#bannerstart #bannerend#rating45 As crescentes vendas de computadores Mac, torna cada vez mais apetecível aos criadores de malware a conceção de vírus e outro tipo de ameaças para causar estragos maiores aos utilizadores de computadores Apple.

Perante este cenário, é com alguma naturalidade que as empresas de segurança começam também a desenvolver soluções para proteger os utilizadores nestas mesmas plataformas.

Hoje decidimos apresentar e dar a nossa opinião a um produto de segurança dirigido aos utilizadores Mac, falamos pois do recém-lançado ESET Cyber Security Pro para MAC. Esta ferramenta, segundo revela a ESET, está pronta para proteger todo e qualquer MAC das mais diversas ameaças de infeção e de intrusão.


Instalação


A instalação desta ferramenta é bastante comum para quem está habituado a instalar software numa destas plataformas, o instalador é bastante intuitivo e apresenta todas as opções ao utilizador, onde destacamos duas : A primeira é o facto de durante a instalação o ESET automaticamente atualizar-se de forma a estar sempre com as mais recentes definições de segurança tanto de assinaturas de vírus como de métodos de deteção de intrusão. A segunda reside no serviço Live Grid™ Early Warning System, consultável em http://www.eset.com/us/home/whyeset/livegrid/, este sistema permite à ESET recolher ficheiros que os utilizadores enviem para serem analisados e assim tanto atualizar as heurísticas da aplicação como as bases de dados de deteção de forma a proteger melhor todos os utilizadores com a colaboração de todos.

Concluída a instalação é apresentada uma janela com os diversos métodos de ativação, e após a ativação do produto este volta a ser novamente atualizado. Têm disponiveis três metodos de ativação sendo elas, uma chave que é o metodo de ativação mais normal, um utilizador e palavra-chave e uma licença experimental de trinta dias.



Vamos agora analisar cada uma das componentes:

Componente Antivírus:


Estamos perante uma componente altamente configurável. Existem 4 tipos de análises oferecidas pela aplicação: análise inteligente, análise profunda, análise personalizada e análise aos dispositivos amovíveis. Na opção de configuração das análises, podemos editar várias opções tais como o tipo de objetos, as opções, a exigência na limpeza dos ficheiros e muitas mais outras opções...


Podemos também configurar as heurísticas que serão usadas para a análise. Heurísticas são registos de comportamentos que as aplicações maliciosas tendem a ter, como atacar certas partes do sistema ou descativar certos tipos de aplicações. Assim o ESET pode assim, não conhecendo a ameaça efetivamente, suspeitar da mesma pelos comportamentos que toma, e assim avisar o utilizador que muito provavelmente está algo a acontecer na máquina.

A análise em tempo-real que a aplicação contém está sempre a monitorizar o sistema e aplicam-se as mesmas configurações que acima descrevemos. Esse mesmo sistema deteta infeções nas drives USB assim que as ligamos prevenindo infeções desnecessárias.

Para além destas análises, ainda temos a análise às mensagens de correio eletrónico. Visto que hoje em dia muitas das ameaças chegam por email, esta proteção é boa para qualquer pessoa. Assim que o ESET deteta uma mensagem infetada, adiciona-lhe informação ao assunto e ao corpo da mensagem de forma a alertar o utilizador. Um ponto negativo a notar, é que é preciso informar o ESET dos portos pelos quais se recebem as mensagens, claro que assim se garante que todas as mensagens são verificadas mas pode deixar alguns utilizadores em dúvida pois não é algo que todos estejam habituados a saber.

Finalmente convém realçar que esta ferramenta protege o utilizador contra ameaças de sistemas MAC e Windows também.

Bloqueio de dispositivos amovíveis


Atualmente, os discos flash USB são a maneira mais popular de fisicamente transmitir ficheiros entre computadores, e como tal torna-se também um popular vetor de infeções e em certas ameaças nem é necessário abrir nenhum dos ficheiros, basta ligar o dispositivo. Se precisar de proteger o seu computador destes dispositivos, pode bloquear o mesmo contra CD’s, USB, Firewire, e muitos outros.


