Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/qwesdf/public_html/components/com_k2/models/item.php on line 1198
 Hoje trazemos uma análise de um tipo de programas que está em plena expansão – os clientes de redes sociais.

Basicamente, estes “clientes” são aplicações que permitem controlar, aceder, pesquisar etc. numa rede social, neste caso, o Twitter.

O Metrotwit, tal como o nome indica, é um cliente totalmente desenvolvido com a interface Metro da Microsoft.
Assim que instalamos o programa, ficamos maravilhados pela leveza e simplicidade da sua interface. É tão fácil usa-lo que até uma criança conseguiria sem grandes esforços.
    

 

Nas imagens em cima, é possível verificar a interface do MetroTwit já configurada para mostrar 3 colunas com as timelines de três utilizadores, e uma com os tweets recentes. Numa imagem, os perfis desses utilizadores estão expandidos, na outra, estão escondidos. Estas colunas podem ser totalmente personalizadas pelo utilizador.

No canto superior esquerdo da janela do Metrotwit temos um botão que nos dá acesso às configurações do programa. Ai é possível alterar grande parte do funcionamento e da interface, mudar o esquema de cores, alterar o tempo das notificações, entre muitas outras configurações/opções

 


 

{mospagebreak} 

Voltando à janela principal do programa, temos em baixo, do lado direito da caixa de tweet, três botões: um de pesquisa (de assuntos, tópicos, palavras etc.), um de pesquisa de utilizadores, e outro para ver os Trending Topics. Clicando no botão dos trending topics, são-nos disponibilizados os TT’s do Twitter (neste caso, mundiais) – mas é possivel escolher uma zona específica. Existe ainda uma opção para refinarmos a pesquisa nos TT’s, podendo filtra-los por semanas ou dias.

 
No botão de pesquisa de utilizadores, como o nome indica, é possível pesquisar o nome de algum utilizador do twitter. Apesar de existirem botões específicos, também se pode pesquisar por utilizadores no botão de pesquisa geral – o contrário não pode ser feito, ou seja, não se pode pesquisar assuntos ou palavras específicas no botão de pesquisa de utilizadores.

 

  

 

 


O programa está frequentemente a mostrar notificações conforme os utilizadores vão publicando tweets, no entanto, não são enviadas notificações de todos os tweets, já que isso tornaria impossível usar o sistema. É possível controlar quanto tempo é que as notificações estão visíveis, e esse tempo é-nos mostrado por uma pequena barra azul que vai deslizando para a esquerda. É possível também fechar o MetroTwit mantendo-o a funcionar, apenas com um ícone na área de notificação (zona do relógio)

 

 

Uma das coisas que mais nos fascinou no Metrotwit é o facto de ser possível aceder a diversos itens média directamente na aplicação. Caso algum tweet tenha um link para um vídeo no Youtube, para uma imagem, para uma música no soundcloud (existe inúmeros serviços integrados), ao clicar nesse link, aparece imediatamente uma pequena janela (no Metrotwit) com esse item. É genial pois poupa imenso tempo que seria gasto a copiar links/esperar que o browser abrisse etc. 

Terminamos então a nossa análise ao Metrotwit. Este cliente twitter é sem dúvida revolucionário e muito fácil de utilizar. A interface Metro está muito bem implementada e não se torna berrante, como em outros programas.


Os interessados em descarregar esta aplicação podem fazê-lo a partir do site oficial em http://www.metrotwit.com/ .

 Nota: É necessário ter o Framework 4 instalado.

{mosgoogle}

Classifique este item
(0 votos)
Ler 4411 vezes Modificado em Dez. 31, 2011

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top