A Symantec é um dos criadores de software de segurança mais conhecidos do mundo, porém nos últimos tempos,e em particular em Portugal, tem vindo a perder alguma expressão e consequentemente a perda de "posições" no top de antivírus vendidos no nosso país.

Desde sempre os produtos da Symantec foram reconhecidos pela sua qualidade e fiabilidade, no entanto o facto de estarem a surgir aos poucos novos produtos de outras empresas que privilegiaram, por exemplo, a leveza no sistema fez com que muitos utilizadores da suite de segurança da Symantec fossem levados a experimentar outras soluções.

A Symantec tem tido ao longo dos últimos dois / três anos a ter isso em conta e conseguiu tornar esse produto mais leve, mantendo a sua fiabilidade e qualidade. É precisamente a última versão do Norton Internet Security 2012 que chegou até à nossa redacção e que ao longo das próximas linhas vai ser analisada e receber o nosso parecer.
 
Instalação e o seu interface
A instalação do Norton Internet Security 2012 é extremamente simples, muito ao estilo do que já muitas aplicações fazem, bastam meia duzia de cliques (se calhar nem tantos) para se ter o produto 100% instalado e funcional. Um dos pontos interessantes que encontramos na instalação é que não é necessário re-iniciar o sistema operativo para ter o computador protegido.

Uma das grandes novidades que encontrámos,e que já se vinha a anunciar há algum tempo, é a radical transformação do interface gráfico da aplicação, que apesar de tudo se apresenta muito limpa e repleta de funcionalidades.

Bem no centro do ecrã da interface do Norton Internet Security, temos um indicador do estado da aplicação, aqui podemos perceber se o sistema está, ou não, seguro. Em baixo temos opções de pesquisa, actualização e definições avançadas. Na parte inferior da janela principal da suite de segurança temos diversos separadores: Mapa de Actividades, Gerir, Móvel, Familia Online, Safe Web e Cópia de Segurança. O clique nestes separadores abre uma pequena janela informativa que explica as funcionalidades associadas a cada uma das opções. Opções para Definições, Desempenho, Comentário, Conta e Suporte estão localizadas no topo do ecrã principal.

 

 

Uma das grandes alterações, como já dissemos, está no seu interface gráfico e é notório o cuidado que a empresa teve na criação do mesmo. O interface anterior surgia, por vezes, confuso estando a versão 2012 muito mais simples de utilizar.

O menu referente às definições de configuração da aplicação está no topo do ecrã. À esquerda do ecrã estão as opções correspondentes ao separador seleccionado pelo utilizador. A titulo de exemplo, quando seleccionado o separador do computador podemos modificar a forma como o Internet Security 2012 interage com o sistema. Aqui podemos modificar as definições referentes ao antivirus, sistema de busca de malware, configurar a protecção em tempo real ou as actualizações automáticas.

Cada separador oferece opções unicas que podem ser facilmente configuradas, mesmo por quem não se sente há vontade com este tipo de tarefas. Por outro lado, os utilizadores mais experientes, podem configurar cada opção de forma individual tornando esta suite de segurança um produto altamente personalizável. Esta é, aliás, uma melhoria bastante significativa que a Symantec integrou no seu produto, face às versões anteriores que se apresentam com poucas opções e pouco personalizável.

Funcionalidades e optimizador de sistema
Entre as novidades e funcionalidades presentes no Norton Internet Security 2012 estão o novo SONAR, ou se preferir Symantec Online Network for Advanced Response, ou seja, esta funcionalidade permite à suite de segurança ter uma protecção em tempo real contra malware ou ameaças conhecidas, para além disso permite detectar comportamentos suspeitos e bloqueá-los em caso de duvida, garantindo assim o sistema seguro. Quando o SONAR detecta um comportamento muito suspeito de alguma aplicação, automáticamente é bloquado e remove a ameaça do computador. Por outro lado, caso o comportamento de uma determinada aplicação se manifesta dentro de padrões que seja de pouco risco para o sistema, o utilizador é informado e permite que seja decidido o que deve ser feito.

Outra das ferramentas presentes na suite de segurança é o Norton Insight. Esta ferramenta permite perceber a quantidade de software seguro que dispomos no computador e ainda os recursos que são usados no sistema. Dá uma ideia geral do software que é, por exemplo, carregado e que poderá estar a atrapalhar o arranque assim como a afectar o desempenho do sistema. Uma ferramenta, pensamos, muito interessante para os utilizadores mais experientes e exigentes.

 

 

Existe ainda uma ferramenta de optimização que permite optimizar os tempos de arranque do computador, no entanto esta opção está um pouco escondida (no topo direito do ecrã do Norton Insight). Esta opção demora um pouco a terminar (cerca de 15 minutos), depois de executada o utilizador é contemplado com uma redução no tempo de arranque do computador .