Firewall


Ficamos bastante surpreendidos por esta parte. A firewall que este sistema incorpora é altamente configurável permitindo ao utilizador permitir ou rejeitar qualquer tipo de ligação, podemos configurar regras, zonas e perfis de rede. Cada regra pode incidir sobre uma aplicação, o porto remoto, o porto local, e o protocolo utilizado (TCP ou UDP).


Com as configurações corretas, o utilizador conseguirá ter controlo completo das comunicações de rede do seu computador e estar deviamente protegido.

Proteção na internet


Quando estamos a navegar na internet, nunca sabemos o que pode acontecer, ataques de phishing e ameaças a explorarem vulnerabilidades nos browsers, estão a crescer cada vez mais. E como tal podemos configurar o ESET para monitorizar os portos de web browsing e impedir o acesso a websites maliciosos. A titulo de curiosidade enquanto procurávamos um logótipo da aplicação no Google recebemos esta mensagem :


Isto quer dizer que, enquanto elaborávamos a análise, fomos surpreendidos com uma infeção iria ter sucesso se não estivéssemos sob proteção do ESET.

Este subsistema é também ele bastante configurável permitindo aos utilizadores configurar os portos para a comunicação web, as aplicações que acedem à mesma e podemos configurar também endereços web permitidos, endereços web bloqueados e endereços web excluídos de análise.

Controlo Parental


O sistema de controlo parental nesta ferramenta limita-se a permitir ou bloquear páginas web. A casa utilizador do sistema atribui-se um de três papéis: Pai, Adolescente ou Criança. Para cada perfil vêm já pré-configuradas as categorias permitidas ou proibidas podendo-se criar exceções para páginas específicas. É um sistema bom para controlar as crianças mas faria sentido este sistema controlar também as aplicações permitidas aos diversos utilizadores.


Curiosidades


Esta aplicação atualiza-se de hora em hora, o que nos parece um ponto a referir positivamente, visto que assim podemos estar sempre protegido contra as mais recentes ameaças.

Outra curiosidade é a monitorização do sistema operativo. Sem que o utilizador perceba o que se passa, são notificados com um lembrete dizendo que o sistema operativo não estava completamente atualizado, situação que achamos bastante útil pois é recorrente os utilizadores não se lembrarem de pesquisar por atualizações.


Podemos ter utilizadores no computador que podem editar as preferências do ESET, estes chamam-se utilizadores privilegiados. Isto pode dar jeito se pretende partilhar o computador com alguém mas quer ter a certeza que ninguém mexe nas suas definições para permitir a entrada de ameaças.

O menu de contexto do MAC incluirá algumas opções do ESET. Opções que permitem ao utilizador analisar o ficheiro, enviar o ficheiro para a ESET, desinfetar o ficheiro ou enviar o mesmo para a quarentena.
    
O ESET Cyber Security Pro apresenta-se muito bom a apresentar informação, pois possui integrado um bom conjunto de gráficos capazes de mostrar a informação da análise antivírus global do sistema ou filtrada pelo tipo de análise.

Conclusão:


Esta ferramenta é uma das primeiras que, na nossa opinião, aplica o mesmo tipo de personalização que a maioria das ferramentas para Windows. Com uma proteção acima da média, esta aplicação está pronta para proteger qualquer utilizador doméstico de todo o tipo de ameaças. O Cyber Security Pro é bastante leve fazendo com que até um MAC com uma quantidade já significativa de anos seja capaz de manter ter um bom desempenho.

#r_start#r_valor45#r_catstart Instalação #r_catvalor 5#r_catend#r_catstart Interface de Utilização #r_catvalor 35#r_catend#r_catstart Proteção#r_catvalor 45#r_catend#r_catstart Personalização de Configuração#r_catvalor 45#r_catend#r_end


Classifique este item
(0 votos)
Ler 4069 vezes Modificado em Fev. 23, 2013
Top