiba e Samsung), simplifica a sua utilização e, ao mesmo tempo, deixa de ser necessário ter mais um comando à ordem na sala.

A SK10Y é, além de uma barra de som, apetrechada e acompanhada com um subwoofer sem fios de 200W, uma solução mais que suficiente para garantir baixos profundos. O Subwoofer, sem fios, é facilmente configurável sendo que em poucos segundos se consegue ter o sistema de som pronto a funcionar.

Em termos de utilização, gostámos da funcionalidade ChromeCast que vem integrada, e que, ao mesmo tempo, permite ser adaptada a uma solução Multi-Room que possa ser controlada por voz através da Google Assistant. A tecnologia Bluetooth também vem integrada neste produto, assim como ligações 4K HDMI (2 entradas e uma saída) e uma entrada ótica de áudio.

A LG SK10Y possui um comando sem fios que permite ajustar o volume, silenciar, mudar funcionalidades, reproduzir, colocar em pausa e avançar (ou recuar) as musicas que estão a ser reproduzidas.

Esta solução da LG garante ainda a possibilidade de podermos dar ordem, por exemplo, de reprodução do som do Spotify executado no telemóvel, diretamente para a barra de som SK10Y.

A LG SK10Y oferece um som impressionante, muito bem conseguido pela tecnologia Dolby Atmos e que se revelou particularmente interessante na visualização de conteúdos 4K em Blu-Ray dotado desta tecnologia e que lhe confere um som tridimensional muito interessante.

Além dos filmes que reproduzimos nesta barra de som de 550W, conseguimos também usufruir de um som de grande qualidade, sendo que, neste caso, a responsabilidade cai sobre o certificado High-Res Audio-ready. Os tweeters de alumínio que esta barra de som possui conseguem proporcionar um som de qualidade superior aos tradicionais tweeters existente na maioria destes produtos.

Conclusão

Esta poderosa barra de som é o primeiro produto criado em parceria com a Meridian e que resulta numa solução equipada com Dolby Atmos. Esta parceria a que se junta a tecnologia conseguem adicionar à LG SK10Y um som claro e refinado. O som tridimensional oferecido consegue proporcionar um ambiente “de cinema” a qualquer sala de estar.

A SK10Y permite a reprodução com grande qualidade seja a partir de fontes sem fios, seja ligada diretamente à TV através de um cabo ótico proporcionando uma qualidade sonora muito acima da média.

O seu preço é, quanto a nós, um dos pontos menos favoráveis, quando comparado com as diferentes soluções oferecidas por outras marcas.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 399 vezes Modificado em Set. 14, 2018

Itens relacionados

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top