A 1Life, uma marca especialista em acessórios, hardware e periféricos para computadores e consolas de jogos cujos produtos já podem ser adquiridos em várias lojas nacionais, deu-nos a oportunidade de testar o seu novo teclado compacto sem fios kbw:easy.

O 1Life kbw:easy é um pequeno e leve teclado multimédia com bluethooth que pode ser facilmente transportado e conectado a dispositivos com Windows, Android e iOS desde que habilitados com tecnologia bluetooth, bem como às consolas de jogos PS3 e XBox 360.

 

Especificações técnicas

Compatibilidade:
• Windows XP, Vista, 7, 8, 10
• iOS
• Android (3.0 e superior)
• PS 3
• XBOX 360
Layout: PT-PT
Número de teclas: 73
Teclas de atalho: Media Center, Flip 3D, Mute, Play/Pause, Next track, Previous track, Stop, Volume up, Volume down
Teclas de função: Musica, Video, Imagens, TV, Radio, DVD, fechar aplicação, menu principal, Zoom in, Zoom out, Extras, Page up, Home, End, Page down, Homepage, Forward, Back, E-mail
Interface: Bluetooth
Alcance sem fios: 10 ~ 15 m (max.)
Alimentação: 2 x AAA (incluídas)
Dimensões: 163 x 121 x 28 mm
Peso: 200 g (+/-20g)
Cor: Preto

Unboxing

Quando tirámos o kbw:easy da caixa ficámos surpreendidos pelo seu tamanho. Com apenas 163 mm de largura, 121 mm de altura, 28 mm de espessura e 200 gramas de peso, este teclado pode ser perfeitamente segurado e operado com uma única mão.. obviamente que com as duas é melhor para chegar a todas as teclas!

O teclado kbw:easy é apenas acompanhado de duas pilhas AAA e pelos manual de utilizador em inglês e português. Não é fornecido qualquer adaptador bluetooth, o que limita a sua utilização a dispositivos que já disponham desta tecnologia, ou nos obriga a comprar um em separado.

Instalação

Depois de introduzidas as duas pilhas e colocado o botão frontal na posição ON, tudo o que temos de fazer é premir o botão de ligação localizado na parte de baixo do teclado para que este inicie a emissão de sinal (o LED do bluetooth pisca durante este processo), e efetuar uma procura de novos dispositivos no computador, tablet, smartphone ou outro sistema onde queremos utilizar o teclado 1Life kbw:easy.

Após a introdução do pin fornecido pelo sistema operativo ou definido pelo utilizador. através do teclado numérico do 1Life kbw:easy e dado ENTER, o teclado está pronto a utilizar.

Design

Quando tirámos o kbw:easy da caixa ficámos surpreendidos com o seu tamanho. Com apenas 163 mm de largura, 121 mm de altura, 28 mm de espessura e 200 gramas de peso, este teclado pode ser perfeitamente segurado e operado com uma única mão.. obviamente que com as duas é melhor. Na verdade, o seu design assemelha-se bastante a um gamepad, podendo mesmo ser utilizado como tal.

Com um design ergonómico que se ajusta perfeitamente às mãos do utilizador, o teclado 1Life kbw:easy é em plástico preto rígido na parte de baixo, e acabamento emborrachado na área que envolve as teclas.


O posicionamento das teclas, 73 no total, bem como do tocuhpad ao centro, permite uma fácil utilização de todo o teclado. Para além do teclado principal, onde encontramos as principais funções de um teclado padrão de computador, encontramos no canto superior esquerdo as teclas de cursor que, auxiliadas por dois botões de função (também funcionam como botão direito e esquerdo do rato) localizados onde assentam os dedos indicadores, podem ser utilizadas, por exemplo, para jogar.

Para finalizar a análise ao layout do teclado, temos ainda quatro teclas no canto superior direito com funções de multimédia (também podem ser utilizadas para abrir o explorador de Internet e Email com a tecla FN ativa), e seis teclas de atalho junto ao touchpad que permitem, por exemplo, regular o volume do dispositivo.

O design do 1Life kbw:easy está bem conseguido, pois podemos utilizá-lo em pleno sem a necessidade de o apoiar. Temos apenas apontar o facto das teclas estarem demasiado juntas, o que por vezes faz com que sejam pressionadas teclas não desejadas. Outro aspeto menos positivo é o plástico demasiado rígido que é utilizado na parte de baixo, onde poderia ter sido utilizado um acabamento emborrachado que iria oferecer, seguramente, mais conforto.

Experiência de utilização

Nos testes que efetuámos revelam que o 1Life kbw:easy tem um grande potencial. A sua utilização é bastante útil, por exemplo, em casos em que temos o nosso computador portátil ou tablet ligado ao televisor da sala e queremos controlá-lo confortavelmente no nosso sofá. Para além do grande número de teclas de atalho que nos permitem aceder e controlar rapidamente multimédia e outros aplicativos, o seu layout torna-o perfeito para ser utilizado como controlador de jogo.

É referido pelo fabricante que o alcance deste teclado é de até 15 metros. Talvez tenha sido essa a distância máxima que foi atingida nos testes do fabricante, mas concluímos que para que o teclado funcione na perfeição não deverá ir muito além dos 10 metros, ainda assim uma distância assinalável.

Embora não tenhamos testado este teclado numa das consolas de jogos referidas como compatíveis, este é um substituto perfeito do gamepad em situações onde é necessário introduzir texto, como no chat, navegador de Internet, ou na introdução de códigos/chaves.


Quanto ao comportamento do 1Life kbw:easy, podemos afirmar que não compromete. O toque do teclado principal é suave e tem uma boa reação, as teclas de cursor respondem na perfeição em situações de jogo, o touchpad que para além de mover o cursor do rato também faz função zoom é bastante preciso, e os dois botões inferiores substituem perfeitamente os botões do rato.

Como já referimos, pena é que as teclas principais estejam demasiado juntas. O toque involuntário na tecla indesejada obriga-nos a utilizar o "backspace" mais vezes que o desejado.

Positivo:
+ Design ergonómico e compacto
+ Suavidade e resposta do teclado
+ Grande número de teclas de atalho e de função
+ Touchpad bastante preciso
+ Preço

Negativo:
- Teclas principais demasiado juntas
- Acabamento da área inferior demasiado rígido
- Adaptador bluetooth não incluído

Conclusão

Com um preço acessível (cerca de 40€), este novo teclado bluetooth 1Life kbw:easy é um excelente auxiliar para quem utiliza principalmente sistemas que não estão munidos de um teclado físico. Controlar um computador ou tablet à distância, ou entrar em sessões de chat e navegar na Internet numa PlayStation ou XBox será, seguramente, mais simples com esta solução.

 HomePage : 1Life



Classifique este item
(0 votos)
Ler 6608 vezes Modificado em Jan. 07, 2017
Top