A WinTech teve o previlégio de ser o primeiro site em Portugal a "pôr" as mãos no novíssimo computador portátil para gamers da ASUS, o G70S, e que deverá chegar ao mercado nacional em Maio.

Seguindo o conceito do seu antecessor G1S, o ASUS G70 combina motores gráficos de elevado rendimento, que até agora só haviam sido integrados em Desktops de elevada potência, com um ecrã de 17" de alta definição e rápida resposta, capaz de suportar os mais exigentes jogos em 3D.

Com um preço estimado para o mercado Português de 2499€, o equipamento vai estar equipado com as seguintes características :

Modelo : G70S-7T006G
Ecrã : 17'' WUXGA Color Shine
Processador : Intel Core 2 Duo T9300 (2.5 GHz)
Memória RAM : 4096MB(2048M + 2048M) DDRII 667
Disco Rigido : 640GB 5400rpm (320G x2) SATA
Placa Gráfica : nVidia GeForce8700M GT x2 GDDR3 512M x2 VRAM em  SLI
Drive Optica : Gravador de Blu-ray
Conectividade : Gigabit LAN 802.11a/g/n e Bluetooth
Extras : Webcam 2.0 MP, TV TUNER + Controlo Remoto, Mochila e Rato Óptico Gaming (Razer) e Headphones
Sistema Operativo : Windows Vista Ultimate

Contudo, e apesar de ser esta a configuração que vai ser disponibilizada em Maio, a máquina enviada pela ASUS Ibérica apresenta algumas diferenças. Eis então a configuração do modelo enviado e por nós analisado :

Modelo :
G70S
Ecrã : 17'' WUXGA Color Shine
Processador : Intel Core 2 Duo T9500 (2.6 GHz)
Memória RAM : 4096MB(2048M + 2048M) DDRII 667
Disco Rigido : 400GB 7200rpm (200G x2) SATA
Placa Gráfica : nVidia GeForce8700M GT x2 GDDR3 512M x2 VRAM em  SLI
Drive Optica : Gravador DVDRW
Conectividade : Gigabit LAN 802.11a/g/n e Bluetooth
Extras : Webcam 2.0 MP, TV TUNER
Sistema Operativo : Windows Vista Enterprise

Visual :

Bom, seria uma falha grave se nesta nossa análise não falássemos do aspecto deste computador, simplesmente genial. Com uma aparência robusta (graças a todo o aluminio que cobre o computador) este pc portátil é ainda complementado com luzes azuis e vermelhas. Fantástico para os gamers que gostam de participar em LanParty’s pois é dificil passar despercebido...



O touchpad é também ele (poderemos assim chamar) hibrido, pois para além de ser um touchpad normalissimo é possivel comutar a sua funcionalidade com um comando para o sistema "media center" da ASUS permitindo assim agilizar a sua utilização com os controlos, por exemplo, de pausa, play, mute, etc...

Ligações :

 No que diz respeito às ligações deste G70S as opções são muitas pois apresenta diversos tipos de portas :

VGA : 1 Porta
HDMI : 1 Porta
E-Sata : 1 Porta
USB : 4 Portas [USB 2.0]Firewire : 1 Porta
Audio : Saida e Entrada de Som
Conectividade : Rede 10/100/1000, Wireless e BlueTooth
Modem : 56 Kbs
Placa TV : Hibrida (TV Digital Terrestre e Analógica)
Leitor de Cartões : MMC, SD, MS, MS-Pro

Na comunicação, mantêm-se o modem 56kbps, a placa de rede 10/100/1000, a placa de rede sem fios 802.11 a/g/n, e o bluetooth v2.0. Quer isto dizer, não falta nada este portátil no que diz respeito a comunicação, com e sem fios.

Em entradas e saídas de vídeo, vamos encontrar a porta VGA, onde podemos ligar um monitor comum, ou um televisor LCD mais antigo, a porta HDMI que ligada por exemplo a um LCD com tecnologia Full-HD, nos permite obter uma imagem em alta-definição com uma qualidade incrível, a ligação Firewire, por onde podemos capturar vídeo a partir de uma câmara de filmar digital, e por fim placa de TV, preparada para receber TV analógica ou o novo sistema Digital Terrestre.