Desempenho da suite de segurança e o seu impacto no sistema
De acordo com os testes efectuados pela AV-Test, o Norton Internet Security 2012 teve um excelente desempenho, no entanto existem sempre outras soluções de segurança com melhores e piores resultados. O Norton Internet Security foi capaz de identificar 98,94% do malware a que esteve sujeito nos testes efectuados pela AV-Test.
No que diz respeito à limpeza do malware, o Norton Internet Security teve um comportamento bastante bom, e foi capaz de limpar 83% das ameaças. Foi ainda capaz de "escapar" à onda de falsos positivos obtendo um eficácia de 100% em todas as amostras suspeitas de conter malware.

O Modo Silencioso permite que o utilizador desta suite de produtividade não se aperceba, praticamente, do seu peso no sistema informático. Existem diversos paramentros que tornam o Norton Internet Security 2012 mais ou menos "leve" no computador, reduzindo o impacto no sistema informático, por exemplo, quando o utilizador está a ver um filme ou a jogar, o Modo Silencioso activa-se e deixa, praticamente, de incomodar o utilizador.

Mapa de Actividades
Outras das novidades presentes neste produto da Symantec é o Mapa de Actividade. Esta opção mostra um mapa do mundo com a actividade do cibercrime nas últimas 24 horas. Ao se clicar num dos continentes, é apresentada uma lista de cidades desse mesmo continente indicando o número de ameaças mais activas nas últimas horas. Carregando em "Detalhes" são apresentadas as ameaças, detalhadamente, que estão mais activas.


Mobile Security
A crescente onda de malware e virus que tem vindo a assombrar os utilizadores de tablets e smartphones baseados em Android não foi esquecida pela Norton que adicionou o seu software Norton Mobile Security para o Android neste produto. Basta que os utilizadores tirem uma uma fotografia ao código QR que é apresentado quando o utilizador clica no botão "Mobile" que está presente no ecrã principal do Norton Internet Security 2012.

 


 

Porém, esta versão que é disponibilizada pela Symantec, não é a versão completa, sendo assim uma versão básica e que contêm um anti-malware scanner e o modo anti-roubo. Este modo anti-roubo pode ajudar a localizar o seu smartphone em caso de roubo ou perda.

Backup e Privacidade
O Norton Internet Security oferece ainda uma ferramenta de backup online. Esta opção permite usar, durante um periodo experimental, 2 GB de espaço de armazenamento. Quem quiser usufruir deste "disco" virtual terá de descarregar e instalar uma aplicação.

O mais "chato" desta opção é que o trabalho de armazenamento tem de ser feito a partir de uma aplicação exterior à interface do Norton Internet Security 2012, situação que hoje em dia é raro acontecer visto que praticamente todas as suites que disponibilizam esta opção permitem o upload do backup a partir da sua própria interface.
De referir que ao nivel de protecçao de identidade, o Norton Internet Security 2012 inclui opções muito boas e que são capazes de manter os dados pessoais longe de "olhares indiscretos".

Controlo Parental
No que diz respeito ao Controlo Parental presente no Norton Internet Security 2012, a Symantec decidiu integrar o Norton Safety Minder, um portal Web que permite aos pais saber o que os seus filhos estão a fazer na Internet. Tal como na opção de Backup, não conseguimos perceber porque é que a Symantec não integrou esta funcionalidade no interface da suite, teimando em redireccionar os utilizadores para sites exteriores à aplicação.

Para que os utilizadores se registarem no Safety Minder, é necessário efectuar o login na conta Norton Online Family. A partir daqui, é possivel criar um perfil para a criança detalhando ao maximo a informação. De seguida é pedido que seja descarregada e instalada a aplicação Safety Minder para o computador do utilizador e da criança.
Uma vez feita esta tarefa, é altura de sincronizar a informação com o perfil da criança. Uma vez completo, a aplicação passará a alertar os pais através de correio electrónico sempre que a criança tente fazer uma tarefa que esteja bloqueada.

Conclusão
Depois de tudo o que já escrevemos sobre o Norton Internet Security 2012, resta dizer que a Symantec se esmerou neste produto e adicionou muitas ferramentas e soluções capazes de manter o computador e os dados incluidos sempre seguros.

O interface apresenta-se muito simples de utilizar e gostámos particularmente do optimizador de sistema e do software de segurança para Android incluido na suite de produtividade.
Por outro lado, não gostámos de algumas funcionalidades arrastarem os utilizadores para sites web para se aceder a algumas opções de segurança. Ainda assim considerámos o Norton Internet Security 2012 um excelente produto de segurança.

 Download : Norton Internet Security 2012 [Trial] - Brasileiro
 HomePage : Norton
 Licença : Trial | Sistemas Sup.: Windows XP, Vista, 7 | Custo : 79€ - 3 Licenças

Classifique este item
(0 votos)
Ler 3828 vezes Modificado em Nov. 27, 2011

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top