A Devolo enviou-nos um dos seus produtos mais vendidos : o dLan 500 AVmini. Um kit PowerLine que poderá fazer as "delicias" de quem procura e é fã deste tipo de equipamentos.

Mas antes de iniciarmos a nossa análise a este produto, vamos apresentar o que a tecnologia PowerLine pode oferecer aos seus utilizadores.

 

Mas afinal o que uma rede PowerLine ?

Basicamente, uma rede PowerLine permite, através da utilização de adaptadores especiais, criar uma rede através das tomadas de energia, que por sua vez usam frequências de rádio para enviarem e receberem informação ao longo dos fios de electricidade.

Assim, e com este tipo de rede, poderemos, por exemplo, partilhar a Internet em casa ou transferir dados entre computadores.
 

 
O kit que a Devolo nos cedeu, é um kit de iniciação (se assim poderemos chamar) às redes PowerLine e é composto pelo seguinte :

Descrição do Produto : Devolo dLAN 500 AVmini.

Conteúdo da embalagem : 2 adaptadores dLAN® 500 AVmini, 2 cabos de rede RJ45, CD com software e manual de instruções.
 
A instalação
A instalação deste tipo de solução é, como diz a própria Devolo, só ligar e usar. Ou seja, basta que seja ligado o adaptador à corrente, o respectivo cabo de rede ao adaptador e ao computador / dispositivo e depressa se tem a rede a funcionar. Este sistema PowerLine é, sem duvida, uma solução muito inteligente e praticamente não necessita da intervenção do utilizador. 
 

Assim que os adaptadores são ligados à corrente e aos computadores, são apresentadas três luzes que indicam o sucesso (caso se mantenham as 3 luzes acesas) da instalação / configuração.

Utilização
Apesar de não ser necessário, podemos instalar o software que vem a acompanhar. Este software permite a monitorização da rede, e também a verificação da existência de uma nova versão do firmware dos adaptadores.

        * A Instalação do software.
Assim que é colocado o cd na respectiva drive, somos brindados com uma janela "autorun" que tem, para nossa alegria, instruções em Português e onde podemos seleccionar três opções : Instalar o software (Devolo Cockpit), aceder ao manual de instruções ou aceder à informação relacionada com o equipamento.
Na instalação do Devolo Cockpit basta seguir os passos que são pedidos e que, resumidamente, passam por três cliques no botão "Seguinte". Concluída a instalação, o software é de seguida iniciado.

        * Devolo Cockpit
    Esta aplicação permite, como já dissemos, perceber o estado da rede PowerLine, assim como aceder ao site da Devolo e tentar perceber se existem actualizações para o equipamento.


Testes
    Nos testes que efectuámos, limitámo-nos a realizar uma simples tarefa de transferência de dados. Em termos práticos podemos dizer que fizemos a cópia de um ficheiro de vídeo de 1,5 GB e que este processo demorou cerca de 3 minutos a ficar concluído. Devemos estar cientes que para se obter bons ou maus resultados também contará (e muito) o nível de qualidade da própria rede eléctrica.

Conclusão
Consideramos que este kit cumpre muito bem o que é pretendido : transferência de informação e partilha de conteúdos entre computadores. A simplicidade de instalação e o facto de não ser necessário a instalação do software para trabalhar são factores a ter em conta. Para finalizar, notámos um aquecimento ligeiro destes adaptadores, situação que pensamos deverá ser corrigida pela empresa em equipamentos futuros.
Pontos Positivos :
* Adaptadores compactos
* Kit com todo o material necessário
* Facilidade de instalação e configuração
* Grande variedade de equipamentos suportados para estabelecer ligação (Set Top Box, leitor de Blu-Ray, TV, Consolas, etc - desde que suportem ligação em rede via RJ45).
* Garantia 3 anos

Pontos Negativos :
* Aquecimento dos adaptadores (temperatura máxima suportada são os 40º)


 HomePage : Devolo

{mosgoogle}
Classifique este item
(0 votos)
Ler 4080 vezes Modificado em Nov. 14, 2011

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top