Aspecto do Teclado
(As Habituais Teclas Normalmente Utilizadas Pelos Gamers em Grande Destaque)


Para transferência de dados, estão integradas 4 Portas USB 2.0, número suficiente tendo em conta todos os periféricos já incluídos, o leitor de cartões de memória 4 em 1, onde podemos ler os formatos de cartões mais utilizados, tanto em câmaras digitais, como em telemóveis, e a ligação E-Sata, mais uma porta onde podemos ligar um disco rígido externo adicional.

 A presença de uma placa TV incorporada neste computador é de facto a grande novidade nesta linha de computadores em relação à série anterior, G1S.

Certamente que muito entretenimento e funcionalidade não vão escapar aos utilizadores deste computador.

Ecrã :

O ecrã "generoso" de 17" apresenta uma resolução de 1920x1200. A inclusão da tecnologia ColorShine, da ASUS, mantêm-se pelo que mais apelativa se torna a imagem graças a esta tecnologia que permite obter um brilho mais intenso e cores mais vivas.

Desempenho :

Grande destaque para presença de um processador de última geração da Intel, o T9500, um processador Intel Core 2 Duo 2,6 Ghz de 45 nanómetros, front-side-bus a 800 Mhz e uma memória cache (L2) de 6 MB. Este processador garante um desempenho notável na execução de programas e jogos mais exigentes, ou mesmo várias tarefas em simultâneo.

A componente gráfica apresenta a maior novidade. Pela primeira vez, vamos encontrar tecnologias que até agora só haviam sido integrados em Desktops de elevada potência. Aproveitando a tecnologia SLI da nVidia, o G70 aparece com duas gráficas GeForce 8700M GT com 512MB de memória dedicada cada (1GB de memória total), o que aumenta exponêncialmente o desempenho de qualquer jogo, incluindo os mais exigentes.


Aspecto das Ventoinhas de Dissipação da Placa Gráfica

No que diz respeito à memória RAM, os 4 GB e o sistema operativo Windows Vista (com o Service Pack 1 instalado) reconhecem a sua totalidade contornando o problema que se passava a alguns meses.

A todos os aspectos já referidos, falta juntar os dois discos rígidos de 200GB SATA, que são mais do que suficiente para armazenar tudo aquilo que se pretende.
 
Video : O Aspecto Exterior do "Nosso" Menino

{mospagebreak}

Drive óptica, placa de som e outros:

Outra novidade deste G70S, está na drive óptica, onde vamos encontrar um gravador de Blu-Ray, que nos permite reproduzir e gravar a nova geração de discos, que oferecem suporte para jogos e filmes em Alta-Definição. Assim, sempre vamos poder aproveitar ao máximo o ecrã de alta definição integrado neste PC portátil.

Algo que nos impressionou, foi a capacidade sonora do G70S. As colunas Altec Lansing são capazes de reproduzir fielmente um ambiente surround, especialmente em jogos e aplicativos. Essa capacidade de som foi bem evidente quando experimentámos o jogo “Crysis”, que nos oferece uma banda sonora arrebatadora.

No topo do ecrã, vamos encontrar a habitual webcam, que evoluiu dos 1,3MP para 2,0MP. È o acompanhar da evolução dos tempos por parte da ASUS, garantindo neste portátil a qualidade de imagem, que cada vez mais é exigida pelos cybernautas.


WebCam Com Os Efeitos Neon


Os Testes :

Nesta análise decidimos recorrer a mais alguns testes de desempenho para além dos tradicionais 3DMark e PCMark, pois decidimos ainda testar o comportamento do disco rígido e alguns jogos.

3DMark :

O desempenho conseguido no 3DMark é de facto muito bom, com 8527 pontos, superou em muito o seu antecessor (G1S) que apenas conseguiu obter 4355 pontos (pouco mais metade do actual modelo).


PCMark :

Os dados do PC Mark são igualmente muito bons, com uma análise mais generalista, o teste de quase hora e meio foi concludente : esta máquina é de facto suberba para gamers e trabalho de video.


HD Tune Pro :

Os resultados obtidos no HD Tune Pro revelam que o disco rigido que acompanha este computador, é de facto um disco com um excelente desempenho. Uma boa performance tanto na leitura de dados como na escrita.





