Mini TV Game Anniversary Edition - Wintech

A Nintendo surpreendeu o mundo no final do ano 2016 quando anunciou a chegada ao mercado da reedição da consola lançada na década de 80, a conhecida Nintendo Entertainment Computer. A surpresa foi de tal ordem que muitos dos fãs da velha consola acabaram por adquirir carinhosamente este modelo levando mesmo a esgotar o stock um pouco por todo o mundo tendo sido uma das prendas de Natal mais oferecida esse ano.

Devido ao surpreendente (ou não) sucesso rapidamente começaram a ser criados “clones” desta mini consola e que, devido ao facto de ser um dispositivo de 8 bits e o seu baixo custo de produção, é possível adquirir um destes equipamentos por valores a menos de um terço do valor pedido pela consola da Nintendo (60€). O modelo que nos chegou, foi uma cortesia da TomTop, e que pode ser adquirida por pouco menos de 15 euros, aqui.

Na embalagem

Na embalagem desta Mini TV Game Anniversary Edition encontramos o manual de instruções, a pequena consola, dois Comandos, um cabo RCA e um transformador.

Instalação

Apresentando um design em tudo semelhante à replica lançada em 2016 pela Nintendo, a Mini TV Game Anniversary Edition apresenta-se também compacta, sendo que na traseira a pequena consola vem dotada de uma ligação mini USB (que serve para ligar o carregador) e de uma ligação para a TV (que é feita através de cabos RCA. Na frente a consola estão localizados os botões de “Power” e “Reset” assim como duas ligações para os comandos.

A instalação da consola é muito simples, basta ligar o equipamento ao televisor com o cabo RCA disponibilizado, ligar o comando à consola e, finalmente, ligar o carregador que é disponibilizado para alimentar a consola.

Feitas todas as ligações basta carregar, por fim, no botão “Power” apresentado no frontal da consola.

Experiência de utilização

A consola oferece 500 jogos pré-instalados e na lista extensa de títulos é possível jogar alguns dos jogos mais marcantes da década de 80 e 90 como é o caso do mítico Pac-Man ou mesmo de Super Mário.

Para ligar a consola, como referimos, basta ligar no botão “Power” sendo que, quase instantaneamente, a consola se inicia e surge no ecrã a lista de jogos que podemos optar. A navegação é bastante rápida e o jogo é, igualmente, rápido a inicializar. Para voltar atrás e regressar à lista de títulos para escolha basta premir o Botão RESET durante o jogo para regressar ao Menu HOME.

Talvez por não estarmos já habituados a um comando tão pequeno, e porque estamos a falar numa réplica do comando lançado na longínqua década de 80, é possível que, após algum tempo, seja sentido algum desconforto na utilização. Esta situação deve-se ao facto de estarmos habituados a comandos mais ergonómicos como é o caso dos controladores das consolas Xbox ou PlayStation.

Conclusão

Para concluir, consideramos que esta consola pode ser uma excelente oferta para aqueles que procuram uma consola de jogos mais casual e que ao mesmo tempo faz recordar os bons e velhos anos 80, que marcaram uma geração.

Contrariamente à versão disponibilizada pela Nintendo, que vem dotada de uma ligação HDMI, a Mini TV Game Anniversary Edition possui uma ligação RCA que lhe permite, praticamente, uma universalidade de utilização em praticamente todos os televisores existentes, sejam eles os modernos televisores LED como os saudosos CRT.

Para finalizar, e porque à data da publicação desta análise, é possível adquirir esta consola por menos de 15 euros (via TomTop), consideramos que este é um produto ouro, em particular para os mais saudosos e que viveram a sua juventude tecnológica nos anos 80 e 90.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 326 vezes Modificado em Ago. 04, 2018
Tagged em

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top