Tomb Raider - Survivor - Wintech

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/qwesdf/public_html/components/com_k2/models/item.php on line 1198

#bannerstart#bannerend#rating45A Wintech teve a oportunidade de analisar o novo Tomb Raider, o jogo que marca o regresso às origens da série de aventura e ação que tem como protagonista a célebre Lara Croft.

É sempre complicado falar de um jogo que tem marcado gerações, pois Tomb Raider e Lara Croft são sobejamente conhecidos desde a década de 90, quando chegou e mudou radicalmente o mundo dos videojogos e das aventuras gráficas.



O novo Tomb Raider chega pelas mãos da Crystal Dynamics, o quinto trabalho da empresa desde que “agarrou” os direitos do jogo em 2006. A ambição da Crystal Dynamics passava (e bem) por criar algo diferente neste novo Tomb Raider, e parece ter conseguido, tal é o nível de alterações introduzido pelo estúdio nesta aventura.

Para começar, a Crystal Dynamics, decidiu “humanizar” a nossa heroína tornando Lara Croft muito mais sensível, quer em termos físicos quer em termos emocionais. A nova Lara apresenta-se assim rejuvenescida e muito mais perto da aparência humana, abandonando-se definitivamente a ideia que Lara é uma boneca e fruto da imaginação dos seus criadores.

História


A história por trás deste novo Tomb Raider inicia-se com Lara Croft na sua juventude e acabada de terminar os estudos. Lara está assim em expedição com a sua equipa a bordo do navio Endurance e o objetivo é claro: procurar a ilha perdida de Yamatai.

A expedição é registada em vídeo por James Withman, o responsável pela viagem, e Lara discute com ele sobre qual o melhor ponto de desembarque afirmando que o local de desembarque definido não é o ideal, e que deverão sair no “Triângulo do Dragão”, uma estreita faixa de mar onde muitos barcos e navios naufragam.

A sua ideia é acatada pelo capitão e, contrariamente ao pretendido por James Withman e alguns membros da equipa, o desembarque acaba por ser mesmo no local indicado pela nossa heroína, porém este desembarque acaba por ser forçado pois a chegada à ilha Yamatai é provocado pelo naufrágio, levando a equipa de Lara Croft a lutar pela sobrevivência.

E assim, após esta pequena sessão completamente cinematográfica que nos transporta para dentro do jogo, somos levados a “vestir” a pele de Lara Croft e a ativar os seus (nossos) instintos de sobrevivência. Ao longo da história, onde somos obrigados a passar por verdadeiras situações de vida ou morte (e onde apanhámos valentes sustos), vamos tentar perceber o porquê do líder do culto ter tanta obsessão por Himiko, uma ancestral Japonesa que aparentemente controlava a ilha de Yamatai a muitos anos atrás.

youtube.com/watch?v=z6Kq1bMY8XU

Jogabilidade


A jogabilidade em Tomb Raider é de facto bastante diversificada, ou seja, tanto exploramos a ilha como vamos recebendo pequenas dicas que nos levam a caçar alguns animais para podermos continuar a nossa exploração e ao mesmo tempo sobreviver. Deparamos-nos com cenários de jogo bastante distintos, ora dentro de edifícios, ora fora e diante de animais perigosos que nos levam ao seu abate para, claro está, sobreviver. A sobrevivência e o seguir dos nossos instintos (neste caso de Lara) são, sem duvida alguma, o ponto forte de Tomb Raider.

Ao longo do jogo somos levados a usar algumas armas que nos permitem superar algumas situações mais aflitivas, nomeadamente o arco e flecha, que começamos logo por usar para caçar e dessa forma nos alimentarmos. Temos ainda a possibilidade de usar a tradicional pistola, que pode ser complementada com um silenciador, e que nos ajuda a “abater” alguns inimigos.

Temos ainda ao longo do jogo alguns desafios onde temos a oportunidade de ganhar alguns pontos de habilidade e que vão ditar a aptidão da Lara para conseguir escalar, matar e encontrar os objetos perdidos na ilha. Estas melhorias de habilidade podem dar, por exemplo, maior velocidade a trepar paredes rochosas, maior resistência ao dano, ou uma maior capacidade para transportar munição. É ainda possível melhorar a pontaria de Lara, fazer com que aprenda a lutar corpo-a-corpo com a sua ferramenta das escaladas e até a se tornar numa melhor caçadora. Tudo situações que enriquecem o jogo e que entusiasmam ainda mais o jogador que há dentro de nós.

youtube.com/watch?v=TmK3j_8zyOk

Gráficos e Som

Em termos gráficos, podemos dizer que a Crystal Dynamics cumpriu muito bem o objetivo. O nível de detalhe está excelente, tanto a nível de caracterização das personagens como ao nível de todo o ambiente que envolve a história e que serve de decoração a toda a ilha. A diversidade de ambientes, a arquitetura dos locais apresentados e o design é de facto fantástico.

O ambiente sonoro é soberbo. Desde o início da aventura que temos um ambiente sinistro e misterioso (que é habitual nos títulos de Tomb Raider) e que, complementados com a banda sonora que envolve este jogo, torna ainda mais cativante e desafiante assumir o papel da bela Lara Croft.

{gallery.start}{gallery.end}

 

Conclusão

Consideramos que a Crystal Dynamics realizou um excelente trabalho e que os 4-5 anos de desenvolvimento deste novo Tomb Raider fizeram com que este se tornasse um título obrigatório tanto para os fãs como para aqueles que nunca jogaram qualquer título da saga. É extremamente divertido, surpreendente e viciante, de tal forma que não nos apercebemos do tempo a passar, agarrando-nos ao comando horas a fio.

A riqueza de conteúdos em torno deste Tomb Raider é de tal ordem que não estranhamos se um dia existir mais um filme baseado na heroína mais “sexy” de sempre.

youtube.com/watch?v=I2Q5gE_uABU

 

HomePage : Tomb Raider


#r_start#r_valor45#r_catstart Graficos #r_catvalor 5#r_catend#r_catstart Som #r_catvalor 45#r_catend#r_catstart Jogabilidade#r_catvalor 45#r_catend#r_catstart Nivel de Envolvência#r_catvalor 5#r_catend#r_end


Classifique este item
(0 votos)
Ler 2762 vezes Modificado em Jan. 13, 2014

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top