HD Tach :

Não satisfeitos com o resultado obtido pelo HD Tune Pro, decidimos carregar um outro programa, o HD Tach onde foi possivel verificar que as velocidades de resposta do disco rigido são de facto muito boas.





{mospagebreak}

SiSoftware Sandra :

Com este software recorremos a alguns Benchmarks extras, onde analisamos o comportamento de tarefas Multi-Core e componentes Multimédia.

No teste Multi-Core é possivel ver que o comportamento do computador em comparação a outros referenciados pelo programa apresenta um bom comportamento, apenas superado por um processador Intel Core 2 Duo E6700, com velocidade a 2.67 GHz. Ficando à frente de processadores Intel Core 2 Duo E6400 a 2.13 GHz e do AMD Athlon FX2-60 a 2.6 Ghz (aqui a distância é de facto significativa).


No que diz respeito às funcionalidades de multimédia, aqui também os resultados são muito bons, revelando-se assim um bom equipamento para tratamento de video.


No gráfico que apresentamos os resultados são também concludentes, e se na eficiência do Multi-Core o nosso PC tinha ficado abaixo do E6700, neste teste o resultado é semelhante apenas superado pelo processador Core 2 Quad Intel QX6800, a 2,93 GHz.
 

 Video : Os Nossos Testes : 3DMark e PCMark

{mospagebreak}

Jogos :

Como se sabe e é de conhecimento geral o mercado dos jogos influência em muito a venda de computadores portáteis e desktops, pelo que quem quiser jogar num destes equipamentos deve estar ciente de que o computador deverá estar bem equipado tanto a nivel de processador como placa gráfica. Nestes nossos testes decidimos pegar em dois dos titulos que servem de base para muitas análise : Crysis e Unreal Tournment 3.

Crysis :

Como base relembramos que para se conseguir jogar o titulo da Electronic Arts, Crysis, o gamer deverá possuir os seguintes requisitos :

Requisitos Minimos :

Processador:  2.8GHz ou superior (XP); 3.2GHz ou superior (Vista)
Memória:  1GB RAM (XP); 1.5GB RAM (Vista)
Vídeo:  256MB (6800 GT ou superior)
Espaço em disco: 12GB
Placa de Som: Compativel com DirectX 9.0c

Sistema recomendado:

Sistema operacional:  Windows XP / Vista
Processador: Intel Core 2 DUO @ 2.2GHz
Memoria:  2GB RAM
Vídeo:  NVIDIA GeForce 8800 GTS/640 ou similar

Aproveitando a ferramenta de Benchmark presente na Demo do jogo foi possivel apurar que se consegue jogar "decentemente" com uma resolução de 800x600 e obter cerca de 29 Frames por Segundo (FPS). Um resultado, pensamos, bastante modesto, contudo sabemos que este é um jogo bastante "puxado" a nivel de requisitos.

Unreal Tournament 3 :

É neste titulo que podemos admirar em toda a plenitude a potência do equipamento da ASUS, pois aqui neste titulo decidimos puxar pelas gráficas e optamos por colocar nativamente uma resolução de 1920x1200 e os resultados são francamente positivos : video fluido e excelente jogabilidade que nos permitiu obter uma média de 58 Frames por Segundo (FPS). Fantástico !


No Video : Demonstração do Desempenho do Computador em "GamePlay"

Conclusão :

Não poderiamos concluir de outra forma, este equipamento é de facto um computador de alta-gama. O ASUS G70S é um computador com publico alvo muito especifico : gamers e também artistas de design técnico, gráfico e entusiastas de video. Os resultados são esclarecedores : haverá poucos equipamentos no mercado com resultados tão bons.

O design é suberbo, têm um aspecto muito robusto e ao mesmo tempo fino. Os gamers que o tenham farão sucesso em qualquer LAN onde esteja presente.

Apesar do preço deste mágnifico computador portátil não ser o mais atrativo, julgamos que é justificável pela excelente qualidade do produto e pelos resultados obtidos nos testes que efectuamos.

Pontos Positivos :
* Design
* Caracteristicas
* Desempenho
* Extras

Pontos Negativos :
* Nada a Assinalar


Produto Recomendado WinTech


Autor : João Fernandes
Video Montagem : Helio Duarte


{mosgoogle}
Classifique este item
(0 votos)
Ler 11499 vezes Modificado em Abr. 30, 2008
Top