
Entretanto, e tal como assumimos no compromisso (podem ver o que falamos em http://wintech.pt/go/?w=13056), realizado durante a semana passada, vamos dar a nossa experiência de utilização ao longo dos últimos sete dias em que tivemos o Microsoft Sculpt Comfort na nossa posse.
Ergonomia
Sem dúvida que o teclado é confortável de trabalhar. A curvatura ajuda na escrita e evita um cansaço rápido. As teclas têm um toque suave mas ao mesmo tempo percetível. E por fim o descanso para as palmas das mãos é realmente fabuloso, contudo, pode gerar alguns problemas a quem tenha as mãos mais compridas.
O teclado possuí umas patilhas na almofada para elevação, que em alguns casos podem não ser usadas,dependendo da altura da secretárias e do seu utilizador. Para quem estiver um pouco mais alto do que a mesa, ou seja, quem na sua postura sentado e com a mãos na mesa faça um ângulo maior do que 90º, deve usar as patilhas de forma a aumentar o seu conforto.

Adaptação / Transição
Como tudo o que é novo e diferente, há um período de adaptação, que no nosso caso foi de poucas horas. Ficamos de facto espantados pela fácil adaptação à escrita com este alto no meio, mas que realmente se revela vantajosa.Já o mesmo não poderemos dizer da segunda tecla de Retroceder. (ver figura abaixo). Em determinadas situações não conseguimos usar a tecla de forma correta. Foram muitas as vezes que tentamos para para dar-mos o tão apetecido espaço.

Teclas e Atalhos
Este teclado vem equipado com todos e mais alguns atalhos para o Windows 8. Pronto ? Aqui fica a lista :Reproduzir/Pausa; Retirar Som; Baixar Volume; Aumentar Volume; Pesquisar; Partilhar; Dispositivos; Opções; Mudar de Programa; Mostrar Aplicações Ativas; Afixar aplicação; Mostrar Barra de Comandos;
Ao todo são doze e os restantes atalhos são os comuns a um teclado convencional. Oito dos doze comandos foram desenhados para as novas aplicações Windows 8. Os outros 4 são comandos multimédia que alguns teclados já têm.
Estes atalhos estão englobados nas teclas F1 a F12 e são ativados de uma forma diferente. Alguns teclados usam uma tecla FN para ativar funções extra, neste teclado existe um botão para trocar a funcionalidade das teclas F1 a F12. Inicialmente é estranho e pouco prático, mas com o tempo vai-se ganhando o hábito de verificar o botão automaticamente sem sequer olhar. É estranha a forma de funcionar, mas nada que seja “um bicho-de-sete-cabeças”.
A tecla espaço foi redesenhada, sendo agora mais larga e divida em dois, numa proporção de 40% + 60%. A primeira parte pode ser configurada para atuar como tecla de retroceder, que para tal, basta carregar nas duas teclas de espaço em simultâneo por três segundos ou esperar que a luz da bateria pisque.
Esta nova funcionalidade visa aumentar a produtividade na escrita, no entanto é um pouco difícil a adaptação, uma vez que o hábito é muito forte. Nada que seja impossível alterar, apenas difícil.
Material
O teclado é construído em plástico como a grande maioria dos teclados. É um plástico rígido e aparenta ser duradouro. Não se deixando enganar pelo mesmo, o teclado é um bocadinho mais pesado do que os tradicionais, o que lhe confere um especto robusto. O suporte de apoio às palmas das mãos é almofadados, numa espécie de camurça, e é surpreendentemente macio e confortável. Os próprios encaixes do suporte são impecáveis. Três lâminas sendo a do meio a que prende as duas partes e são muito resistentes.Custo e disponibilidade
Como tinhamos revelado anteriormente, ainda não há preço certo para o teclado, uma vez que o mesmo ainda não foi lançado no mercado. No entanto este deverá rondar os 45€. Em breve deverão haver novidades. Dia 26 de Outubro é a data oficial do lançamento do Windows 8 em Portugal, e dentro dessa mesma altura já deverão haver informações sobre o novo hardware.Veredicto final
O Microsoft Sculpt Comfort é um excelente teclado mesmo para quem não tem Windows 8. É confortável e agradável na escrita, é robusto e resistente. Tendo em conta a experiência destes sete dias, podemos dizer que é um produto recomendado, mesmo o seu valor parecendo ser elevado, é um teclado que vale a pena possuir.#r_start#r_valor5#r_catstart Facilidade de escrita #r_catvalor 5#r_catend#r_catstart Funcionalidades adicionais #r_catvalor 45#r_catend#r_catstart Material e Robustez#r_catvalor 5#r_catend#r_catstart Ergonomia Geral #r_catvalor 5#r_catend#r_end