A Sony é uma das mais reputadas empresas no que ao hardware diz respeito, desde soluções de vídeo até aos diferentes recursos e equipamentos áudio. Os auscultadores sem fios Sony WI-1000X é uma dessas soluções e chegou à redação da Wintech para mais uma análise.

Estes auscultadores, de acordo com a marca, possuem como fortes argumentos o facto de permitir o cancelamento de som e o suporte à qualidade sonora características da aptX HD, algo que, de certo, será de relevo para os bons apreciadores de música.

Na embalagem e primeiras impressões.

Na embalagem dos Sony WI-1000X estão, além dos auscultadores, presentes um cabo microUSB-USB, uma bolsa que serve para o transporte dos auscultadores, e um conjunto de pequenas “borrachas” para os ouvidos…

Começando pelo aspeto design destes auscultadores, estamos longe de serem uns auscultadores totalmente sem fios, tal como acontece nos conhecidos AirPods da Apple, pois os Sony WI-1000X possuem uma espécie de “bandolete” só que serve, ao contrario do habitual, para colocar atrás do pescoço, de onde saem, depois, dois auscultadores que são ligados a esta “bandolete” por cabo. Nesta mesma “banda de pescoço” estão localizados os botões de controlo de som, pausa, faixa seguinte/anterior e o botão de ligar.  Do lado oposto onde estão os botões, fica localizado a abertura onde é possível conectar o cabo de ligação / alimentação energética para carregamento de bateria.

Uma vez carregado, decidimos liga-los e emparelha-los com o nosso smartphone. O método usado foi o tradicional: pressão longa no botão de ligar/desligar até o led ficar intermitente entre o vermelho e o azul, depois foi efetuar a pesquisa no smartphone, selecionar o WI-1000X e disfrutar!

Em termos de conforto estes auscultadores sem fios são, quanto a nós, dignos de registo, pois apesar de terem a sua ligação à “banda de pescoço”, são surpreendentemente leves e confortáveis. A “banda de pescoço” é revestida em pele e os botões são emborrachados de forma a serem resistentes ao pó e ao suor. Os auscultadores, propriamente ditos, são um pouco mais compridos e largos, características que estão de certo associadas à possibilidade de poder cancelar o ruido exterior e que são, ao fim ao cabo, uma das especificações deste produto.

 

Experiência de utilização

É certo e sabido que os bons apreciadores de som têm ao longo do tempo “torcido o nariz” a tudo o que está relacionado com sistemas de som sem fios devido ao facto das ligações Bluetooth reduzirem a qualidade de som graças à necessidade de compressão do áudio. No entanto, e nos nossos testes, percebemos que o facto destes auscultadores possuírem o suporte à tecnologia aptX HD permitirá ultrapassar, com distinção, esta questão, pois a utilização do aptX HD permite transmissão de áudio em 24-bit/48kHz em vez do tradicional 16-bit/44.1kHz. Uma possibilidade que acaba por aumentar o ganho de qualidade proporcionado pelas ligações sem fios Bluetooth.

Com resultado é possível obter uma qualidade excecional com um som profundo e detalhado que acaba por ser acompanhado com um conjunto de graves equilibrados com os sons médios e agudos de grande nível.

O cancelamento de som é algo que estes auscultadores proporcionam sem complicações, garantindo um eficiente isolamento acústico, oferecendo um “alheamento” sonoro do que se passa à volta do utilizador muito interessante.

Nos testes que realizámos conseguimos obter uma autonomia à volta das 10 horas, em linha com aquilo que a marca japonesa promete.

Conclusão

Os auscultadores Sony WI-1000X são uma solução excelente para quem procura uns auscultadores sem fios, com cancelamento de ruido e com uma qualidade acima da média. Apesar destes argumentos favoráveis, destaque, pela negativa, dos auscultadores apenas permitirem uma autonomia de 10 horas, algo que poderá ser constrangedor para quem usa diariamente este tipo de solução de som, obrigando o utilizador a ter um carregador suplente à mão para que consiga manter o som a funcionar…

Independentemente do tipo de música preferido do utilizador, é possível perceber que estamos perante um equipamento de grande qualidade, porém o preço pedido pela Sony (cerca de 300€) podem ser a principal barreira para quem quer uns auscultadores de som sem fios, no entanto, como é costume dizer, a qualidade paga-se, o que se aplica, na perfeição a este caso.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 832 vezes

Itens relacionados

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top