Razer Cynosa Chroma - Wintech

A Razer, a prestigiada marcas soluções para gaming, lançou no final de 2017 uma nova linha de teclados teclados destinada a jogadores um pouco menos exigentes ou com menos recursos económicos, mas que ainda assim oferecem excelentes características e opções de personalização.

Num segmento de mercado onde o teclado mecânico Razer BlackWidow é umas das principais referências para os jogadores, surge o Razer Cynosa Chroma, um teclado que troca os famosos e "barulhentos" switches mecânicos por suaves membranas.

A linha de teclados Razer Cynosa está disponível em duas versões, Razer Cynosa Chroma e Razer Cynosa Chroma Pro, e é para já a única linha de teclados da marca com um preço abaixo dos 100€. À nossa redação chegou a primeira opção, que foi submetida a vários testes.

 

 

Antes de seguirmos com a análise ao design, desempenho e outros aspetos do Razer Cynosa Chroma, vamos conhecer as suas caraterísticas técnicas:

• Teclas de nível gaming ligeiramente almofadadas
• Teclas individualmente personalizáveis e retro iluminadas 
• Design duradouro resistente a salpicos
• Anti-ghosting de 10 teclas
• Retroiluminação Chroma e brilho inferior com 16.8 milhões de opções de cor
• Compatível com Razer Synapse
• Teclas totalmente programáveis com gravação de macros em tempo real
• Opção de modo Gaming
• Ultrapolling de 1000 Hz

Design

Ao longo de vários anos, fomos ficando habituados a ver teclados Razer robustos, pesados e, de certa forma, barulhentos, como que preparados para receber qualquer tipo de tratamento da parte dos jogadores. O Razer Cynosa não deixa de ser um teclado com presença, mas a construção num plástico mais vulgar, a suavidade das teclas e o facto de ser bem mais leve, dá a ideia de estarmos a utilizar um teclado mais frágil.

O Razer Cynosa é totalmente preto e apresenta-se com o layout normal de 105 teclas, ou seja, não existem teclas de macro ou de atalhos para multimédia. No cabo USB que o liga ao PC encontramos outra fragilidade, uma vez que este não é revestido com fibras entrançadas. Em vez disso, temos um cabo normal com revestimento emborrachado. Por outro lado, este teclado é resistente a salpicos, o que lhe confere alguma durabilidade extra.

Como qualquer produto Chroma, o Razer Cynosa ganha uma nova vida quando o ligamos e entram em acção as 24 zonas de iluminação personalizáveis por baixo do próprio teclado. As teclas são individualmente retro iluminadas com 16.8 milhões de opções de cor, e até temos perfis oficiais de iluminação integrados para vários jogos que se modificam de forma dinâmica durante o jogo.



Software

Como qualquer outro periférico da marca Razer, a personalização do teclado Razer Cynosa fica a cargo do Razer Synapse. Os teclados Razer Cynosa Chroma e Cynosa Chroma Pro são os primeiros teclados Razer a incorporar o software Razer Synapse 3 (Beta), através do qual podemos personalizar e atribuir, de forma individual, funções a cada uma das teclas do Razer Cynosa, assim como personalizar a retroiluminação, ligar/desligar e alterar algumas opções do modo de jogo, e também gravar macros. O software Razer Synapse deteta ainda se existem novas atualizações de firmware e instala-as nos periféricos. 


Desempenho

Testámos o teclado em alguns jogos diferentes, incluindo FPS, MMORPG e um jogo de futebol, e o resultado superou as nossas expetativas. Quando pensamos em teclados de membrana, pensamos em algo que nos impede de estar ao melhor nível enquanto jogamos. No entanto, o Razer Cynosa mostrou-se à altura das exigências, sendo até bastante rápido e preciso a registar a nossas ações, e a sua capacidade de registar até 10 teclas ao mesmo tempo oferece uma grande vantagem nos jogos onde existem mais controles. Para além disso, a retroiluminação, elevação e espaço entre teclas, garantem que não é por causa do teclado que falhamos uma ação.

O Razer Cynosa não é refinado o suficiente para quem joga em torneios, mas os seus recursos acima tornam-o uma opção potencialmente atraente para jogadores iniciantes que realmente não se importam com a distinção entre teclas mecânicas e de membrana. 

Noutro tipo de utilização, como processar texto no Word ou escrever mensagens em chats, encontramos a principal vantagem do  Razer Cynosa. Por ser um teclado de membrana, este é bastante mais suave e silencioso em relação aos teclados mecânicos, algo que procuramos principalmente à noite quando outros membros da familia já dormem. 


Conclusão

Para quem, como nós, está habituado a usar um teclado mecânico, o Razer Cynosa pode causar alguma estranheza. De qualquer forma, este é um teclado com boas carateristicas para quem está dar os primeiros passos no mundo do gaming, oferecendo firmeza, uma boa capacidade de resposta e inúmeras opções de personalização.

Não nos podemos esquecer que o Cynosa é, até à data, o teclado mais económico da marca Razer, pelo que não podemos procurar nele as carateristicas dos modelos mais caros.  

Classifique este item
(0 votos)
Ler 992 vezes Modificado em maio 05, 2018
Tagged em

Itens relacionados

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top