A TomTop é um retalhista online que se dedica à comercialização de diversos produtos tecnológicos e que, gentilmente, nos cedeu uma unidade para teste de um destes centros multimédia, o MXQ Pro TV Box.
Primeiras impressões e Especificações técnicas
O equipamento chegou-nos através do armazém europeu (o que acabou por acelerar o processo de entrega) depois de ter sido encomendado cerca de duas semanas antes.
Envolto numa simples caixa branca onde são discriminadas as especificações (de forma resumida) do equipamento, encontramos no interior da embalagem a TV Box MXQ Pro, um cabo HDMI, um adaptador de energia, um comando à distancia e um indispensável manual de instruções.
Assim que retiramos o equipamento da embalagem salta à vista o facto de apresentar um aspeto muito parecido à Apple TV. De cor negra e concebida num brilhante plástico negro, a MXQ Pro apresenta um sem numero de ligações: junto à ligação do alimentador de energia está localizada uma porta RJ45 (para ligação em rede), uma porta HDMI, uma ligação AV (para quem não possui um televisor compatível com ligações HDMI e pretende ligar, por exemplo, via RCA), uma ligação SPDIF (áudio digital) e uma porta USB. Noutra das laterais encontramos mais três portas USB e um leitor de cartões SD. Noutra das faces existe apenas um LED azul que nos indica que o equipamento está ligado e a funcionar.
Feita esta pequena apresentação, fica a lista completa de especificações técnicas:
CPU: Amlogic S905 Quad-core 64-bit ARM Cortex-A53 até 2GHz
GPU: Penta-core ARM Mali-450
RAM: 1GB DDR3
ROM: Onboard eMMC Flash 8GB
Expansão de memória: Cartão SD (Suporte máximo até 32GB)
Bluetooth: BT4.0
WiFi: Antena interior IEEE 802.11b/g/n
Ethernet: 1000Mbps LAN
Idiomas: Vários
Sistema operativo: Android 5.1
{gallery.start}{gallery.end}
Experiência de utilização
Nos testes que efetuámos, decidimos ligar a um televisor através da ligação HDMI e a um switch de rede que temos a distribuir a internet no nosso laboratório de testes.
Assim que é inicializado o equipamento, somos convidados a fazer a concluir o processo de instalação do Android, tal como acontece quando adquirimos um smartphone, por exemplo, onde temos de introduzir o idioma preferido, a nossa conta Google, ligação à internet (caso seja por Wi-Fi), etc…
Assim que é terminado o processo de configuração, surge o ecrã principal do MXQ Pro TV Box. Este ecrã apresenta-se diferente do que estamos habituados nos tablets, por exemplo, e, em vez do tradicional ecrã Android temos um ecrã com vários atalhos que permitem, de certa forma, facilitar a vida aos utilizadores (em particular para aqueles que estão menos familiarizados com estes equipamentos). Este ecrã inclui diversas pastas e atalhos para, por exemplo, a Play Store e para outras aplicações multimédia, como é o caso do NetFlix, do Kodi ou da Google Music que já vem pré-instalado. Desta forma, o acesso às ferramentas a que se dispõe este tipo de equipamento torna-se bastante simples e intuitivo.
Como referimos, este MXQ Pro TV Box é equipado com um processador Quad-Core de 64 Bits ARM Cortex-A53 que, alicerçado por 1 GB de memória RAM, apresenta-se bastante responsivo e funcional, mesmo nas tarefas mais exigentes a que se pode por a prova este tipo de equipamento.
Os testes que efetuamos foram, basicamente, para explorar grande parte das funcionalidades a que o Kodi já habituou os seus utilizadores (assistir a conteúdos multimédia e até a visualizar canais de TV) tendo o equipamento respondido bastante bem.
A ligação à Internet foi igualmente rápida (fruto da ligação cabo e de uma placa 1 Gigabit integrada no equipamento) tendo os downloads e os acessos a conteúdos multimédia sido bastante rápidos e responsivos.
O comando à distancia inclui acesso rápido às pastas, funcionalidades multimédia e permite ativar o modo “mouse” que faz como que através dos cursores consigamos navegar no ecrã como se estivéssemos a usar um vulgar rato.
Benchmark
Como é usual nos dispositivos Android, voltámos a por a prova o equipamento com os habituais testes de Benchmark que, mais uma vez, ficou a cargo do software Antutu.
Durante alguns minutos, o Antutu testou o equipamento nos mais variados cenários multimédia com o objetivo de gerar uma pontuação que ajudasse a classificar o equipamento MXQ Pro TV Box. Neste caso,o MXQ Pro TV Box obteve o resultado de 36880 pontos, uma classificação que não surpreende visto que está longe de ser um “suprassumo” no que diz respeito a processadores, memória RAM e GPU’s.
Conclusão
O MXQ Pro é um equipamento muito interessante para o preço que apresenta (cerca de 45€) e inclui tudo aquilo que se procura neste tipo de solução. Achamos particularmente interessante o facto de o equipamento não estar apenas confinado à ligação via Wi-Fi e de possuir 4 portas USB que, dessa forma, “abre-nos” a porta a poder usar um teclado e rato como soluções de interação e complementar ao comando remoto incluído.
HomePage : TomTop
Comprar : MXQ Pro TV Box