Apresentada na IFA, em Berlim, há pouco mais de um ano, a série de computadores portáteis para gaming Y700, da Lenovo, chegou para tentar conquistar um segmento de mercado cada vez mais competitivo, impulsionado pela ascensão meteórica do fenómeno e-sports e dos jogos gratuitos.

Criado para a pensar nos jogadores móveis, tendo em mente as suas necessidades em termos de performance e portabilidade, o Lenovo ideapad Y700 promete assegurar uma experiência de jogo sólida e acessível, sem deixar de parte a vertente de multimédia.


A PC Gaming teve a oportunidade de testar e analisar um dos modelos da série ideapad Y700 da Lenovo, o Y700-15ISK 80NV, e ao longo das próximas linhas vamos dar a conhecer a nossa opinião sobre um dos modelos que a marca chinesa lançou no mercado para solidificar a sua posição como líder mundial no mercado de computadores.

Mas antes de seguirmos com a análise, vamos conhecer as especificações técnicas deste Lenovo Y700-15ISK 80NV:

• Sistema Operativo: Windows 10 Home
• Processador: Intel Core i7-6700HQ @ 2.60Ghz (Quad-Core; 6 MB Cache; até 3.50GHz)
• Memória RAM: 12GB (PC4-17000 DDR4 2133 MHz)
• Disco Rígido: 1 TB 5400RPM
• Placa Gráfica: Nvidia GeForce GTX 960M com 4GB GDDR5
• Ecrã: 15.6" Full HD (1920 x 1080)
• Áudio: Altifalantes JBL 2x2W + Subwoofer de 3W; Dolby Audio Premium
• Rede: LAN 100/1000 Mbps; WiFi 2 x 2 a/c; Bluetooth 4.0
• Webcam: Intel 3D RealSense Camera
• Portas: 2x USB 3.0; 1x USB 2.0; Audio Combo Jack 2-em-1; 1x HDMI, 1x Leitor de cartões de memória (SD, SDHC, SDXC, MMC)
• Bateria: 4 células 60 WHr
• Dimensões: 387 x 277 x 25.95 milímetros
• Peso: 2.6 kg
• Software pré-instalado: Microsoft Office 2013 (Avaliação de 30 dias), McAfee LiveSafe (Avaliação de 30 dias), Lenovo Photo Master 2.0, Lenovo SHAREit, Lenovo Solution Centre, Lenovo Companion, Lenovo Settings, Lenovo ID, Stagelight


Design

Com um design agressivo, saltam à vistas os diferentes ângulos e revestimentos utilizados pela Lenovo na conceção do Y700. Se na áreas onde assentamos as mãos o design é marcado pela normalidade, na zona onde temos a dobradiça do ecrã temos algo mais arrojado, principalmente as linhas assimétricas, rede vermelha que cobre as colunas JBL, e plástico em preto brilhante que as envolve.

Projetado com conforto em mente, o Y700 oferece-nos uma zona de descanso para os coberta com uma borracha dura, mas bastante suave. O teclado estilo chiclet recebeu o mesmo tratamento, e a retroiluminação vermelha, que pode ser ativada ou desativada, dá uma nova vida ao portátil, e bastante útil em ambientes pouco ou nada iluminados. Como um verdadeiro teclado para gaming, as teclas WASD estão destacadas de todas as outras teclas.
A tampa em alumínio escovado é ideal para evitar os pequenos riscos que normalmente saltam à vista nas tampas em plástico, e dá-nos a sensação de alguma solidez. No lado inverso temos o ecrã anti-reflexo, que se mantém visivel na maioria dos cenários de iluminação, mesmo onde a luz do sol é mais intensa.

Embora menos visível, a grelha traseira por onde saí o ar quente, parece inspirada nas entradas de ar de um carro desportivo de alta cilindrada, acentuando o design agressivo do portátil.

Apesar de estar longe de ser o portátil de 15.6" mais leve do mercado, os 2.6kg e materiais sólidos oferecem uma grande estabilidade ao portátil, algo que desejamos ter quando os jogos se tornam mais intensos.


{gallery.start}
{gallery.end}


Desempenho

Não sendo o modelo que analisámos o topo de gama da série Y700, as características que encontrámos são muito equilibradas e permitem executar qualquer jogo, mesmo os mais exigentes. O Lenovo Y700-15ISK 80NV vem equipado com um Intel Core i7-6700HQ, um processador que encontramos em muitos computadores portáteis para jogos, dada a sua velocidade, poder e estabilidade.

Já no que toca a RAM, todos os Y700 vêm equipados com velozes memórias DDR4. O modelo que analisámos vem equipado com 12GB de memória RAM, mais do suficientes para executar qualquer aplicativo 3D actual, seja ele um jogo que "puxe" pelo PC, um programa de edição de vídeo, ou mesmo software de design. Se por acaso necessitarmos de um pouco mais, o Y700 permite-nos expandir a memória para até 16GB.

Os gráficos do Lenovo Y700-15ISK 80NV estão a cargo de uma Nvidia GeForce GTX 960M com 4GB GDDR5. Este chip gráfico não é um topo de gama, pois se o fosse estariamos perante um PC de 2000€ ou mais, mas mostrou estar à altura das exigências. A GTX 960M  não nos permite chegar aos melhores gráficos de alguns dos jogos mais exigentes, mas não nos impediu de  jogar nenhum deles, mantendo, ainda assim, uma qualidade bastante aceitável.

youtube.com/watch?v=GD2Fz_RUjG0


No armazenamento temos, quanto a nós, o elo mais fraco deste modelo. Aqui encontramos um disco rigido mecânico de 1TB com todas as suas limitações. É verdade que é um disco que nos oferece mais espaço e que é económico, mas estamos na era dos discos SSD. A utilização de um SSD ou de um disco hibrido, seria algo que iria melhorar bastante o desempenho deste portátil. Devemos, no entanto, referir que essa opção existe em outros modelos da série Y700.

O Lenovo Y700-15ISK 80NV possui um monitor IPS anti-reflexo de 15,6 polegadas com resolução 1920x1080 e uma proporção de 16:9. É certo que os ecrãs 4K se vão tornando o padrão para modelos de topo, mas consideramos que este ecrã Full-HD é uma boa opção,  pois oferece qualidade, não aumenta consideravelmente o preço do computador, e não afeta negativamente a bateria.

No que ao áudio diz respeito, a colunas JBL equipadas neste computador são do melhor que já encontrámos num portátil. O conjunto de dois altifalantes de 2 watts, auxiliados pelo subwoofer de 3 watts, emitem um som claro e robusto, tornando-os adequados tanto para jogos como para multimédia.

Aquecimento e ruído, dois elementos que podem interferir na nossa comodidade quando utilizamos um computador portátil, nunca foram um problema durante os testes, mesmo quando executámos benchmarks mais exigentes. A ventilação é silenciosa, e o aquecimento esteve sempre longe de chegar a um nível alarmante.


youtube.com/watch?v=XLjFoo_13BE

Testes

No testes de benchmark, optámos pelo 3DMark, da Futuremark. No teste "Time Spy", obtivemos 1367 pontos, com 7.95 e 7.08 FPS nos testes gráficos, e 12.95 FPS no teste ao CPU. Na comparação de resultados online, a Futuremark indica-nos que este PC está apenas 5% acima de todos os outros resultados, e que ainda está longe dos requisitos minimos para experiências de realidade virtual HTC Vive/Oculus Rift.



No teste "Fire Strike", numa versão menos exigente, obtivemos 4077 pontos, com 21.08 e 17.59 FPS nos testes gráficos, e 29.55 FPS no teste de fisica. Na comparação de resultados online, a Futuremark indica-nos que este PC está 23% acima de todos os outros resultados.




Tratando-se de um computador portátil, quisemos também testar a bateria deste Lenovo Y700, recorrendo à aplicação BatteryMon. Relembramos que a autonomia de uma bateria varia sempre de acordo com a utilização.

Na primeira imagem, que representa o teste de bateria com WiFi ligado e alguma navegação na Internet, podemos verificar que temos aproximadamente três horas e meia de bateria com esta utilização.


Na segunda imagem, que representa o teste de bateria com WiFi ligado e alguns minutos de jogo, podemos verificar que temos aproximadamente uma hora e meia de bateria com esta utilização.


Conclusão

Numa altura em que o "gaming" é cada vez mais levado a sério pelos construtores, a Lenovo quis consolidar a sua presença no mercado com uma série de equipamentos gaming, criados para atender às exigências de diferentes jogadores.

Por cerca de 1000€ (ou nem tanto), o Lenovo Y700 possui as características ideais para gamers que procurem um PC com a capacidade para executar qualquer jogo, mas por um valor razoável.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 3060 vezes Modificado em Nov. 26, 2016

Itens relacionados

Top